Ontem realizei alguns testes quanto a "pegada" do turbo na GT25.
Usei uma válvula de esfera e mola na mangueira da wastegate para apenas liberar ela a partir de uma pressão determinada.
No funcionamento normal (vide figura abaixo,ref. 2), ela tem um comportamento de abertura linear, ou seja, a mola da válvula é fraca em relação ao volume e pressão da turbina.
Acabei por instalar a válvula toda fechada (sem atuação da wastegate), para compreender a que rotação começa a entrada da turbina e em que velocidade ela remeteria a máxima pressão. O que aconteceu, por sorte, foi que em 2ª marcha com 50% de tps ele já destraciona muito, chegando ao corte de giro, o que elevou a pressão a 2.4kg.. não quebrou pq o motor não tinha carga, e estava destracionando... acabei por parar o teste e fazer a coisa correta.
Na figura, a referencia 1 demonstra o comportamento da entrada da turbina sem nenhuma atuação da wastegate, e na referencia 2 em uma mesma rotação com a wastegate atuando.
Com a montagem original, a wastegate atua de forma linear, foi o que me fez sentir mais tração e aproveitamento total da força do motor... consigo arrancar com maior controle e ter boa pressão no final, o que preserva a transmissão e as bielas (por não ter pico de pressão na faixa de torque máximo do motor). Assim a sensação é de força crescente sempre.
Com 7500rpm vem 1.8bar de pressão, o carro ficou fantastico para arrancar, com essa configuração leva muito carro mais forte, por ter maior "chão" e não precisar aplicar booster no final, a pressão eleva continuamente sozinha. A rotação na troca de marcha acaba caindo para 6000rpm, o que já tenho 1bar de pressão.. se destracionar muito, é só deixar girar menos, isso é bom para primeira e segunda marchas, girar até uns 5500rpm em primeira, 6500rpm em segunda e 7500rpm em terceira, isso com rodas 15" e pneus novos.. com as 14" não tem controle nenhum.
Com a válvula controladora antes da wastegate, fica incontrolável, pois com 1.5bar de pressão a 4500 - 5000rpm o carro não traciona, nem em terceira marcha.
Abaixo o gráfico da subida de pressão em relação a rotação e imagens dos logs de pressão em relação a TPS e RPM.