E dae gurizada!
Tudo blz?
Gente preciso de uma ajuda de vocês em Novembro ou Dezembro vou levar o Prêmio para funilaria e pintura, minhas duvidas são, o que significa pintura com base poliéster e pintura em pu? Qual a delas seria a melhor? Quais as marcas de tintas e vernizes de boa qualidade?
Abraço a todos.
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Tipos de Pintura.
- ChrisCXS
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Christian Schiavo
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E ai CHRIS beleza!ChrisCXS escreveu: o que significa pintura com base poliéster e pintura em pu? Qual a delas seria a melhor? Quais as marcas de tintas e vernizes de boa qualidade?
Abraço a todos.
Pintura Poliéster, é a mais usada hoje em dia em carros, é uma tinta bem fina e finalizado com verniz BI-COMPONENTE (verniz+catalizador). O verniz proporciona mais brilho e durabilidade a pintura.
Pintura PU é mais antiga, substituiu a mais antiga ainda DUCO, ou LACANITROCELULOSE.kkkkkkk
A pintura PU é uma tinta mais grossa, que dispensa o uso de verniz.
A vantagem da POLIÉSTER é a durabilidade e a aparencia (brilho duradouro)
A desvantagem é que tem que ser muito bem preparada, pois aparece qualquer imperfeição na lataria, além do preço ser mais caro.
A vantagem do PU é que cobre mais defeitos de lataria, por ser mais grossa, é mais barata.
A desvantagem é que precisa de cera constantemente, pois perde o brilho fácil e pode manchar se lavada com produtos fortes.
Eu usei no meu carro tinta e verniz da marca DUPONT.
A tinta não tem especificação,apenas a cor mesmo.
já o verniz tem vários códigos, aí vai depender da cor de tinta e do bolso, pois tem verniz de 16,00R$ à 80,00R$ o litro.
o que eu usei foi o 4800 da DUPONT, especial para cores lisas e espelhamento de pintura.
Aqui eu paguei 50,00R$ o litro, usei 5 litros.
Também tem tinta a base de agua, mas é bem mais cara e QUASE igual a poliéster.
Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
- ChrisCXS
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E dae!Robson Becher escreveu:E ai CHRIS beleza!ChrisCXS escreveu: o que significa pintura com base poliéster e pintura em pu? Qual a delas seria a melhor? Quais as marcas de tintas e vernizes de boa qualidade?
Abraço a todos.
Pintura Poliéster, é a mais usada hoje em dia em carros, é uma tinta bem fina e finalizado com verniz BI-COMPONENTE (verniz+catalizador). O verniz proporciona mais brilho e durabilidade a pintura.
Pintura PU é mais antiga, substituiu a mais antiga ainda DUCO, ou LACANITROCELULOSE.kkkkkkk
A pintura PU é uma tinta mais grossa, que dispensa o uso de verniz.
A vantagem da POLIÉSTER é a durabilidade e a aparencia (brilho duradouro)
A desvantagem é que tem que ser muito bem preparada, pois aparece qualquer imperfeição na lataria, além do preço ser mais caro.
A vantagem do PU é que cobre mais defeitos de lataria, por ser mais grossa, é mais barata.
A desvantagem é que precisa de cera constantemente, pois perde o brilho fácil e pode manchar se lavada com produtos fortes.
Eu usei no meu carro tinta e verniz da marca DUPONT.
A tinta não tem especificação,apenas a cor mesmo.
já o verniz tem vários códigos, aí vai depender da cor de tinta e do bolso, pois tem verniz de 16,00R$ à 80,00R$ o litro.
o que eu usei foi o 4800 da DUPONT, especial para cores lisas e espelhamento de pintura.
Aqui eu paguei 50,00R$ o litro, usei 5 litros.
Também tem tinta a base de agua, mas é bem mais cara e QUASE igual a poliéster.
Abraço.
Robson, me ajudou bastante, acho que vou ir com a poliéster mesmo, quero algo que fique com muito brilho e com um acabamento perfeito.
