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Uno S 1.3 1989/1990 - "Viatura"

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Geraldo.
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Ótima dica, Wallace, muita gente tem o mesmo problema com esses faróis enormes do Uno. E a vantagem é que não perde o recurso da regulagem.
As buzinas ficam em baixo, na longarina transversal inferior. É só olhar no espaço entre o motor e o radiador, na direção do chão. Pelo menos, no meu é assim.
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Geraldo.
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Eu manteria... Ela é colada no fundo e deve se quebrar, na hora de tirar. Só justificaria retirar se houvesse sinais de corrosão no fundo. Até porque, o material, original, é de qualidade, reduz o ruído e o calor no interior do carro.
Agora, a carroceria está excelente, o pessoal do exército merece os parabéns. Esse é um carro que foi bem usado!
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fiatwill
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O local original da buzina é atrás do parachoque dianteiro, abaixo do farol direito.

Sobre a seta, provavelmente o defeito tá na chave (mal-contato). O relê fica na própria chave, ali atrás do volante.
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wallaceparaizo
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Geraldo. escreveu:Eu manteria... Ela é colada no fundo e deve se quebrar, na hora de tirar. Só justificaria retirar se houvesse sinais de corrosão no fundo. Até porque, o material, original, é de qualidade, reduz o ruído e o calor no interior do carro.
Agora, a carroceria está excelente, o pessoal do exército merece os parabéns. Esse é um carro que foi bem usado!
Boa noite Geraldo, obrigado pela opinião. Realmente concordei com vc sobre a manta original. Porém resolvi mecher um pouco para tentar ver o fundo do assoalho. quando levandei vi vários indícios de corrosão. Aí resolvi retirar e realmente por baixo ja estava virando uma terra verde e estava muito quebradiço. Infelizmente achei melhor limpar para evitar futuros transtornos:
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A lavagem do tapete:
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O antes e o depois:
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Novidade da viatura: Já está em meu nome e licenciada 2020 :P
Esses dias ficará pronta a placa nova.
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wallaceparaizo
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Na desmontagem da soleira descobri esse ponto de ferrugem sob a borracha inferior da porta:
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Amigos, o que vcs acham q devo fazer para evitar o avanço da ferrugem?
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wallaceparaizo
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fiatwill escreveu:O local original da buzina é atrás do parachoque dianteiro, abaixo do farol direito.

Sobre a seta, provavelmente o defeito tá na chave (mal-contato). O relê fica na própria chave, ali atrás do volante.
Mais um capítulo da seta: Estava mechendo no botão do pisca alerta (dei um meio acionamento) e de repente a seta funcionou (para os dois lados), o marcador de combustível começou a marcar, a luz do freio de mão voltou a funcionar e a luz da pressão do óleo também. Porém tudo isso só funcionou no breve instante que fiquei segurando o botão. Desconfiei do botão do pisca. Fui na auto peças e por R$ 56 comprei um botão novo. Porém ao instalar não teve nenhuma diferença. Ainda foi preciso segurar o botão do alerta meio acionado:
Aqui seta acionada chave virada e nada funcionando (pois não apertei o pisca alerta):
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Agora com o alerta meio acionado e tudo funcionando:

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Minha desconfiança: É que todos esses problemas (seta, freio, óleo e marcador de combustível) estejam relacionados, provavelmente compartilham algum terra. Daí ao apertar meio botão eu fecho o sistema do alerta (que não depende da chave), com esses outros sistemas. O detalhe é que tudo isso (seta, freio, óleo e marcador de combustível) funciona mesmo com a chave desligada (caso o botão do alerta esteja meio apertado). Amanhã vou tentar inspecionar melhor os fios.

