Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Uno Mille EP 1.0 i.e 95

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

.:run4fun:. escreveu:Top o trampo!
Valeu!
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Kael escreveu:Ficou topo em. Parabéns.
Valeu!
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Bom pessoal, faz tempo que nao postava por aqui, recentemente fiz a troca de todas as peças do freio traseiro, o mesmo tinha um vazamento pelo cilindro de roda esquerdo, contaminando assim as lonas e tambores ainda originais com 20 anos de uso.

Aproveitei que acabou ja uma parte da reforma da minha casa e consegui por o carro de volta ao pátio dos fundos, macaqueamos o carro e um amigo meu me ajudou nos diagnósticos.

Lado direito desmontado, apenas poeira de lona, coisa normal e sem vestígios de um possível vazamento de fluido de freio.
Imagem

Os tambores ainda com a logo fiat pra quem curte ver essas coisas como eu.
Imagem

Imagem

Imagem

Já o lado esquerdo, a suspeita apareceu. Tinha um cilindro de roda com vazamento e bem sério por sinal, a lona virou uma grande meleca e ao freiar ela as vezes colava.
Imagem

Isso é o que vira a lona quando está contaminada por fluido, umas limalhas de lona.
Imagem

Imagem

Antes de sair comprando peça mandei um lava jato nesse lado pra avaliar melhor, notamos ainda as peças eram todas originais desde a fabricação do carro 20 anos atrás. Cilindros ATE e lonas Colbreq ATE que nem estavam tam gastas assim, porem tava tudo contaminado, optamos por fazer por completo e ja deixar tudo novo. Gastei 170 Reais de peças, tudo novo e das melhores marcas, (essas são algumas vantagens do uno mille, peças de baixo custo, o bolso agradece $)
Imagem

Fiz a correria de procurar as melhores peças, Lonas Fras-LE, os rebites, Cilindros de roda originais ATE, tambores de freio Freemax Carbon Painted ja vem pintado de preto e brunido por dentro, acabamento muito bonito por sinal.
Imagem

Imagem

Imagem

Uma curiosidade, os tambores de uno sao iguais dos Autobianchi A112, Essa é pra quem ja jogou o game de play station 2 Gran turismo 4 vai saber do que falo heheh, aquele carrinho que tu ganha e lembra muito os 147 brasileiros.
Imagem

Fizemos os freios em etapas por falta de tempo e as condições climáticas não tavam ajudando, bastante calor e quando vê chuva forte.
começamos então após limpar com lava jato os dois lados pra tirar toda sujeira, trocamos os cilindros de roda e flexíveis de freio que ainda eram originais fiat.
Imagem

Aqui ja no lugar o Flexível de freio novo
Imagem

Peças retiradas, eu de curioso abri o cilindro que estava com defeito, e descobri que o mesmo estava emperrado por ferrugem, de tantos anos que nunca tinham trocado o fluido de freio
Imagem

Essa parte estriada estava totalmente comida pela ferrugem, e se desgastou ficando com alguns buracos, e por fim emperrada e sem movimento algum o que ocasionou o rompimento da borracha que retem o pistao na posiçao.
Imagem

detalhe pra bolinha de ferrugem dentro do cilindrinho.
Imagem

Feito essa parte partimos pra etapa 2 duas semanas depois.

na segunda etapa seria trocada as lonas e instalado os novos tambores de freio.

Removendo as lonas velhas ja contaminadas e vitrificadas pelo tempo
Imagem

Vitrificada
Imagem

Aqui ja rebitando as novas lonas de freio. Procedimento simples, querendo qualquer um consegue fazer tendo as ferramentas claro.
Imagem

Lonas rebitadas
Imagem

Agora só instalar no espelho do tambor.
Imagem

detalhe do novo cilindro de roda original ATE
Imagem

Conjunto instalado, da um trabalho meio difícil na parte de montar as molas, elas tem uma tensão fodástica e pouco espaço, fizemos força, mas utilizando algumas técnicas que vi em alguns vídeos do Marcelo Tonella, foi mais fácil.
Imagem

A coisa ficou asism, tudo novinho.
Imagem

Imagem

E para finalizar trocamos tambem os flexíveis dianteiros.
Imagem

Imagem

Imagem

Por fim fizemos mais uma limpeza no sistema e sangramos todas rodas, coloquei fluido de freio dot4 da Pentosin de fabricação alemã.

aqui uma amostra do fluido velho com sujeira.
Imagem

Imagem

Aqui Sob a bancada todas as peças que substituimos. Todos flexíveis de freio, tambores traseiros, lonas traseiras, rebites, clilindros de roda e fluido de freio.
Imagem

Infelizmente eu nao fotografei antes de por as rodas mas o tambor novo aparece uma bordinha pelo furo da roda.
Imagem

Tanquinho limpo com fluido novinho.
Imagem

Ficou tao forte o flash que mal aparece o fluido dentro.
Imagem

Fizemos a regulagem do freio de mao, e depois uns testes pra assentamento, ficou excelente, é outra coisa agora. Por enquanto é isso.
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1454
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

show!
Renato
Avatar do usuário
leoclorca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 73
Registrado em: 26/02/15, 20:02
Carro: Fiat Uno cs 1.5 1990

Sou novo aqui no forum, porem tenho um fiat uno cs 1.5 1990 ja faz uns 3 anos....sempre gostei de cuidar do carro, queria saber lidar com o meu igual vc faz no seu, parabéns pelo exemplar!
Imagem
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

leoclorca escreveu:Sou novo aqui no forum, porem tenho um fiat uno cs 1.5 1990 ja faz uns 3 anos....sempre gostei de cuidar do carro, queria saber lidar com o meu igual vc faz no seu, parabéns pelo exemplar!
Bem Vindo ao fórum! Cuidar do carro não tem mistério, só manter a manutenção em ordem, e o carro limpo que ele vai durar muito tempo. Crie uma garagem e posta umas fotos do CS ano 90. Valeu!
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Parabéns pela disponibilidade de postar um passo a passo tão detalhado!
Abs!
Giovanefortuna
Usuário
Usuário
Mensagens: 1
Registrado em: 04/10/14, 22:57
Carro: Mille way

Sensacional! Adoro os fiat uno e gosto mais ainda de pessoas caprichosas e que fazem manutenção em casa...parabens pelo empenho!

Uma sugestão seria instalar isolamento acustico com manta asfaltica no carro, ficaria demais!
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

.:run4fun:. escreveu:Parabéns pela disponibilidade de postar um passo a passo tão detalhado!
Abs!
Valeu!
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Giovanefortuna escreveu:Sensacional! Adoro os fiat uno e gosto mais ainda de pessoas caprichosas e que fazem manutenção em casa...parabens pelo empenho!

Uma sugestão seria instalar isolamento acustico com manta asfaltica no carro, ficaria demais!
Então, eu nao cheguei a colocar manta asfaltica nesse carro, mas no Uno turbo 94 coloquei. Fica um resultado muito bom.

Nesse EP só coloquei camada dupla de feltro grosso betumado, ja deu uma diferença nos ruidos.
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Responder