Olá, amigos do Clube do Uno Brasil!
Há algum tempo, meu pai vinha dizendo que o freio do carro estava ficando pesado, e exigia força na hora de frear. Isso era estranho, porque os freios do Uno sempre foram eficientes. Quando tiramos a roda para checar, o disco de freio parecia com uma boa espessura, embora um pouco enferrujado. Olhando com mais atenção, vimos que o problema era nas pastilhas de freio, que estavam ressecadas e num processo estranho de desagregação. Fragmentos dela tinham se soltado, reduzindo a área de contato com o disco. Nunca tinha visto essa situação!
A solução seria mesmo trocar o jogo de pastilhas, então aproveitamos o trabalho para fazer uma revisão completa no sistema de freios do Uno SX. Foi uma manutenção mecânica que deu para fazer aqui em casa, mesmo.
Primeiro compramos um jogo de pastilhas COBREC modelo TEVES, dois mangotes dianteiros, um jogo de lonas para o freio traseiro, e um frasco de fluido.
Depois retiramos a roda e começamos o trabalho.
A pinça de freio TEVES liberada.
Não foi difícil retirar as pastilhas velhas. Nem colocar a pastilha interna presa por grampos ao cilindro. Notem a diferença entre as peças.
Pastilha velha FRASLEE se desagregando e a área menor de contato com o disco.
Pastilha nova COBREC.
Com o dreno aberto, empurrando o cilindro do freio para trás, a fim de abrir espaço para a pastilha externa. Apesar de aparecer na prensa, a
pressão para isso é pequena, quase pode ser feita na mão.
As duas pastilhas no lugar. A externa deu mais trabalho e precisou de jeito: Enquanto uma pessoa força a abertura das “mandíbulas” da
pinça, a outra coloca a pastilha horizontalmente e depois vira para encaixar nas guias.
Trocamos também o mangote, já estava na hora.
Fazendo a sangria, para retirar o ar do circuito.
Testando o funcionamento com o motor ligado: tudo certo!
O lado direito foi a mesma situação, as pastilhas também estavam ressecadas e foram trocadas. Com o conjunto instalado fizemos um pequeno teste com o carro na entrada da garagem e deu para sentir uma boa diferença na frenagem.
Depois de pronto o reparo do freio dianteiro, fomos trocar as lonas do freio traseiro, mas isso já é assunto para outra postagem.
Como disse no começo, apesar de nunca termos feito este trabalho no Uno antes, não foi difícil, porque é um carro de fácil manutenção. Nesse caso, é necessário tempo, método e muita atenção, pois o freio é item de segurança! O inconveniente é a sujeira do trabalho: o pó marrom, do freio está em todo lugar. É preciso cuidado, com o estofamento, pois as mãos e roupas ficam num estado...
Abraço,
Geraldo.