Obrigado, abraços!
Christian Schiavo
Fiat Prêmio S - 1500 - Ano 1992
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- Robson Becher
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OK
Se precisar de alguma dica na reforma, estamos aqui para isso.
Abraço.
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Abraço.
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- ChrisCXS
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Vi o trabalho que vc faz na sua Elba, pretendo fazer isso que vc fez, ou próximo disso heheheheRobson Becher escreveu:OK
Se precisar de alguma dica na reforma, estamos aqui para isso.
Abraço.
Pode me da umas dicas de como vc desmontou o painel?
Christian Schiavo
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E a tinta sintética??
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
- ChrisCXS
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Desconheço DAM, como funciona?DAM escreveu:E a tinta sintética??
Christian Schiavo
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- Robson Becher
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O painel não é tão difícil quanto parece.ChrisCXS escreveu:Vi o trabalho que vc faz na sua Elba, pretendo fazer isso que vc fez, ou próximo disso hehehehe.Pode me da umas dicas de como vc desmontou o painel?
Comece desmontando o volante, depois retire a capa da coluna, a chave de seta,depois o painel de instrumentos, ai já fica só a capa do painel.
A capa tem parafusos por baixo, são 4 por baixo, um em cada canto e 2 ao lado do console central.
Retirando isso, tem mais 3 em cima.
depois disso, tem um dentro do porta luvas.
para soltar os encaixes, vá puxando para tras e para cima com cuidado.
o resto é só ir desligando os chicotes dos comandos que o painel vai sair de boa.
O melhor para fazer isso é sem o para-brisa, se for pintar geral tem que retirar os vidros,no para-brisa é melhor cortar a borracha, pois uma nova custa cerca de 30,00R$ e um para-brisa novo custa 200,00R$.
Lembre-se de marcar os chicotes ou tirar fotos para não esquecer na hora de remontar.
É isso espero que consiga entender.
Qualquer coisa pode perguntar que vou tentar postar umas fotos.
A caixa de ventilação central depois de tirar o painel tem 5 parafusos,
Tem 1 philips em cima na travessa do painel, e 4 de 6mm cabeça 10, no fundo onde prende na parede de fogo.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
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PU não é tinta antiga, muito pelo contrário, é uma das mais modernas atualmente empregadas.
Só que a PU é somente para pintura de cores LISAS. A grande vantagem é não precisar de verniz. A durabilidade da PU é fantástica, pois é uma tinta catalisada. O duro é que tá meio cara a PU ultimamente...
No caso de pinturas perolizadas ou metalicas, usa-se Poliéster e depois verniz PU. (o pessoal chama de bi-componente também). O processo sai mais barato que PU para c or lisa, mas se for metálico não em como fugir...
A tinta mais moderna empregada atualmente é a base de água.
Agora esmalte sintético, DUCO e acrilica são tintas do tempo da vovó... não recomendo!
Eu vou pintar o prêmio em poliéster somente por causa de preço pois uma lata de poliéster custou 26 reais mais uma lata de verniz PU e catalisador 29 reais, enquanto uma lata de PU mais catalisador ficava 70 reais...
Só que a PU é somente para pintura de cores LISAS. A grande vantagem é não precisar de verniz. A durabilidade da PU é fantástica, pois é uma tinta catalisada. O duro é que tá meio cara a PU ultimamente...
No caso de pinturas perolizadas ou metalicas, usa-se Poliéster e depois verniz PU. (o pessoal chama de bi-componente também). O processo sai mais barato que PU para c or lisa, mas se for metálico não em como fugir...
A tinta mais moderna empregada atualmente é a base de água.
Agora esmalte sintético, DUCO e acrilica são tintas do tempo da vovó... não recomendo!
Eu vou pintar o prêmio em poliéster somente por causa de preço pois uma lata de poliéster custou 26 reais mais uma lata de verniz PU e catalisador 29 reais, enquanto uma lata de PU mais catalisador ficava 70 reais...
