Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Não, Júlio, eu estava enganado, esse ícone é das travas elétricas mesmo, o do vidro elétrico é igual, mas tem uma setinha para cima e baixo. É o primeiro da direita, na fileira de cima.
Retire o fusível da trava elétrica e veja se tem contatos em baixo. A caixa de fusíveis do meu Uno SX até tem um, de 30 A no mesmo espaço, mas o carro não usa esse acessório, por isso, a sede não tem contatos. O fusível fica só para constar:

Imagem

Dê uma olhada quais fios no cofre estão desconectados e se eles têm as mesmas cores dos que ficam soltos debaixo do painel. Se não atrapalha o funcionamento do carro e porque eles eram de acessórios, melhor ainda se forem do A/C. Dependendo, você pode até consultar um eletricista.
Servize/serviços:
Imagem
Olhei o fusivel é um 20a só que não consigo ver se passa fio por trás dele pela bagunça que está.Tentei tirar uma foto melhor dos relê não sei se vai adiantar alguma coisa mas não custa tentar.
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

[quote="Julio Silva"][/quote]

Tem que ver se o fusível da trava é encaixado em dois terminais de metal ou de plástico...
Parece que o suporte com os relês prossegue por debaixo do painel, a foto está melhor, mas ainda não consegui identificar o do A/C. Seria algo assim: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 606542-_JM, ou assim: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 841270-_JM a menos que esse todo escrito em branco faça o papel. Aí, precisamos de alguém com mais conhecimento, no sistema elétrico do A/C.
A sua caixa de fusíveis vem marcada com 9H, embaixo do parafuso de fixação esquerdo?
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:

Tem que ver se o fusível da trava é encaixado em dois terminais de metal ou de plástico...
Parece que o suporte com os relês prossegue por debaixo do painel, a foto está melhor, mas ainda não consegui identificar o do A/C. Seria algo assim: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 606542-_JM, ou assim: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 841270-_JM a menos que esse todo escrito em branco faça o papel. Aí, precisamos de alguém com mais conhecimento, no sistema elétrico do A/C.
A sua caixa de fusíveis vem marcada com 9H, embaixo do parafuso de fixação esquerdo?
Pelo desenho desse relê qual a função dele, parece que mais pra cima tem mais rele só que não dá pra ver teria que arrancar o painel.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
É esse aqui, e não está claro para que serve, existem vários vendendo no Mercado Livre.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 4707767980
Acho que não precisa tirar o todo painel, basta soltar os dois parafusos que seguram a caixa de fusíveis e ela desce. Só tem que tomar cuidado com os terras e para não aumentar a confusão dos fios. Veja se vale a pena, antes...
A ideia era comparar as grades do Uno SX com o Top, ver quais pontos que estão abertos no SX, e ocupados no Top. Mas a disposição dos relês é diferente nos dois modelos, não dá para comparar. Então fica difícil, para nós leigos, saber qual dos relês é do A/C, a menos que esteja explícito na peça.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
É esse aqui, e não está claro para que serve, existem vários vendendo no Mercado Livre.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 4707767980
Acho que não precisa tirar o todo painel, basta soltar os dois parafusos que seguram a caixa de fusíveis e ela desce. Só tem que tomar cuidado com os terras e para não aumentar a confusão dos fios. Veja se vale a pena, antes...
A ideia era comparar as grades do Uno SX com o Top, ver quais pontos que estão abertos no SX, e ocupados no Top. Mas a disposição dos relês é diferente nos dois modelos, não dá para comparar. Então fica difícil, para nós leigos, saber qual dos relês é do A/C, a menos que esteja explícito na peça.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Encontrei um Top e eu fico impressionado, porque todos os top que vejo são tudo esse controle de ventilação do Mille/S o uno que vi com outro controle diferente foi o da poa parts, não sei o que aconteceu porque o meu ta os dos desmanche que você mandou também está, intendo que o A/C era opcional mas todos estar com o mesmo painel é muito estranho, ta parecendo quando da problema no carro de fabrica e mandam todos que compraram o modelo voltar na fabrica para trocar a peça, mas é muito estranho. Eu queria ver o motor desse Top só que como não vou comprar acho chato pedir foto do motor mas ta ai uma ideia, outra coisa também os bancos nunca estão o original não sei o que os donos de Top fizeram.Eu decidi que não vou mexer nos fios não porque já ta uma bagunça e seu eu piora eu vou ficar bravo comigo vou tentar arrumar e vou piorar se você puder mandar uma foto dos rele que esta no seu e vou comparar para ver se tem a mesma quantidade apesar de serem versões diferentes vai que bate, pois querendo ou não o Sx era um civil "esportivo".
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Imagem

Ok, mexer na caixa de fusíveis sem precisar não é bom.
A foto é aquela mesma; ali aparecem todos os relês da caixa de fusível. São quatro relês, todos originais, e um espaço vazio com encaixes, mas sem contatos. O único deles que conheço o uso é o relê inferior esquerdo, da resistência térmica do vidro traseiro. Lembrando: meu SX não tem A/C, trava, nem vidro elétrico, que em 1984 ainda não existiam.
Também estou achando esquisito isso. Deve ser que o Top vinha de fábrica com os acessórios, (A/C, ar quente), e como eles são muito cobiçados, os donos negociam em separado, colocando o controle do Uno S no lugar. Não é possível que uma série especial venha assim de fábrica; no mínimo tinha que usar o ventilador de duas velocidades. Pelo menos o seu, foi claramente trocado, com a data de 1990.
Bem, agora podemos explorar outro lugar. Você precisa retirar a tampa do painel de controle ventilação para observarmos três coisas: o número de lâmpadas para iluminação interna, o comprimento dos fios do isqueiro e quantos fios têm nos terminais do interruptor . São pontos que variam do A/C para o ventilador simples.
(E só remover os botões de borracha, os dois parafusos Philips e puxar a tampa pelo orifício do isqueiro. Tem duas garrinhas em cima, mas sai fácil. Maiores informações aqui: viewtopic.php?f=6&t=4839&start=130 )
É o último teste...
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Mais uma prova que não é original dele, essa dai é a tampa que eu arranquei.
Imagem

Tá com cinco fio dois verde, 2 preto e um amarelo que é da luz do cinceiro, mas não consegui ver muito bem mas esse chicote ta dividido em dois e não sei se fizeram isso para ligar o radio.
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Muito bom, isso não é original mesmo!
O isqueiro do meu SX também usa fios duplos, acho que é da fábrica, essa ligação.
Bem, agora remova o interruptor do ventilador, preso por dois parafusos, e veja quantos fios vão ligados nele.
Existe mais uma lâmpada, que ilumina o acrílico com o símbolos do ventilador. Ela vai conectada nos dois terminais, amarelo e preto, que aparecem saindo naquela janela pequena. Veja se os encontra também, aí.

Imagem
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

A luz do meu já não existe mais, pra você te uma ideia não tem nem o fio da luz, só se cortaram ele não sei o que aconteceu. A unica diferença é que nos fios que liga e desliga a ventoinha o meu são azuis e o seu são amarelos não sei se muda alguma coisa mas não custa tentar. Teria que aparecer mais alguém que tenha um Top porque o meu ta difícil achar se é original ou não.
Imagem
Responder