Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:

Sim, nem todos coletores de ar tem esse furo. Precisamos descobrir para que servem, mas pode mesmo ser do circuito A/C. Agora, qual a data do seu coletor de admissão?
D e E isolados, numa peça significa Esquerda e Direita.
Tem um 9 no coletor de admissão mas o mês não dá para ver pois degastou e o lugar não é muito bom mas vou ver se tiro uma foto amanhã. O problema é descrir porque serve esse furo já é difícil se achar um Sevel com A/C e essa informação ninguém sai falando por ai
Avatar do usuário
Thiago Oliveira 2018
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 144
Registrado em: 05/03/18, 01:03
Carro: Uno Mille Eletronic 93
Localização: Olímpia - SP

E se olhar o no multfiat? Tirei muitas duvidas neste site. http://www.clubedotempra.com.br/multifi ... t_uno.html

Esquema do A/C

http://www.clubedotempra.com.br/multifi ... 5040c.html
Imagem
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Thiago Oliveira 2018 escreveu:E se olhar o no multfiat? Tirei muitas duvidas neste site. http://www.clubedotempra.com.br/multifi ... t_uno.html

Esquema do A/C

http://www.clubedotempra.com.br/multifi ... 5040c.html
Vou ler com calma depois mas parece ter muitas informações, mas o ruim já é difícil achar um Top ou até um sevel com A/C e por ser um opcional na época nem todos tinha mas creio que meu no meu caso ele foi tirado durante sua vida tem alguns sinais que ele possa ter tido A/C mas por exemplo o carburador pra A/C já é diferente que tem uma válvula pra na marcha lentá ele aumenta o giro e o meu já tiraram esse carburado mas tem um sinal do tamanho do radiador sinais de mangueiras tampadas mas vocês estao me ajudando de mais espero um dia ter a chance de mostrar ele placa preta.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Boa dica, Thiago, esse site é excelente!
Julio, então seu coletor de admissão é original do carro, e as entradas para as mangueiras não devem ser adaptadas; aquela durepox é só para melhorar a vedação.
Já aqueles furos vedados na base do outro coletor continuam misteriosos. Esse é o esquema geral do A/C Uno e pode ver que o coletor não entra em nenhum momento, até porque o A/C funciona num sistema hermético de gás comprimido e gelado, circula-lo no ponto mais quente do motor não faria muito sentido, na minha opinião...
Imagem
Esses furos devem servir para outra coisa, as vezes como suporte de outra peça.
Agora, pode olhar dentro da caixa de ventilação se tem algum vestígio do condensador lá dentro?
Queremos ver o Top placa preta, o seu tem que se salvar, para contar a história.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:Boa dica, Thiago, esse site é excelente!
Julio, então seu coletor de admissão é original do carro, e as entradas para as mangueiras não devem ser adaptadas; aquela durepox é só para melhorar a vedação.
Já aqueles furos vedados na base do outro coletor continuam misteriosos. Esse é o esquema geral do A/C Uno e pode ver que o coletor não entra em nenhum momento, até porque o A/C funciona num sistema hermético de gás comprimido e gelado, circula-lo no ponto mais quente do motor não faria muito sentido, na minha opinião...
Imagem
Esses furos devem servir para outra coisa, as vezes como suporte de outra peça.
Agora, pode olhar dentro da caixa de ventilação se tem algum vestígio do condensador lá dentro?
Queremos ver o Top placa preta, o seu tem que se salvar, para contar a história.

Olhei na caixa de ventilação não encontrei nenhum condensador.
Fui tentar tirar as mangueiras para ver se a água circula lá dentro mas não consegui pensei que as braçadeira que tava segurando mas só ta ali de infeite as mangueiras giram em falso.
Imagem

E no meu coletor tem outro furo que não entendi o motivo dele estar ali talvez tinha uma mangueira ali ligada no A/C pra dai passava pelo compressor e gelava o ar mas que ta muito misterioso ta.
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
O condensador é essa peça:

Imagem

Ela vai dentro da caixa coletora de ar (embaixo da grelha do capô). Se não está é porque foi removida, junto com o resto do sistema de A/C. Muito ruim, pois é peça difícil de achar.
Já, a mangueira de água deve ser presa numa ponta tipo "plug", sai com jeito.
Bom, agora peço para você colocar uma foto da caixa de fusíveis do seu Top, vamos ver se o relê do A/C continua lá...
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
O condensador é essa peça:

Imagem

Ela vai dentro da caixa coletora de ar (embaixo da grelha do capô). Se não está é porque foi removida, junto com o resto do sistema de A/C. Muito ruim, pois é peça difícil de achar.
Já, a mangueira de água deve ser presa numa ponta tipo "plug", sai com jeito.
Bom, agora peço para você colocar uma foto da caixa de fusíveis do seu Top, vamos ver se o relê do A/C continua lá...
No meu só tem uma ventoinha.
Imagem

Meu carro tem bastante coisa original mas pela bagunça tenho certeza que já mexeram nesses fios.
Imagem
Imagem
Imagem

É impressão minha ou na 2 foto tem uma foto de uma porta será que ele tem trava elétrica que nem o 1.5r?
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
O MultiFiat disse que o relê do A/C ficava na caixa de fusíveis. Na sua, dá para ver dois relês, mas, não estou conseguindo identificar se um deles é do A/C. Os outros pontos estão todos abertos.
Aliás, tem várias tomadas desconectadas nesse chicote, inclusive uma grande, que aparece a esquerda. Tem que descobrir de onde elas vem, mas, podem muito bem ser do A/C removido.
Esse ícone da porta, na caixa de fusíveis, é dos vidros elétricos.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
O MultiFiat disse que o relê do A/C ficava na caixa de fusíveis. Na sua, dá para ver dois relês, mas, não estou conseguindo identificar se um deles é do A/C. Os outros pontos estão todos abertos.
Aliás, tem várias tomadas desconectadas nesse chicote, inclusive uma grande, que aparece a esquerda. Tem que descobrir de onde elas vem, mas, podem muito bem ser do A/C removido.
Esse ícone da porta, na caixa de fusíveis, é dos vidros elétricos.
Então os vidros elétricos foram removidos também, acho que firemos outra descoberta porque o da poa parts era mais manual que nem o meu. E o que significa o servi service acho que ta na primeira foto. E no motor tem muito fio soltô também que não sei a Onde ele é lirado mas não atrapalha o funcionamento do carro.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Não, Júlio, eu estava enganado, esse ícone é das travas elétricas mesmo, o do vidro elétrico é igual, mas tem uma setinha para cima e baixo. É o primeiro da direita, na fileira de cima.
Retire o fusível da trava elétrica e veja se tem contatos em baixo. A caixa de fusíveis do meu Uno SX até tem um, de 30 A no mesmo espaço, mas o carro não usa esse acessório, por isso, a sede não tem contatos. O fusível fica só para constar:

Imagem

Dê uma olhada quais fios no cofre estão desconectados e se eles têm as mesmas cores dos que ficam soltos debaixo do painel. Se não atrapalha o funcionamento do carro e porque eles eram de acessórios, melhor ainda se forem do A/C. Dependendo, você pode até consultar um eletricista.
Servize/serviços:
Imagem
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder