Robson Becher escreveu:Más noticias...
Não deu tempo de baixar a pressão.
hoje cedo fui ao mercado e na ida já percebi o carro estranho, meio fraco e irregular na aceleração, quando olhei pelo espelho, não enxerguei a rua, tinha tanta fumaça que os outros motoristas acharam que meu carro tava pegando fogo.
Ainda não desmontei nada, mas acredito que quebrou canaleta de pistão ou o bloco, pois em seguida o carro morreu, tentei dar partida e tava tudo trancado.
Acredito que deu um calço hidraulico,pois sumiu agua do radiador.
e tinha agua misturada com oleo.
O engraçado é que ontem o carro parou funcionando perfeitamente e hoje cedo não acelerei forte, pois o motor estava frio ainda e eu estava indo ao mercado.
Agora fiquei com medo desta ideia de turbo e muito provavelmente, vou montar pistões a alccol e rodar original.
Robson, lembra que te falei do problema de junta de cabeçote. Isso aconteceu comigo 2 vezes, uma vez com junta de aço e outra com oring.
Aproveito aqui para deixar o alerta a todos.
É muito provável que vc tenha queimado junta, antes mesmo de furar pistão ou quebrar canaleta, até porque sumiu água e misturou no óleo. O que vc viu saindo pela descarga era água.
Sua mistura é extremamente pobre para rodar com essa pressão. Vai vir maior potencia com 0,84 de sonda, mas eu deixaria sem ser forjado com 0,78.. forjado dá para deixar com 0.82.
Quanto a aumentar pressão, com essa turbina não passaria de 0,8, ainda assim avaliaria essa possibilidade muito bem. Vamos aos números.
Contrapressão máxima recomendada (carro de rua), é uma relação de 1.4 (pressão admissão / pressão coletor escape), prestem atenção, é uma relação de divisão e não de diferença.
Meu carro rodava com 1.5kg e contrapressão de 2.8kg.. essa relação dá 1.86. Depois que testei no dino e apareceram os 285cv´s começaram os sintomas, comecei a ter lenta irregular, mangueiras estufando, água sumindo e partida pesada depois de um tempo parado (água entrando nos cilindros). Dessa vez não misturou água no óleo. Utilizo oring´s e dois deles estavam com mudança de cor (cilindro 2 e 3), por causa da temperatura alta. Eu usava uma Biaggio GT25 (uma das maiores T2 do mercado), era turbina para 200cv´s, e sua caixa quente era .47, mas nada comparada a uma .48 de uma APL por exemplo.
Agora que troquei coletor, turbina e fiz o escape inteiro de 2.5", a relação de contrapressão com 1.8kg baixou para 1,1 (completamente ideal e seguro). A pegada mudou, demora mais para encher mas quando pega não é mais progressivo, e sim de uma vez só despeja a pressão toda que está regulada). O motor aceitou mais combustível pois quanto maior a contrapressão, maior a restrição, menor a potencia e menor o consumo.
Muitas vezes achamos que o problema está de um lado, como mistura, juntas, qualidade de pistão, e no meu caso paguei para aprender que estava no dimensionamento incorreto da turbina, e vejo que TODOS aqui estão com turbinas muito pequenas para a faixa de potência pretendida. Se colocarem um sensor de pressão no coletor de escape ficarão apavorados. Meu motor estava sendo sacrificado, não por excesso de potência, mas por excesso de pressão e temperatura de descarga. Aí não tem junta ou quaisquer outra vedação que aguente.
Muito provável que vai abrir seu motor e verá junta queimada. Pistão furado não provoca calço hidráulico, e a partida pesada é água no cilindro.
Quanto aos bicos, poderá usar bicos de corsa 1.0 flex e retirar as peneiras metálicas, a vazão sobe para em torno de 57lb/h, alimenta seu motor tranquilamente com baixo custo.
Rodei com pistão original com 1.5kg de pressão com a turbina mal dimensionada, bem alimentado e aguentou bem, detonei uma junta metálica naquela época.
Se quiser testar, tenho uma junta metálica da general aqui..
Abraços