Motores Fiasa - Mitos e verdades
Enviado: 27/10/13, 11:35
Como tem-se muitos mitos sobre o excelente motor Fiasa (que muitos metem malho, mas em preparações ele é quase indestrutível com miolo original...) vou colocando alguns mitos e verdades que fui achando no longo de 15 anos de brincadeiras com meus carros, e/ou descobertas de colegas:
Desvendando diferenças entre comandos de válvulas-Fiasa (Dr. 147)
Este é um assunto que sempre é levantado aqui no fórum, uma vez que não existe tabela ou código acerca das características dos diferentes tipos de comandos válvulas fabricados desde o lançamento do fiasa 1050 em 1976 aqui no Brasil, até o término da produção, com o 1.5 em 2003.
Como surgiu a oportunidade de ter em minhas mão um comando de Palio 1.0, que "segundo lendas" deixa o fiasa mais esperto em alta, resolvi juntar mais 3 comandos que tenho aqui e fazer um comparativo:
Na sequência, da esquerda para a direita:
-1.300
-Palio 1.0
-1.5 ano 1991 gasolina
-Samcams F1( 278°)
Na foto abaixo, o cabeçote do 1.300 com um disco de grau impresso em papel, tendo como início da marcação o furo de referência da polia original:
Pra facilitar o entendimento do pessoal, vou postar este desenho pra ilustrar o que se mede em um comando de válvulas:
Vou esclarecer que o método que utilizei para aferir as características dos comando foi bem precária, uma vez que não utilizei instrumentos e ferramentas de precisão (tal como paquímetro, calibre de lâminas, disco de grau profissional), apenas imprimi um disco de grau no papel com graduação de 0° a 360 e todas as legendas pertinentes para medição.
Por este motivo, considere os valores que colocarei abaixo como "aproximados", pode ser que um dia termos ferramentas apropriadas e teremos valores precisos.
Mas adianto que valeu a pena, pois agora pelo menos temos referências comprovadas, vamos a elas:
-Comandos do fiasa 1050, 1300, e 1.5 gasolina carburados apresentaram medias idênticas:
. levante (lift):10mm
. Lob Center 112~114°
. Duração 234° (comando em sí) aferição montado 254°
Diagrama do comando original fiasa 1050/1.300, tirado do manual:
- Comando Palio 1.0 (cód 27k8)
. levante (lift): 10mm
. Lob Center 110~112°
. Duração 234° (comando em sí) aferição montado 254°
-Comando Samcams mod F1
. levante (lift):10.2mm
. Lob Center 108°
. Duração 254° (comando em sí) aferição montado 278°
Qual a conclusão?
O Comando o palio tem duração idêntica ao demais comandos para fiasa, mas tem lob center menor e menor levante.
O lob center menor explica o melhor desempenho em altas rotações, em contrapartida perde-se um pouco de torque.
Acredito que o levante do comando do palio é 1mm menor que os demais por conta da perda de torque que ocorreu pelo fato do menor lob center, pois menor levante aumenta a velocidade de entrada do fluxo pela válvula de admissão e aumenta a contrapressão na válvula de escape, o que faz ganhar torque.
Por isso, não é lenda que o comando do palio pode melhorar um pouco o desempenho do motor em alta, isso é fato.
Abraços a todos!
Desvendando diferenças entre comandos de válvulas-Fiasa (Dr. 147)
Este é um assunto que sempre é levantado aqui no fórum, uma vez que não existe tabela ou código acerca das características dos diferentes tipos de comandos válvulas fabricados desde o lançamento do fiasa 1050 em 1976 aqui no Brasil, até o término da produção, com o 1.5 em 2003.
Como surgiu a oportunidade de ter em minhas mão um comando de Palio 1.0, que "segundo lendas" deixa o fiasa mais esperto em alta, resolvi juntar mais 3 comandos que tenho aqui e fazer um comparativo:
Na sequência, da esquerda para a direita:
-1.300
-Palio 1.0
-1.5 ano 1991 gasolina
-Samcams F1( 278°)
Na foto abaixo, o cabeçote do 1.300 com um disco de grau impresso em papel, tendo como início da marcação o furo de referência da polia original:
Pra facilitar o entendimento do pessoal, vou postar este desenho pra ilustrar o que se mede em um comando de válvulas:
Vou esclarecer que o método que utilizei para aferir as características dos comando foi bem precária, uma vez que não utilizei instrumentos e ferramentas de precisão (tal como paquímetro, calibre de lâminas, disco de grau profissional), apenas imprimi um disco de grau no papel com graduação de 0° a 360 e todas as legendas pertinentes para medição.
Por este motivo, considere os valores que colocarei abaixo como "aproximados", pode ser que um dia termos ferramentas apropriadas e teremos valores precisos.
Mas adianto que valeu a pena, pois agora pelo menos temos referências comprovadas, vamos a elas:
-Comandos do fiasa 1050, 1300, e 1.5 gasolina carburados apresentaram medias idênticas:
. levante (lift):10mm
. Lob Center 112~114°
. Duração 234° (comando em sí) aferição montado 254°
Diagrama do comando original fiasa 1050/1.300, tirado do manual:
- Comando Palio 1.0 (cód 27k8)
. levante (lift): 10mm
. Lob Center 110~112°
. Duração 234° (comando em sí) aferição montado 254°
-Comando Samcams mod F1
. levante (lift):10.2mm
. Lob Center 108°
. Duração 254° (comando em sí) aferição montado 278°
Qual a conclusão?
O Comando o palio tem duração idêntica ao demais comandos para fiasa, mas tem lob center menor e menor levante.
O lob center menor explica o melhor desempenho em altas rotações, em contrapartida perde-se um pouco de torque.
Acredito que o levante do comando do palio é 1mm menor que os demais por conta da perda de torque que ocorreu pelo fato do menor lob center, pois menor levante aumenta a velocidade de entrada do fluxo pela válvula de admissão e aumenta a contrapressão na válvula de escape, o que faz ganhar torque.
Por isso, não é lenda que o comando do palio pode melhorar um pouco o desempenho do motor em alta, isso é fato.
Abraços a todos!