Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Elba cs 86 1.6 Com FT 350

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Molusko
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 96
Registrado em: 23/09/13, 19:04
Carro: Uno Turbo
Contato:

Po que chato Robson :/

Eu tive um Marea e aconteceu isso... eu tinha acabado de dar VDO nele e derreti um pistão forjado nessa brincadeira... Os sintomas foram os mesmos: Fumaça ninja e motor parando logo que encostei o carro.
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Robson Becher escreveu:Más noticias...
Não deu tempo de baixar a pressão.
hoje cedo fui ao mercado e na ida já percebi o carro estranho, meio fraco e irregular na aceleração, quando olhei pelo espelho, não enxerguei a rua, tinha tanta fumaça que os outros motoristas acharam que meu carro tava pegando fogo.

Ainda não desmontei nada, mas acredito que quebrou canaleta de pistão ou o bloco, pois em seguida o carro morreu, tentei dar partida e tava tudo trancado.
Acredito que deu um calço hidraulico,pois sumiu agua do radiador.
e tinha agua misturada com oleo.
O engraçado é que ontem o carro parou funcionando perfeitamente e hoje cedo não acelerei forte, pois o motor estava frio ainda e eu estava indo ao mercado.

Agora fiquei com medo desta ideia de turbo e muito provavelmente, vou montar pistões a alccol e rodar original.

Robson, lembra que te falei do problema de junta de cabeçote. Isso aconteceu comigo 2 vezes, uma vez com junta de aço e outra com oring.

Aproveito aqui para deixar o alerta a todos.

É muito provável que vc tenha queimado junta, antes mesmo de furar pistão ou quebrar canaleta, até porque sumiu água e misturou no óleo. O que vc viu saindo pela descarga era água.

Sua mistura é extremamente pobre para rodar com essa pressão. Vai vir maior potencia com 0,84 de sonda, mas eu deixaria sem ser forjado com 0,78.. forjado dá para deixar com 0.82.

Quanto a aumentar pressão, com essa turbina não passaria de 0,8, ainda assim avaliaria essa possibilidade muito bem. Vamos aos números.

Contrapressão máxima recomendada (carro de rua), é uma relação de 1.4 (pressão admissão / pressão coletor escape), prestem atenção, é uma relação de divisão e não de diferença.

Meu carro rodava com 1.5kg e contrapressão de 2.8kg.. essa relação dá 1.86. Depois que testei no dino e apareceram os 285cv´s começaram os sintomas, comecei a ter lenta irregular, mangueiras estufando, água sumindo e partida pesada depois de um tempo parado (água entrando nos cilindros). Dessa vez não misturou água no óleo. Utilizo oring´s e dois deles estavam com mudança de cor (cilindro 2 e 3), por causa da temperatura alta. Eu usava uma Biaggio GT25 (uma das maiores T2 do mercado), era turbina para 200cv´s, e sua caixa quente era .47, mas nada comparada a uma .48 de uma APL por exemplo.

Agora que troquei coletor, turbina e fiz o escape inteiro de 2.5", a relação de contrapressão com 1.8kg baixou para 1,1 (completamente ideal e seguro). A pegada mudou, demora mais para encher mas quando pega não é mais progressivo, e sim de uma vez só despeja a pressão toda que está regulada). O motor aceitou mais combustível pois quanto maior a contrapressão, maior a restrição, menor a potencia e menor o consumo.

Muitas vezes achamos que o problema está de um lado, como mistura, juntas, qualidade de pistão, e no meu caso paguei para aprender que estava no dimensionamento incorreto da turbina, e vejo que TODOS aqui estão com turbinas muito pequenas para a faixa de potência pretendida. Se colocarem um sensor de pressão no coletor de escape ficarão apavorados. Meu motor estava sendo sacrificado, não por excesso de potência, mas por excesso de pressão e temperatura de descarga. Aí não tem junta ou quaisquer outra vedação que aguente.

Muito provável que vai abrir seu motor e verá junta queimada. Pistão furado não provoca calço hidráulico, e a partida pesada é água no cilindro.

Quanto aos bicos, poderá usar bicos de corsa 1.0 flex e retirar as peneiras metálicas, a vazão sobe para em torno de 57lb/h, alimenta seu motor tranquilamente com baixo custo.

Rodei com pistão original com 1.5kg de pressão com a turbina mal dimensionada, bem alimentado e aguentou bem, detonei uma junta metálica naquela época.

Se quiser testar, tenho uma junta metálica da general aqui..

Abraços
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Pois é galera, esta semana montei o motor de novo, mas agora sem turbo.

Não tinha dinheiro disponivel para forjar o motor, então comprei pistões suloy a alcool e estou rodando original.
O bloco precisou ser aberto para 0,40 para sumir os riscos das camisas.

O cabeçote está original e o escapamento eu deixei o mesmo, só emendei no coletor original.
enfim o motor está novo e eu gostei muito do resultado, ficou bom pra andar e com uma boa pegada, claro que não se compara ao turbo, mas fazer o que?
O que não me agradou foi o barulho, ficou muito estralado, antes a turbina abafava um pouco e tinha um ronco legal, agora vou ter de colocar um abafador no meio.

Como esta elba é de meu uso diario , vou preservar a mecanica dela original agora.

