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Motores Fiasa - Mitos e verdades

Enviado: 27/10/13, 11:35
por grtecno®
Como tem-se muitos mitos sobre o excelente motor Fiasa (que muitos metem malho, mas em preparações ele é quase indestrutível com miolo original...) vou colocando alguns mitos e verdades que fui achando no longo de 15 anos de brincadeiras com meus carros, e/ou descobertas de colegas:


Desvendando diferenças entre comandos de válvulas-Fiasa (Dr. 147)



Este é um assunto que sempre é levantado aqui no fórum, uma vez que não existe tabela ou código acerca das características dos diferentes tipos de comandos válvulas fabricados desde o lançamento do fiasa 1050 em 1976 aqui no Brasil, até o término da produção, com o 1.5 em 2003.

Como surgiu a oportunidade de ter em minhas mão um comando de Palio 1.0, que "segundo lendas" deixa o fiasa mais esperto em alta, resolvi juntar mais 3 comandos que tenho aqui e fazer um comparativo:

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Na sequência, da esquerda para a direita:
-1.300
-Palio 1.0
-1.5 ano 1991 gasolina
-Samcams F1( 278°)

Na foto abaixo, o cabeçote do 1.300 com um disco de grau impresso em papel, tendo como início da marcação o furo de referência da polia original:

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Pra facilitar o entendimento do pessoal, vou postar este desenho pra ilustrar o que se mede em um comando de válvulas:

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Vou esclarecer que o método que utilizei para aferir as características dos comando foi bem precária, uma vez que não utilizei instrumentos e ferramentas de precisão (tal como paquímetro, calibre de lâminas, disco de grau profissional), apenas imprimi um disco de grau no papel com graduação de 0° a 360 e todas as legendas pertinentes para medição.

Por este motivo, considere os valores que colocarei abaixo como "aproximados", pode ser que um dia termos ferramentas apropriadas e teremos valores precisos.

Mas adianto que valeu a pena, pois agora pelo menos temos referências comprovadas, vamos a elas:

-Comandos do fiasa 1050, 1300, e 1.5 gasolina carburados apresentaram medias idênticas:
. levante (lift):10mm
. Lob Center 112~114°
. Duração 234° (comando em sí) aferição montado 254°

Diagrama do comando original fiasa 1050/1.300, tirado do manual:

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- Comando Palio 1.0 (cód 27k8)
. levante (lift): 10mm
. Lob Center 110~112°
. Duração 234° (comando em sí) aferição montado 254°

-Comando Samcams mod F1
. levante (lift):10.2mm
. Lob Center 108°
. Duração 254° (comando em sí) aferição montado 278°

Qual a conclusão?

O Comando o palio tem duração idêntica ao demais comandos para fiasa, mas tem lob center menor e menor levante.

O lob center menor explica o melhor desempenho em altas rotações, em contrapartida perde-se um pouco de torque.

Acredito que o levante do comando do palio é 1mm menor que os demais por conta da perda de torque que ocorreu pelo fato do menor lob center, pois menor levante aumenta a velocidade de entrada do fluxo pela válvula de admissão e aumenta a contrapressão na válvula de escape, o que faz ganhar torque.

Por isso, não é lenda que o comando do palio pode melhorar um pouco o desempenho do motor em alta, isso é fato.

Abraços a todos!

Re: Motores Fiasa - Mitos e verdades

Enviado: 27/10/13, 13:35
por grtecno®
Outro mito: AS BIELAS SÃO IGUAIS?

SIM dizem por ai....



CERTEZA???



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Essa é uma biela 1050 (a menor) e 1300 (a maior)...

Re: Motores Fiasa - Mitos e verdades

Enviado: 27/10/13, 13:44
por HelioPistache
Muitissimo interessante essa matéria ,me convém muito GRTECNICO pois tenho um fiasinha 1.3 e vou ver onde acho um lugar pra preparação pois já vou dar um tapinha no motor que já tá cansadinho ... Abração!

Re: Motores Fiasa - Mitos e verdades

Enviado: 27/10/13, 14:35
por GabrielSx
Muito bacana a iniciativa e o conteúdo do tópico!

Se continuar assim merece ser fixado na minha opinião :roll:

Re: Motores Fiasa - Mitos e verdades

Enviado: 27/10/13, 15:57
por turbogogo
eu já imaginava que o que mais muda nos fiasa de uma cc para outra eram as bielas, pois nao vejo outro motivo para se alterar a altura de bloco senão devido às bielas maiores


posso estar errado, mas fiasa, em uma cc menor que a do sevel, aquele gira tanto ou quase tanto quanto este


aquela história do melhor R/L do fiasa ser em 1.4 e tal... no sevel seria em qual cilindrada, alguém sabe?

Re: Motores Fiasa - Mitos e verdades

Enviado: 28/10/13, 08:10
por grtecno®


Aqui um vídeo do colega Fernando Kfouri mostrando o porque não é possível aumentar a cilindrada do motor 1.0 mudando o virabrequim!

Re: Motores Fiasa - Mitos e verdades

Enviado: 28/10/13, 13:01
por Digo Garcia
Um Fiasa 1300 preparadinho fica uma delícia e gira muito bem, é o mais gostoso da linha Fiasa, sem dúvidas.

Re: Motores Fiasa - Mitos e verdades

Enviado: 29/10/13, 10:44
por RafaelGM
Muito show esse tópico, parabéns grtecno!

Re: Motores Fiasa - Mitos e verdades

Enviado: 29/10/13, 14:41
por RE-FIAT
Digo Garcia escreveu:Um Fiasa 1300 preparadinho fica uma delícia e gira muito bem, é o mais gostoso da linha Fiasa, sem dúvidas.

X2! ;)

Re: Motores Fiasa - Mitos e verdades

Enviado: 20/07/14, 11:47
por wil
Prezados,

Este é meu primeiro post aqui, gostaria de tentar sanar uma dúvida.
Tenho um Uno 95, ELX, carburado, com ignição direta. Por motivos alheios à minha vontade, o bicho ficou parado mais de 4 anos e agora estou tentando reativá-lo. O problema é q o carburador (Weber/TLDF) teve a tampa detonada por ferrugem, corrosão...sei lá, uma zica braba. Estou com o mesmo problema no comando.
Já pesquisei no forum e não consegui achar resposta pra essa dúvida sobre o comando de valvulas.

Seguinte: O comando original tem a numeração da Fiat 4 434 535, e só acho pra venda o de nº 4 434 536.
Consegui um de 2ª mão com numeração 4 324 564. Me parece q a angulação é a mesma, não sei. Parece.

Alguém poderia dar uma luz, confirmando se o segundo pode substituir o primeiro ou indicar uma fonte onde eu possa ter uma informação mais precisa?

Muito obrigado e um abraço a todos.