Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Essas peças são originais da fábrica então. A média está dando Agosto/Setembro de 1989, e não dá para descartar o console pequeno (Outubro de 1989) como não original, apesar de ser possível uma coincidência...
Já o vidro marcado só com 88, imagino que seja de 88 e que o sistema de datação, para o mês, é diferente. Pode colocar foto, se quiser.
Quanto às mangueiras é aquilo mesmo, o sistema de ar quente do seu carro foi jampeado, e elas devem ter as pontas ligadas juntas, ou bloqueadas. Olhe dentro do coletor de ar e veja se tem alguma ligação desse tipo lá.
Estava eu analisando aqui eu acho que esse Top da poaparts não tem só ar quente pois acompanha meu raciocínio
Esse daqui é um uno 1.5R com ar quente e olha a mangueira do radiador não tem outras mangueiras que nem no TOP
Imagem
Imagem
Imagem

Dai eu fui olhar um uno 1.5r com A/C e ele não tem as mangueiras saindo da mangueira do radiador as mangueiras sai de outro lugar
Imagem
Imagem

Algo de estranho tem ai porque no meu Top tem mangueiras saindo ali então não é só no Top da poaparts que tem creio que seja original, pois não acho coincidência os 2 ter mangueiras saindo ali.

As manopla de cambio do 1.5r é mais fina que a minha, são as mesma que o Top da poaparts está usando sabe me dizer de qual carro foi herdado ou é exclusivo do TOP.

Agora o link dos unos 1.5r que citei caso queria ver o carro em detalhes!!

Uno 1.5R prata 1989 com ar quente:http://www.pastorecc.com.br/veiculo/uno-15-r

Uno 1.5R vermelho 1989 com ar quente:https://www.webclassicos.com.br/produto ... no-1989-2/

Uno 1.5R amarelo 1989 com ar condicionado:http://www.essevaleumafoto.com/2013/04/ ... -1989.html
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
É mesmo, Júlio também estava reparando nessa diferença no R para o Top. A hipótese que tenho, é que o Sevel 1.5 do R é diferente do Top. Então, motor do R talvez viesse com saídas prontas para o sistema de ar quente no bloco/radiador, e o do Top não. Para equipar o Top com esse acessório, a fábrica (ou concessionária) teve a ideia simples de secionar a mangueira-mestra e adicionar um T, saída d'água para o ar quente. E isso, parece que vale também para o Prêmio CSL. Veja esse, jampeado.

Imagem

Em todo caso, o importante é ser original e funcionar...
Sua manopla é do câmbio de 5 m do Uno CS fim de 80, compartilhada também com os CS Top. É um pouquinho diferente dos 1.5 R das fotos.
No caso, você podia dar uma olhada dentro do coletor de ar do seu Top e colocar uma foto, se der? Acho que as mangueiras do ar quente devem ter as pontas conectadas lá dentro. E algumas peças do A/C também ficam lá, quem sabe ainda estão.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
É mesmo, Júlio também estava reparando nessa diferença no R para o Top. A hipótese que tenho, é que o Sevel 1.5 do R é diferente do Top. Então, motor do R talvez viesse com saídas prontas para o sistema de ar quente no bloco/radiador, e o do Top não. Para equipar o Top com esse acessório, a fábrica (ou concessionária) teve a ideia simples de secionar a mangueira-mestra e adicionar um T, saída d'água para o ar quente. E isso, parece que vale também para o Prêmio CSL. Veja esse, jampeado.

Imagem

Em todo caso, o importante é ser original e funcionar...
Sua manopla é do câmbio de 5 m do Uno CS fim de 80, compartilhada também com os CS Top. É um pouquinho diferente dos 1.5 R das fotos.
No caso, você podia dar uma olhada dentro do coletor de ar do seu Top e colocar uma foto, se der? Acho que as mangueiras do ar quente devem ter as pontas conectadas lá dentro. E algumas peças do A/C também ficam lá, quem sabe ainda estão.
As mangueiras minhas está ligada no coletor de admissão eu falei que estava no coletor de ar, creio que quando for ar quente ela seja ligada ali, pois parece que o Top da poaparts esta indo na mesma direção.
Imagem
Imagem

Agora o meu coletor de ar tem algo a mais, esse aqui foi tirado de um uno 1.5R creio que não tinha nem ar quente nem A/C
Imagem

Agora a onde tá esse círculos vermelho o meu os 2 lados então aperto só que estão tampado com durepox e creio que ali saia as tubulação do A/C ou pelo menos na foto do 1.5R com A/C da impressão que sai da li.
Imagem

