Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

UNO 1.6 TURBO FT500

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
L_P_T
Usuário
Usuário
Mensagens: 36
Registrado em: 16/06/13, 00:31
Carro: Uno Mille Electronic
Localização: Petrópolis - RJ

O carro está muito show e já é um canhaozinho... fico imaginando como ira ficar quando 100% acertado... :shock: :shock: :shock:
leocarlindo
Usuário
Usuário
Mensagens: 1
Registrado em: 15/10/13, 13:17
Carro: uno fire 2002

Putz... Do jeito q muitos sonham. Parabéns
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

L_P_T escreveu:O carro está muito show e já é um canhaozinho... fico imaginando como ira ficar quando 100% acertado... :shock: :shock: :shock:

Pessoal agradeço os comentários.

O carro está acertado rodando com 1.8bar... em 3500 rpm já tenho cerca de 1.4bar andando na rodovia, claro que exigindo no motor.

Rodando suavemente consegui média de 5,5 - 6km/l na cidade, sem sequer gerar pressão positiva.

Na estrada (uso uma perimetral de 10km para ir ao trabalho) roda muito bem, até 3000rpm a turbina está sem ação, a partir dessa rotação é pressionar um pouco a mais o acelerador e ficar sorridente.

Nesse acerto, acelerações a 100km/h em 5ª marcha são insanas, fazem o velocimetro virar facilmente, sem necessitar usar todo o acelerador.

Claro que eu observo tudo enquanto estou rodando, aquecimento, abertura de bicos, mistura.... buracos.. para preservar motor e transmissão.

Estou satisfeitíssimo com o 1.6, não imaginava que seria tão resistente e forte nessa configuração. Ele destraciona 3ª marcha com rodas 15" com pneus novos.. ficou até bom de arrancar com ele e controlar a tração.

Instalei um regulador de pressão dentro do porta-luvas, onde consigo adiantar um pouco a pegada do turbo ou suavizar a subida de pressão.
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Com o tempo a gente vai aprendendo.... para quem acha que o sevel é fraco, segue os logs de terceira e quarta marcha com 1.8kg de pressão no miolo original... a mistura começou a enriquecer muito a medida que a temperatura do ar subia... futuramente merecerá um intercooler...

Imagem

Depois que subi a pressão, notei que a válvula de prioridade estava sendo pequena. Aliás, eu já andava com ela na rua fazendo um esparramo... a 2000 rpm ele espirrava muito forte e denunciava o turbo. Semana passada notei o barulho de "espirro" também pela boca da turbina, como uso um tubo de inox na admissão da turbina de 2.5" e um filtro grande, o tubo acaba por multiplicar o som do rotor quando este alivia pressão, fazendo um barulho até bonito quando a prioridade aliviava e uma certa quantidade fluía pela boca da turbina. Há quem diz que não tem problema, que roda a anos sem prioridade, mas o barulho me incomodava.

Optei por adquirir uma Blow off de 50mm, usei a mola mais fraca e o barulho ficou discreto no uso do dia a dia, e quando pressuriza e alivia fica muito loco.

Imagem
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Galera, essa semana fui obrigado a abrir o motor para fazer os aneis o'rings em substituição a junta metálica que deixou entrar água no motor.

Resultado da abertura: 4 bielas tortas e uma canaleta de pistão quebrada. Ainda acho que as bielas tomaram pau do primeiro dono, pq os pistões originais aguentaram pra cacete 1.8kg.

Imagem

Acabei por não encontrar no país bielas forjadas a pronta entrega, e como estou sem carro e preciso remontar a bagaça, comprei pistões IAPEL 87mm e consegui bielas do 1.6 16V, que são mais reforçadas que as originais.

