Boa tarde Geraldo. Essa peça que eles chamam de salsicão, você já teve que colocar capa? O meu é original, porém está com 3 furos no courvim aparecendo a espuma (coloquei uma fita isolante até encontrar uma alternativa melhor). Se sim, recomenda as que vendem no Mercado Livre? AbraçosGeraldo. escreveu:Olá, amigos do Clube do Uno!
Fiz uma limpeza interna no Uno, quando tivemos alguns dias de sol por aqui. Comecei lavando os plásticos do painel e guarnições da porta, para tirar a poeira/silicone velha, que ajuntam com o tempo, e poder aplicar uma nova demão de revitalizador. Como quase todos os plásticos do Uno têm um padrão texturizado, usei água com sabão em pó e escova macia.
Comecei pelo painel porta objetos. É uma peça enorme, então passei uma esponja, o suficiente para molhar o plástico, sem escorrer, e esfreguei bem com a escova, para limpar.
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Uno SX 1984.
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Bom dia, Wallace. Não, aqui o salsichão é original, nunca mexi... Mas é um problema sim, deteriora fácil, com o sol.wallaceparaizo escreveu:Boa tarde Geraldo. Essa peça que eles chamam de salsicão, você já teve que colocar capa? O meu é original, porém está com 3 furos no courvim aparecendo a espuma (coloquei uma fita isolante até encontrar uma alternativa melhor). Se sim, recomenda as que vendem no Mercado Livre? Abraços
Parece que o FiatWill trocou o dele, no Prêmio, talvez possa dar mais informações.
Abraço.
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Pra trocar ou consertar o salsichão, tem que tirar o painel e soltar por baixo. São 3 ou 4 parafusos philips, pelo que me lembro.
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Olá, amigos do Clube do Uno!
Fiz essa melhoria no estofamento do Uno, logo depois de lavar o interior, como mostrei algumas postagens atrás. Devia ter postado em sequência, mas, como aconteceram outras coisas na mecânica, vou mostrar agora.
O tecido quadriculado de preto e cinza característico, está relativamente bem conservado aqui. Porém, como o carro nunca usou insulfilm, nem capa, o sol desbotou parcialmente os pontos pretos do encosto dos bancos.
Geralmente, não há muito que fazer para remediar isso, nos estofados de tecido.
Porém, um dia, fui com minha mãe no armarinho e vi, à venda, umas canetas muito interessantes da Acrilex, para pintura artesanal em tecido. Elas são carregadas com tinta indelével e têm ponta fina, bastante precisa. Tive a ideia de usá-las para revitalizar os pontos descoloridos.
Comprei a caneta preta- tinha várias cores.
Comecei a colorir os quadradinhos. A tinta, apesar de destinada a algodão, assentou bem nas fibras sintéticas. Fui preenchendo um por um, sem encostar na parte cinza. (Observe a diferença, nas três colunas de pontos já coloridas)
Até mais ou menos a altura do vidro, no gomo lateral. Que é onde estava mais desbotado. Devem dar uns 400 pontos. Seria legal fazer em tudo, mas haja paciência, para alguns milhares de pontos.
Fiz o mesmo processo no lado do motorista. Leva 48 horas para secar em definitivo.
No assento aqui, tem um ponto puído, que preocupa. Corresponde à perna que opera embreagem e o pano está esgarçado. Minha mãe, que entende de crochê, há alguns anos fez um reparo, com lã cinza e parou de desfiar.
Preciso reformar aqui, de preferência só a almofada, mas o problema vai ser achar esse tecido...
Quem sabe eu consiga fazer uma réplica com alguém que trabalha com panos personalizados em tear, pois o padrão quadriculado é típico dessa fabricação.
Foi isso! Gostei das opções que essas canetas oferecem. De repente, pode servir de ideia para outros colegas que tenham o mesmo problema de tecidos descoloridos, no estofamento.
Abraço,
Geraldo.
Fiz essa melhoria no estofamento do Uno, logo depois de lavar o interior, como mostrei algumas postagens atrás. Devia ter postado em sequência, mas, como aconteceram outras coisas na mecânica, vou mostrar agora.
O tecido quadriculado de preto e cinza característico, está relativamente bem conservado aqui. Porém, como o carro nunca usou insulfilm, nem capa, o sol desbotou parcialmente os pontos pretos do encosto dos bancos.
Geralmente, não há muito que fazer para remediar isso, nos estofados de tecido.
Porém, um dia, fui com minha mãe no armarinho e vi, à venda, umas canetas muito interessantes da Acrilex, para pintura artesanal em tecido. Elas são carregadas com tinta indelével e têm ponta fina, bastante precisa. Tive a ideia de usá-las para revitalizar os pontos descoloridos.
Comprei a caneta preta- tinha várias cores.