Será que isso solucionara o caso se tem A/C ou não
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Muito esquisito isso! O que você deve descobrir agora é se essa água circula no coletor, e retorna ao radiador pela segunda mangueira, ou se são ponto cegos, que usaram para bloquear as mangueiras?
Nos carros a álcool é comum haver água circulando na base do carburador/coletor, (no meu Uno SX é assim) mas usar o sistema de ar quente para cumprir esse papel, parece uma tremenda gambiarra. Inclusive, deu para ver outra, num parafuso que tampa uma mangueira de borracha, bem na primeira foto.
Quanto a outra peça, enferrujada, parece a coifa/coletor de escape; não sei se teria alguma relação com A/C, pelo grau de corrosão ela deve esquentar muito. Dá para ver um 88(?) gravado nela, talvez não seja original do Top. Em todo caso precisamos saber para que servem as saídas tampadas com durepox.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Muito esquisito isso! O que você deve descobrir agora é se essa água circula no coletor, e retorna ao radiador pela segunda mangueira, ou se são ponto cegos, que usaram para bloquear as mangueiras?
Nos carros a álcool é comum haver água circulando na base do carburador/coletor, (no meu Uno SX é assim) mas usar o sistema de ar quente para cumprir esse papel, parece uma tremenda gambiarra. Inclusive, deu para ver outra, num parafuso que tampa uma mangueira de borracha, bem na primeira foto.
Quanto a outra peça, enferrujada, parece a coifa/coletor de escape; não sei se teria alguma relação com A/C, pelo grau de corrosão ela deve esquentar muito. Dá para ver um 88(?) gravado nela, talvez não seja original do Top. Em todo caso precisamos saber para que servem as saídas tampadas com durepox.
Aquela mangueira tampada na foto é de uma peça que eu não sei o nome que a função é ajudar o carro a álcool a ligar mais fácil no frio, sim tem um 88 gravado nela e agora a saída com durepox creio que servé pra alguma coisa pois não era todos que tinha por isso acho que deve se do ar quente ou A/C
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:Aquela mangueira tampada na foto é de uma peça que eu não sei o nome que a função é ajudar o carro a álcool a ligar mais fácil no frio, sim tem um 88 gravado nela e agora a saída com durepox creio que servé pra alguma coisa pois não era todos que tinha por isso acho que deve se do ar quente ou A/C
Não seria a válvula Termac, (aquela que fica bem na entrada do filtro de ar)?
E como é o funcionamento do seu Sevel, ele liga e funciona bem?
Você tem razão, essa tampa de Durepox, não é por acaso.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:Aquela mangueira tampada na foto é de uma peça que eu não sei o nome que a função é ajudar o carro a álcool a ligar mais fácil no frio, sim tem um 88 gravado nela e agora a saída com durepox creio que servé pra alguma coisa pois não era todos que tinha por isso acho que deve se do ar quente ou A/C
Não seria a válvula Termac, (aquela que fica bem na entrada do filtro de ar)?
E como é o funcionamento do seu Sevel, ele liga e funciona bem?
Você tem razão, essa tampa de Durepox, não é por acaso.
Não é aquela que fica presa na parece Onde o ar entra pra ir pra dentro do carro quando você quer desembarcar o vidro olha na foto do 1.5r amarelo só saia nos a álcool não sei se desde 84 já vinha mas esse é a função e não afeta pra andaresolver.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Júlio, pensando melhor, seu circuito de ar quente devia funcionar mais ou menos assim: a água vinha da mangueira mestra do radiador, entrava de um lado do coletor de admissão, saia no outro, ia para o radiador do ar quente, circulava lá e retornava para a segunda mangueira mestra do radiador.
Quando retiraram o radiador do ar quente, ligaram as pontas das mangueiras direto no coletor, para não atrapalhar o aquecimento do motor. Sabemos como os mecânicos são criativos, mas fazer um sistema de aquecimento para o coletor a partir do ar quente é demais... Provavelmente, ele já fazia parte do circuito.
Essa é uma hipótese; precisamos achar o esquema de mangueiras do Sevel 1.5 álcool, para ter certeza.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Júlio, pensando melhor, seu circuito de ar quente devia funcionar mais ou menos assim: a água vinha da mangueira mestra do radiador, entrava de um lado do coletor de admissão, saia no outro, ia para o radiador do ar quente, circulava lá e retornava para a segunda mangueira mestra do radiador.
Quando retiraram o radiador do ar quente, ligaram as pontas das mangueiras direto no coletor, para não atrapalhar o aquecimento do motor. Sabemos como os mecânicos são criativos, mas fazer um sistema de aquecimento para o coletor a partir do ar quente é demais... Provavelmente, ele já fazia parte do circuito.
Essa é uma hipótese; precisamos achar o esquema de mangueiras do Sevel 1.5 álcool, para ter certeza.
Mas e sobre o coletor de ar que está tampado com durepox, pois como você viu na foto de um não é todos que tem o furo e creio que seja algum adicional que foi adicionado à ele, e a base que segura o tampao traseiro a minha e original e tavá escrito Fiat mas tinha uma letra igual nos vidros um lado era letra D e o outro lado E significa alguma data ou só tá aí por estar.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:

Sim, nem todos coletores de ar tem esse furo. Precisamos descobrir para que servem, mas pode mesmo ser do circuito A/C. Agora, qual a data do seu coletor de admissão?
D e E isolados, numa peça significa Esquerda e Direita.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder