Fiasa stroker, 1.3 ou 1.5 ?
Enviado: 22/10/13, 02:06
Bom, tendo eu desistido por hora da idéia de turbinar, devido a questões de custo e outros fatores que não vem ao caso, decidi recorrer ao plano B, que é aumentar a cilindrada e ganhar alguns cv e principalmente torque, que falta no anêmico Fiasa 1.0 SPI.
Pensei em duas hipóteses, três na verdade, que seriam colocar o bloco 1.3, 1.5 e 1.3 com pistões de UT reaberto pra 1.5 com mais disposição pra girar.
Estou inclinado ao 1.3 devido a R/L favorável, linearidade, torque decente (equivalente ao de um 1.0 moderno, tudo bem) e relativa economia de combustível (um fator essencial, se tratando de um Daily), e o 1.5 apesar de oferecer bom torque e potência (quase 20cv a mais), tem uma R/L péssima, áspero na subida de giro e é gastão, porém existe a possibilidade do 1.3 aberto, sugestão de um preparador Fiat renomado que prometeu desempenho de 1.5R usando álcool e bico do gol 1.6 CLi, além de um motor mais girador, o que me encantou.
A princípio a idéia é a de ter um uno com desempenho melhorado, uma base para futuros upgrades, mas que sirva ao meu propósito de estrada atual! Eu procuro algo semelhante ao desempenho dos Uno 1.3 MPI Argentinos de 66cv, que andam como um fire 75cv, digamos.
No futuro, o próximo passo seria a injeção MPI.
Então, 1.3 ou 1.5 ? Todas as modificações ficariam abaixo dos 2k, motor novo, feito, e montar eu monto na oficina de um parceiro.
Pensei em duas hipóteses, três na verdade, que seriam colocar o bloco 1.3, 1.5 e 1.3 com pistões de UT reaberto pra 1.5 com mais disposição pra girar.
Estou inclinado ao 1.3 devido a R/L favorável, linearidade, torque decente (equivalente ao de um 1.0 moderno, tudo bem) e relativa economia de combustível (um fator essencial, se tratando de um Daily), e o 1.5 apesar de oferecer bom torque e potência (quase 20cv a mais), tem uma R/L péssima, áspero na subida de giro e é gastão, porém existe a possibilidade do 1.3 aberto, sugestão de um preparador Fiat renomado que prometeu desempenho de 1.5R usando álcool e bico do gol 1.6 CLi, além de um motor mais girador, o que me encantou.
A princípio a idéia é a de ter um uno com desempenho melhorado, uma base para futuros upgrades, mas que sirva ao meu propósito de estrada atual! Eu procuro algo semelhante ao desempenho dos Uno 1.3 MPI Argentinos de 66cv, que andam como um fire 75cv, digamos.
No futuro, o próximo passo seria a injeção MPI.
Então, 1.3 ou 1.5 ? Todas as modificações ficariam abaixo dos 2k, motor novo, feito, e montar eu monto na oficina de um parceiro.