Olá, amigos do Clube do Uno!
Vou abrir um parênteses naquele trabalho no interior do Uno, porque fiz uma manutenção no carburador, devido a um problema comum, entupimentos.
Os sintomas são bastante conhecidos, o carro está andando normalmente e, de repente, ele perde a força e precisa acelerar muito para andar poucos metros.
Isso acontece porque o combustível deixa resíduos no sistema de alimentação, que ao longo do tempo, fecham os furos da flauta dos giglês. Geralmente são os da baixa.
É um problema chato, mas, dependendo, dá para resolver na estrada mesmo. Por isso, aqui, a gente anda sempre com uma lata de Carb&Choke Cleaner, um spray americano a base de cetona, próprio para limpar esse tipo de sujeira nos carburadores.
Semana passada o Uno teve um entupimento e precisou jogar o produto dentro do carburador e acelerar, para desentupir.
Agora, estou fazendo essa revisão, para ver como esta por dentro do carburador.
Desparafusei a panela do filtro de ar...
...e a parte de cima do afogador e da bóia. É uma revisão simples, então não vou tirar a peça toda.
Aqui está a flauta entupida. É nítido o resíduo fechando o furo.
Desmontei as flautas e limpei as peças por dentro.
O álcool é bastante agressivo. Apesar de o carburador ser banhado em níquel, temos vários pontos corroídos onde o metal aparece por baixo. A retífica e um novo banho, já estão na lista da restauração futura. O ideal seria uma peça nova, mas deve ser muito caro, se é que ainda tem alguma à venda.
Tirei os difusores e passei uma escova de aço, para limpar a corrosão.
(OBS, se tiver limalha de corrosão na peça, precisa escovar na bancada, pois os fragmentos podem cair no coletor.)
Montei as flautas, giglês, difusores e borrifei o produto dentro dos vários canais do carburador, para não ficar nenhuma sujeira. Não sei nas outras cidades, mas aqui esse spray vende nas autopeças.
A tampa do afogador de volta.
Esse carburador é um Weber 460, 20/22, versão nacional dos "Bologna" usados no 147 Rallye e adaptados para álcool. Ele é bastante sofisticado, com duplo estágio progressivo, sensores de vácuo, e dutos de água quente na base e no corpo.
Quando tudo está 100%, ele responde, sozinho, pelos 11CV que o SX 1.3 tem a mais que o CS 1.3. (71 CV X 60CV) Além do Uno SX, o Mille Brio e os 1.5 R também usavam esse modelo de carburador.
No fundo, acho o que a Fiat devia ser mais generosa na preparação, colocando logo o Fiasa 1.4 do Oggi CSS. Com 78 CV ia ser ótimo. Certamente eles pensaram mais na economia, ao colocar o conjunto mecânico do Rallye...