Comecei a colorir os quadradinhos. A tinta, apesar de destinada a algodão, assentou bem nas fibras sintéticas. Fui preenchendo um por um, sem encostar na parte cinza. (Observe a diferença, nas três colunas de pontos já coloridas)
Até mais ou menos a altura do vidro, no gomo lateral. Que é onde estava mais desbotado. Devem dar uns 400 pontos. Seria legal fazer em tudo, mas haja paciência, para alguns milhares de pontos.
Fiz o mesmo processo no lado do motorista. Leva 48 horas para secar em definitivo.
No assento aqui, tem um ponto puído, que preocupa. Corresponde à perna que opera embreagem e o pano está esgarçado. Minha mãe, que entende de crochê, há alguns anos fez um reparo, com lã cinza e parou de desfiar.
Preciso reformar aqui, de preferência só a almofada, mas o problema vai ser achar esse tecido...
Quem sabe eu consiga fazer uma réplica com alguém que trabalha com panos personalizados em tear, pois o padrão quadriculado é típico dessa fabricação.
Foi isso! Gostei das opções que essas canetas oferecem. De repente, pode servir de ideia para outros colegas que tenham o mesmo problema de tecidos descoloridos, no estofamento.
Abraço,
Geraldo.
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Obrigado, Wallace. O carburador é bem simples de dar manutenção. Na primeira vez, assusta um pouco pela quantidade de peças. Mas, é só desmontar com método e registrar a posição das peças.wallaceparaizo escreveu:Acompanhando esse belo exemplar. Aprecio esse esforço para tentar resgatar a história do veículo. Geraldo muito bom esse trabalho no carburador.. Um dia crio coragem p mecher.
Depois que você memoriza o lugar de cada uma e a função, não tem dificuldade.
- fiatwill
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Eu tentaria encontrar o tecido na JB Tecidos, mas vai ser bem difícil de encontrar...
- wallaceparaizo
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Show. Uma hora pego para fazer. Vou tentar criar coragemGeraldo. escreveu:Obrigado, Wallace. O carburador é bem simples de dar manutenção. Na primeira vez, assusta um pouco pela quantidade de peças. Mas, é só desmontar com método e registrar a posição das peças.wallaceparaizo escreveu:Acompanhando esse belo exemplar. Aprecio esse esforço para tentar resgatar a história do veículo. Geraldo muito bom esse trabalho no carburador.. Um dia crio coragem p mecher.
Depois que você memoriza o lugar de cada uma e a função, não tem dificuldade.
Meu Deus que trabalheira essa pintura no banco. Verdadeiro artesão. Acho que se fosse eu ia pintar a parte cinza junto
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Estava mexendo no instagram hoje e vi essa foto, lembrei da faixa que você achou partes no seu SX.Geraldo. escreveu:Olá, colegas!
Tenho novidades sobre a faixa dourada; perguntei para o pai e ele disse que se lembra, sim, dela, na época em que o carro era de seu irmão, entre 86-93. Uma listinha dupla que percorria o carro de fora a fora, rente ao arco dos para-lamas. Ela veio com o carro e ficou alguns anos até sumir, descolando ou sendo removida.
Limpando bem o fragmento, dá para ver que ele é feito em um plastico vinil adesivo, de cor bronze metálico (dourado). A parte remanescente fica debaixo da guarnição, indicando que ele era colado e depois, a guarnição instalada, por isso sobrou esse pedaço.
Uma listra parecida num Uno SX italiano, só que preta.
Já a combinação de preto e dourado aparece nessa série especial do Uno Turbo italiano.
Realmente, parece um acessório de época do carro. A questão agora, é descobrir se ele veio de fábrica ou se foi posto na concessionária. Se for da fábrica vou recuperá-la com certeza, é um recurso de estilo raríssimo. Agora se for da concessionária... seria mais uma curiosidade.
Em todo caso, não vou tratar disso logo, pois é complicado fazer uma lista reta que atravesse, alinhada, toda a lateral do carro (ainda mais dupla), talvez, precise encomendar num profissional. Mas, antes, tem que retirar algumas mossas do caminho, num trabalho de martelinho.
Abraço,
Geraldo.
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Interessante, Thiago. O padrão e a posição são exatamente os mesmos, preto e dourado na altura do paralamas. É um Uno europeu, com teto de lona. Seria uma boa opção aqui no Brasil...Thiago Oliveira 2018 escreveu:Estava mexendo no instagram hoje e vi essa foto, lembrei da faixa que você achou partes no seu SX.
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Valeu, Wallace. A tinta é bastante fluida, então basta pressionar a ponta da caneta no ponto e depois delimitar.wallaceparaizo escreveu:Show. Uma hora pego para fazer. Vou tentar criar coragem
Meu Deus que trabalheira essa pintura no banco. Verdadeiro artesão. Acho que se fosse eu ia pintar a parte cinza junto
Aí no Uno S, a forração dos bancos é toda em courvin?