Tirando o pó da garagem...
Deixo aqui um reláto sobre esse complicado ano de 2015, um ano que começou bem mas que teve muitas coisas ruins. Infelizmente meu Uno tambem sofreu muito em 2015, nao foi o ano dele e nem o meu. Após fazer aquela super manutençao passaram muitos meses usando ele sem problemas, estava muito contente com o nosso progresso. Eis que la por setembro em uma bela tarde de sol de uma sexta feira eu pego o uno e vou em uma auto peças para comprar bobinas para o mesmo, a idéia era trocar elas preventivamente. Bobinas magneti marelli compradas por um bom preço 65 reais cada uma. Na volta pra casa peguei um super engarafamento, dia calor, anda e para, voltei a andar com o uno peguei uma subida embalado, chegando na sinaleira (semáforo) ao arrancar o uno subtamente perde a força e apaga. Dei a partida novamente e ele pegou com dificuldade, fiz uma conversao para esquerda peguei mais um trecho pequeno de subida e ele morreu em outra sinaleira. Tentei dar a partida e sem sucesso. Assustado com a falha do carro liguei o pisca alerta e desci. Abri o capô e verifiquei se havia algo de errado. Visualmente tudo normal a nao ser um motor bem quente, lembrando que as bobinas ficam em cima do motor presas na tampa de válvulas. Parado por uns 10 min pegando um ventinho tentei a partida novamente, o motor pegou! todo se falhando mas pegou, segurei acelerado por um minuto esperei estabilizar, a ventoinha ligou, desligou, fechei o capô e fui pra casa preocupado. Dei uma descançada, e voltei na garagem, começei a fazer um trato tanto visual quanto preventivo ou até corretivo.
Troquei as mangueiras de combustivel originais com 20 anos de uso ressecadas por novinhas da Gates. Não Achei as moldadas, mas, consegui preservar as presilhas originais e moldei eu mesmo as da gates deixando sob medida.
Aqui as antigas ja bem ressecadas, é um item que recomendo a todos que troquem pois é uma questao de segurança, nem sei pq eu demorei tanto pra trocar, acho que eu nem tinha me dado conta antes. Antes tarde do que nunca né? kkk
Comecei pintando de prata alta temperatura os suportes das bobinas e do cabo do acelerador para que ficase um aspecto melhor que aquele todo oxidado feio.
Par de bobina nova em maos Magneti marelli
Kit de juntas pra TBI
Motor com as bobinas antigas e suporte sem pintura
Comecei a montar as bobinas novas nos suportes agora pintados de prata alta temperatura
Suporte do cabo do acelerador. Nao pintei a roldana, só o suporte mesmo.
Ficou realmente muito melhor, fora que agora tem bobinas confiáveis e novinhas.
Bobinas montadas, mangueiras novas, tbi limpa com car 80 e borracha de vedaçao da tampa da tbi nova, a original tava toda acabada.
Detalhe da nova vedaçao da tampa da tbi. Agora sim
Peças da tbi que foram trocadas.
Muito curioso, peguei o carro e saí por umas 23h para o teste, alguns amigos me ligam e resolvo dar uma passada num local onde eles estavam. Fui cuidadosamente guiando o carro devagar e observando seu funcionamento. Ao chegar em frente de um bar, eis que uma moto harley dayvison corta minha frente, e eu faço uma frenagem brusca. O uno parou e a moto vazou, 5 segundos depois um Renault Clio amontoou a traseira lado esquerdo do uno. Ali acabou a minha noite de alegria e começaria um terrivel mês pra nos dois eu e o carro. A guria provavelmente distraida e colada no uno nao freiou a tempo, sendo que eu ja havia parado antes de ela bater em mim. Peguei os dados e fizemos os tramites que se faz em caso de acidente e tal. Peguei o uno e quando vi o coitado la com a roda torta, minha vontade era de chorar igual criança quando perde seu brinquedo. Voltei pra casa devagar com o pisca alerta e a roda virada pra dentro. Cheguei em casa e fui avaliando o estrago:
No dia seguinte botei pra rua pra ver melhor. A batida amassou o suporte do parachoque, quebrou o para choque, empenou o amortecedor que era novinho, empenou a bandeja da suspensao, arrancou o escapamento que virou uma lata velha.
Ligando pra pessoa que causou o acidente a mesma tinha seguro, e demorou a me atender me deixando quase um mes sem o carro, nao foi facil, eis que finalmente saiu o sinistro o orçamento e peguei um guincho e botei o uno em cima, pensem num clima ruim, chuva que nao parava mais e eu manobrando aquele carro torto que fazia curva sozinho. Fiquei super desanimado naquelas semanas. Larguei o uno na oficina.
Passou uma semana e eu fui la ver o uno. Os caras me pintaram a lateral que tinha amassados mas nao eram do acidente. Nao relcamei pois voltaria pelo menos sem aquele amassado feio que ele ja tinha antes. Aqui no fundo primer e sem a suspensao.
Peças danificadas e empenadas, por sorte nao empenou monobloco nem amassou o chao do porta malas, foi mais leve do que parecia, pois pegou mais na banda de rodagem do pneu que recebeu o impacto e por ser macio absorveu a pancada.
Ali ficava a esperança e o medo de o carro nunca mais ficar bom, ou ficar torto. Busquei o carro e o mesmo estava alinhado (graças a deus)
Ganhou um amortecedor novo, balança nova, para choque novo e pintura nova, o friso eu pedi pra nao colarem pois eu mesmo ia colar.
Por dentro o carro limpinho que foi, voltou podre de sujo, pó de massa por tudo.
Resultado, tive que lavar tudo. Lavei com espuma mágica e vapor. Detalhe da agua do balde preta de sujeira.
Interior Limpo ficou zero de novo.