Olá, amigos do Clube do Uno!
Ainda pesquisando sobre a história do Uno SX encontrei esse novo detalhe muito importante que é um pneu original do carro. Ele é um Pirelli Cinturatto P3, 165/70/SR 13 76 radial, tube type (com câmara), com calibragem de 36 Psi, e foi fabricado por volta de 15 de outubro de 1984. Saiu da agência com o Uno SX, e até 2008 serviu de estepe.
Como o pneu reserva do Uno fica dentro do cofre, ao lado do motor, ele sofreu com o calor e foi ficando ressecado, até que as lonas começaram a despregar e o pneu precisou ser trocado. De volta para casa, foi usado como floreira por minha mãe, durante um bom tempo. Depois disso, ficou no quintal e ainda estava lá quando comecei a pesquisar o passado do Uno SX. Peguei-o e lavei bem com uma escova e sabão em pó. Para minha surpresa, foi possível ver resquícios da listinha colorida que marca os pneus novos, mostrando que ele foi pouco usado!
Depois de lavar
Data de fabricação: 42º semana de 1984, aproximadamente 15 de Outubro de 1984, de acordo com o número “424” impresso na borracha desse pneu.
Algo interessante foi que, olhando nos sulcos, vi o que parecia ser várias pedrinhas metálicas dentro dos ressaltos. Com uma chave, consegui tirar algumas e de fato era minério de ferro. Meu pai disse que dois donos anteriores do Uno SX trabalharam na CSN a Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda e que esse tipo de resíduo era muito comum nos pátios da usina. Certamente, foi lá que o pneu apanhou essas amostras, e elas ficaram agarradas ali, desde a década de 80 até hoje.
Fragmento de minério da siderúrgica e vestígios da lista de pneu novo.
Aproveitei um trabalho no carro, para fazer essa montagem do pneu, com a calota. Era assim há 34 anos...
Abraço,
Geraldo.