A buzina não funcionou. Parece que o carro está sem buzina, pois não encontrei.
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Geraldo.
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Olá, Wallace,
De fato, não tinha jeito e precisava limpar mesmo. Depois você pode colocar outra manta no lugar, vende em lojas de acessórios.
Quanto ao buraco na soleira, é um ponto crítico de corrosão no Uno. O meu também tem, quase no mesmo lugar, só que menor. Tem que tirar a ferrugem, pintar e fechar (eu uso massa durepox).
Já essa questão elétrica, você conferiu os fusíveis? Quando queima, o carro fica estranho, também.
Mas, faz sentido essa questão do terra. Nas "quinas" do cofre, junto às setas, ficam as conexões de terra geral, você pode fazer uma inspeção lá.
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RE-FIAT
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Wallace,

ótimo serviço no interior do carro! show!

quanto ao farol, boa ideia na adaptação das buchas... é um ponto fraco destes faróis!

ao invés de tentar restaura-los, tem estes novos pra vender, são ARTEB:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 3839090408
Renato
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Geraldo. escreveu:Olá, Wallace,
De fato, não tinha jeito e precisava limpar mesmo. Depois você pode colocar outra manta no lugar, vende em lojas de acessórios.
Quanto ao buraco na soleira, é um ponto crítico de corrosão no Uno. O meu também tem, quase no mesmo lugar, só que menor. Tem que tirar a ferrugem, pintar e fechar (eu uso massa durepox).
Já essa questão elétrica, você conferiu os fusíveis? Quando queima, o carro fica estranho, também.
Mas, faz sentido essa questão do terra. Nas "quinas" do cofre, junto às setas, ficam as conexões de terra geral, você pode fazer uma inspeção lá.
Obrigado Geraldo pelas dicas e por passar sua experiência. Vou fazer um reparo artezanal lixando bem a ferrugem antes de aplicar o durepox.

Sobre a seta tenho novidades. Já posso adiantar que está tudo funcionando agora, exceto buzina. Estudei bastante e consegui fazer várias verificações. Não sei se aqui podemos compartilhar vídeo do Youtube. Qualquer coisa podem moderar meu texto.
Começei estudando estes vídeos pois desconfiei de algo relacionado ao pisca alerta :

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fvl9KzmEATg[/youtube]


Daí resolvi soldar 2 fios em uma lâmpada 12 volts para fazer uma lâmpada de teste:
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Utilizei numa ponta um jacaré para aterrar no carro (negativo) e uma ponta de multímetro velha para testar os positivos nos conectores.
Com o teste concluí que não havia positivo na saída da seta (que é pós chave). A partir daí fiz uma ponte com um positivo direto do pisca alerta e funcionou a seta:
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Fiquei desconfiado da chave comutadora da ignição.
Aí assisti o ótimo vídeo abaixo e consegui fazer todos os testes com a lâmpada de teste e concluí que não havia problemas com os positivos pós chave da ignição:

Aí fiquei num dilema: Já havia conferido fusíveis da seta, lanternas e tudo relacionado a luzes. Aí resolvi aplicar o que tinha aprendido no vídeo (testar os positivos do fusível com ele no lugar utilizando a lâmpada de teste) e em um determinado fusível, só tinha positivo em um lado.
O fusível em questão era o servizi services, o terceiro de baixo para cima na fileira mais a direita:
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Ou seja o Geraldo matou a charada!
Abaixo o fusível queimado:
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No final das contas era apenas um fusível. Fica aí um alerta e uma lição. Qualquer problema elétrico teste todos os fusíveis e não apenas os fusíveis que são mais óbvios. Passou pela minha cabeça levar em uma auto elétrica, porém devido a simplicidade do Uno tive coragem de tentar. Mas mesmo sendo apenas o fusível, o problema trouxe muitos aprendizados.
Editado pela última vez por wallaceparaizo em 30/04/20, 01:08, em um total de 2 vezes.
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wallaceparaizo
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RE-FIAT escreveu:Wallace,

ótimo serviço no interior do carro! show!

quanto ao farol, boa ideia na adaptação das buchas... é um ponto fraco destes faróis!

ao invés de tentar restaura-los, tem estes novos pra vender, são ARTEB:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 3839090408
Boa noite Renato. Obrigado. Gostei da dica. Assim que resolver todos os problemas vou partir para a estética e com certeza ficaria muito bom. Até pq meus cibiê não tem a presilha que prende a lâmpada. Fixei as lâmpadas com fita dupla face 3M para usar o carro com segurança.

O despachante marcou para amanhã pela manhã a instalação das novas placas. Surpreendentemente não serão placas padrão Mercosul. Segundo o despachante por o veículo estar mudando da categoria oficial para particular o sistema não liberou placa Mercosul. Não sei se fico feliz ou triste. No fundo não gosto das novas placas, porém seria menos um gasto quando elas forem obrigatórias.
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