Quando der uma respirada melhor $$$$, vou montar um uno só pra brincar com a galera dos APZÃO :lol: :lol:

Quero uma mecanica 1.9 16v aspirado forte mesmo, o maximo que der pra tirar do motor, pois afinal, vai ser exclusivo pra isso.
Tambem não vai ter nada por dentro, apenas ROLL CAGE e banco do motorista.
Vamos ver no que vai dar.

Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Avatar do usuário
HelioPistache
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 160
Registrado em: 13/10/13, 01:45
Carro: Prêmio S
Localização: Franco da Rocha-SP

tudo bem Rob. deixa seu carrão assim pra durar mais ,pois a beleza que ele se encontra é sem igual...Abção man.
Gostaria de mudar o mundo como não posso mudo meu carro
datalore
Usuário
Usuário
Mensagens: 10
Registrado em: 05/08/13, 11:11
Carro: Premio S 1990

Robson Becher escreveu:
natamattos escreveu:Fico bonita mesmo a Elba heim. Parabéns!
Obrigado NATA, Quero ver aquele uno preto assim tambem heim. 8-)
WILPEREIRA16 escreveu:Tenho uma Elba S 89, consigo colocar o painel todo do Uno ?? vai funcionar tudo ??
Ola amigo, O painel do uno mais moderno serve perfeitamente, só que precisa comprar completo, com coluna de direção e caixa de ventilação.
O resto é só instalação e parte elétrica.
Ah lembrando que é bom comprar em desmanche e pegar com os conectores da chave de seta e caixa de ventilação, ou se der pegar o chicote do carro inteiro. :lol:

Abraço
Tenho o Premio S 1990 até que ano do uno serve as peças no premio? Uno 2010?? 2009???
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

datalore escreveu:Tenho o Premio S 1990 até que ano do uno serve as peças no premio? Uno 2010?? 2009???
As peças de acabamento e lataria são iguais até os 2003 mas as peças mecanicas e eletricas mudam de ano pra ano.

Aí depende do que voce tem em mente, se quiser modernizar algo, terá que trocar varias peças, mas se for somente pra reposição o correto é pedir pelo ano do modelo mesmo.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
datalore
Usuário
Usuário
Mensagens: 10
Registrado em: 05/08/13, 11:11
Carro: Premio S 1990

Robson Becher escreveu:
datalore escreveu:Tenho o Premio S 1990 até que ano do uno serve as peças no premio? Uno 2010?? 2009???
As peças de acabamento e lataria são iguais até os 2003 mas as peças mecanicas e eletricas mudam de ano pra ano.

Aí depende do que voce tem em mente, se quiser modernizar algo, terá que trocar varias peças, mas se for somente pra reposição o correto é pedir pelo ano do modelo mesmo.
gostaria de modernizar o máximo possivel, as já me disseram que ar condicionado e direção hidráulica com motor fiasa 1.3 não vai ter jeito
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

datalore escreveu:gostaria de modernizar o máximo possivel, as já me disseram que ar condicionado e direção hidráulica com motor fiasa 1.3 não vai ter jeito
Ar condicionado tem jeito sim, mas tem que ser de uno mille com motor fiasa, e comprar com todos os suportes e polias, alternador, mangueiras e ETC.

Quanto ao interior, se voce conseguir retirar de um uno em desmanche, pegue todos os suportes e conectores das chave de seta e caixa de ar condicionado, daí é bem tranquilo de montar.
Pode usar chave de seta até dos 2013 mas tem que trocar a coluna de direção e chave de ignição tambem.

já o quadro de instrumentos (painel) o maximo que poderá montar é de palio / uno até 98, pois os instrumentos dele ainda são compativeis com seu modelo de bóia de combustivel e sensor de temperatura.
os mais modernos não irão funcionar corretamente.

Por dentro a carroceria não muda quase nada, a não ser alguns locais de suportes de painel, que são faceis de fazer.
No mais é tudo igual as furações e tamanhos.

Já a Direção hidraulica é bem trabalhosa, mas não impossivel, mas aí já acho que ficará inviavel, por causa do custo de adaptação.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
PauloJr
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 138
Registrado em: 02/03/13, 00:35
Carro: Fiat Uno Cs

Cara li seu tópico inteiro! Que carro sensacional vc montou!
Curti d+!
Eu sou o mais novo "Swapeiro" aqui do CUB!
Tenho um Uno CS 88 que está aqui em casa de 1992.
Ele é 1.3 e no inicio desse ano o motor com mais de 350mil Km e o cambio foram pro espaço.
Dai comprei um Mille Economy para poder mexer no Fitão véio aos poucos.
Recentemente consegui um Fiat Premio completo para retirar toda a mecânica Sevel.
Veio sem o carburador apenas. Ta de bom tamanho, pois só gastei o valor de R$160,00 para retirar o carro da casa do amigo do meu cunhado para levar para a minha casa, pois ele deu o Premio pra mim (muitos docs e multas não vale a pena por pra rodar)
Certamente vou encher o seu saco com as minhas perguntas e dúvidas para a montagem do Sevel.
Depois dá uma passadinha no meu tópico na garagem.

Parabéns pelo seu brilhante projeto!
Abraço!
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

PauloJr escreveu:Cara li seu tópico inteiro! Que carro sensacional vc montou!
Curti d+!
Eu sou o mais novo "Swapeiro" aqui do CUB!
Parabéns pelo seu brilhante projeto!
Abraço!
Obrigado Paulo JR e boa sorte no SWAP>

Se precisar de alguma dica estou a disposição.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Responder