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Aqui vai um resumo de todas as tintas disponiveis para repintura:
Para definir o processo a ser utilizado é necessário identificar qual o tipo de pintura e de tinta que será utilizada. Conheça os tipos de tintas automotivas disponíveis no mercado:
Esmaltes Sintéticos
Tinta à base de resina alquídica com acabamento Brilhante.
Tecnologia tradicional Secagem lenta Resistência a intempéries Cores sólidas.
Nitrocelulose
Tinta à base de resina nitrocelulose com acabamento semi-brilho.
O brilho final é obtido através de polimento.
Tecnologia tradicional Secagem rápida Resistência a intempéries.
Cores Sólidas Base Poliéster.
Produto à base de resina poliéster
Utilizado como base em sistema dupla camada, necessita da aplicação de verniz para garantir brilho e resistência.
Alta tecnologia Secagem rápida Fosca (sem aplicação do verniz).
Cores sólidas, metálicas peroladas e com efeitos (camaleão, Flake, entre outros).
Poliuretano
Produto à base de resina poliuretana, também conhecido como tinta PU, necessita de catálise e diluição (quando indicado pelo fabricante) para sua aplicação e secagem.
Alta tecnologia Produto bi componente Alto brilho Alta resistência química e a intempéries Cores Sólidas.
Base Água Poliéster
Produto à base de resina poliéster modifica com baixa emissão de VOC (Compostos orgânicos voláteis), disponível em sistema de dupla-camada (base + verniz).
Cores sólidas, metálicas e peroladas.
Alta tecnologia Solúvel em água Secagem rápida Excelente cobertura Baixa emissão de solventes VOC.
Base Água Poliuretano
Produto à base de resina poliuretana modifica e água, solúvel em água de baixa emissão de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), necessita de catálise e diluição (quando indicado pelo fabricante) para sua aplicação e secagem.
Alta tecnologia produto bi componente Alto brilho.
Alta resistência química e à intempéries.
Cores sólidas.
Para definir o processo a ser utilizado é necessário identificar qual o tipo de pintura e de tinta que será utilizada. Conheça os tipos de tintas automotivas disponíveis no mercado:
Esmaltes Sintéticos
Tinta à base de resina alquídica com acabamento Brilhante.
Tecnologia tradicional Secagem lenta Resistência a intempéries Cores sólidas.
Nitrocelulose
Tinta à base de resina nitrocelulose com acabamento semi-brilho.
O brilho final é obtido através de polimento.
Tecnologia tradicional Secagem rápida Resistência a intempéries.
Cores Sólidas Base Poliéster.
Produto à base de resina poliéster
Utilizado como base em sistema dupla camada, necessita da aplicação de verniz para garantir brilho e resistência.
Alta tecnologia Secagem rápida Fosca (sem aplicação do verniz).
Cores sólidas, metálicas peroladas e com efeitos (camaleão, Flake, entre outros).
Poliuretano
Produto à base de resina poliuretana, também conhecido como tinta PU, necessita de catálise e diluição (quando indicado pelo fabricante) para sua aplicação e secagem.
Alta tecnologia Produto bi componente Alto brilho Alta resistência química e a intempéries Cores Sólidas.
Base Água Poliéster
Produto à base de resina poliéster modifica com baixa emissão de VOC (Compostos orgânicos voláteis), disponível em sistema de dupla-camada (base + verniz).
Cores sólidas, metálicas e peroladas.
Alta tecnologia Solúvel em água Secagem rápida Excelente cobertura Baixa emissão de solventes VOC.
Base Água Poliuretano
Produto à base de resina poliuretana modifica e água, solúvel em água de baixa emissão de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), necessita de catálise e diluição (quando indicado pelo fabricante) para sua aplicação e secagem.
Alta tecnologia produto bi componente Alto brilho.
Alta resistência química e à intempéries.
Cores sólidas.