O pessoal usa essas do 1.6 16v em dois carros aqui na cidade, os motores são 1.9 16V e rodam com +- 1.8kg de pressão.. então suspeito que vão dar conta do recado.
Waltrick00
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 147
Registrado em: 07/07/13, 21:40
Carro: Uno 1.6 R
Localização: Lages S/C

caraca ta muito top!! agr com essas bielas vai mexer no setup ou deixar do jeito q ta. digo isso pq carro preparado é sempre assim o que parece incrivelmente rapido na primeira semana passa a ser lento dps de 1 mes e derepente vc ta com um carro de 400cv, mas agora falando do seu uno ta puxando 0-100 em quanto? ja tive a oportundade de anda em um R turbo é muito forte mesmo!!! abraço.
Visite minha garagem!
viewtopic.php?f=6&t=1223

Imagem
felipe357
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 396
Registrado em: 06/03/13, 19:11
Carro: CS Export
Localização: cachoeirinha - RS

Lindo esseesse carro! Show demais, ainda mais preto, fica mais "matador" hehe

Mas cara, não entendo muito de mecânica, saberia me dizer oq é aquela coisinha de metal que liga em um fio azul? La na primeira pagina..seria aquilo a válvula de respiro?

Abraço.
"por que no mar, os carros são como as lanchas, as motos como os jetskis e os pedestres como os banhistas"
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Não tenho nem idéia de quanto faz de 0-100... as vezes eu parava e tentava arrancar patinando o mínimo possível... mas nunca tive noção.

Quanto ao setup, continuará o mesmo, claro que com 2kg de pressão agora, talvez um booster para 2kg e pressão mais baixa em situações normais.

O pessoal que corre por aqui com sevel 1.9 na categoria Turbo-C, ainda usa bielas de palio 1.6 16V, que são as mesmas do UT. Comparando com minhas bielas originais, são bem mais reforçadas. São carros com 360-380cv´s com 1.6kg de pressão, claro que em 400mts eles usam a pressão total da turbina, como ela tem dimensões determinadas pelo regulamento, dificilmente ultrapassam 2.5kg de pressão, mas essa pressão é utilizada sempre... acredito que a cavalaria ultrapasse 450cv´s nos 1.9.

Realmente elas não entortaram por algum excesso do motor, foi um calço hidráulico, a junta não deu conta e desceu água para os cilindros.

Chegou hoje o presentinho, amanhã levo na retífica, os oring´s estão prontos... quinta ou sexta feira inicio a montagem

Imagem

Pintei o motor na cor cinza original, com cabeçote e coletores prata e algumas tambas em preto, vamos ver depois de montado como fica o carnaval.
RafaelGM
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 192
Registrado em: 01/03/13, 09:01
Carro: Fiat Uno 1.6 Turbo
Localização: Pelotas - RS

FERNANDO PF escreveu:Não tenho nem idéia de quanto faz de 0-100... as vezes eu parava e tentava arrancar patinando o mínimo possível... mas nunca tive noção.

Quanto ao setup, continuará o mesmo, claro que com 2kg de pressão agora, talvez um booster para 2kg e pressão mais baixa em situações normais.

O pessoal que corre por aqui com sevel 1.9 na categoria Turbo-C, ainda usa bielas de palio 1.6 16V, que são as mesmas do UT. Comparando com minhas bielas originais, são bem mais reforçadas. São carros com 360-380cv´s com 1.6kg de pressão, claro que em 400mts eles usam a pressão total da turbina, como ela tem dimensões determinadas pelo regulamento, dificilmente ultrapassam 2.5kg de pressão, mas essa pressão é utilizada sempre... acredito que a cavalaria ultrapasse 450cv´s nos 1.9.

Realmente elas não entortaram por algum excesso do motor, foi um calço hidráulico, a junta não deu conta e desceu água para os cilindros.

Chegou hoje o presentinho, amanhã levo na retífica, os oring´s estão prontos... quinta ou sexta feira inicio a montagem

Imagem

Pintei o motor na cor cinza original, com cabeçote e coletores prata e algumas tambas em preto, vamos ver depois de montado como fica o carnaval.

Show de bola cara.

Cara, esse Sevel 1.9 que corre na turbo-C seria o do Fabiano Serro?

- Fiat Uno 1.6 Turbo
- Fiat Elba Top 1994 1.6
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Sim é do Serro, acabei trocando uma idéia com ele essa semana.
Responder