Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Problemas junta de aço

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Pois é galera, depois de 60 dias rodando com o turbo, com 1.8bar de pressão, a junta arregou.

Eu já havia notado que sumia água do reservatório desde que foi turbinado, com junta de aço inox da general escapamentos. Quando a junta chegou, eu notei que os ressaltos que fazem as vedações não eram prensados uniformemente, parecia que o punção em dois cilindros havia prensado de forma inclinada, deixando um lado de dois cilindros com vedação mais baixa... mas mesmo assim montamos.

Nesse final de semana notei que a água era jogada para fora pela tampa do reservatório, e da noite para o dia ela entrava no cilindro por causa da pressão do sistema parado. De manha cedo o carro girava pesado para ligar, como se fosse um motor com muita taxa.

Segunda puxei a vareta do óleo e notei que havia contaminação com água, acredito que depois que eu desligo o motor a água começa a entrar no motor passando pela junta, pela pressão do próprio sistema.

Hoje o mecanico apenas reapertou o cabeçote, já que não tenho outra junta em mãos, e a recomendação para instalação é fazer reaperto após o aquecimento do motor, mas isso não foi feito na época da montagem.


Bom, comprei outra junta, só penso se não valeria a pena fazer os o´rings no bloco, o que acham?
RafaelGM
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 192
Registrado em: 01/03/13, 09:01
Carro: Fiat Uno 1.6 Turbo
Localização: Pelotas - RS

Eu já usei junta General em um Fiasa Turbo e nunca tive problemas, entretanto eu seguido vejo reports de outros proprietários de Sevel turbo tendo problemas na vedação do cabeçote com bloco.
Em contrapartida observa-se por exemplo o Uno do Fernando Kfouri quando estava turbo, que tinha aproximadamente 600cv, usava uma junta metálica de qualidade e prisioneiros no lugar dos parafusos de cabeçote. Estes prisioneiros possuem elasticidade diferenciada e contribuem com a correta vedação do motor. Acredito que antes de chegar ao ponto de mandar colocar orings no bloco, pensar na viabilidade de usar prisioneiros.

- Fiat Uno 1.6 Turbo
- Fiat Elba Top 1994 1.6
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Daredevil666 escreveu:Eu já usei junta General em um Fiasa Turbo e nunca tive problemas, entretanto eu seguido vejo reports de outros proprietários de Sevel turbo tendo problemas na vedação do cabeçote com bloco.
Em contrapartida observa-se por exemplo o Uno do Fernando Kfouri quando estava turbo, que tinha aproximadamente 600cv, usava uma junta metálica de qualidade e prisioneiros no lugar dos parafusos de cabeçote. Estes prisioneiros possuem elasticidade diferenciada e contribuem com a correta vedação do motor. Acredito que antes de chegar ao ponto de mandar colocar orings no bloco, pensar na viabilidade de usar prisioneiros.

Boa, valeu pela dica, vou ver isso, meu mecânico acabou de me ligar dizendo que o carro ficou um tempo funcionando e começou a falhar um cilindro agora... vou apostar primeiro nessa troca de junta, a pior parte é tirar os coletores do lugar, ficou tudo muito apertado.
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Putz, me deu um gelo agora em montar com esta junta.
Ela já esta no lugar com cabeçote apertado e tudo, mas o motor ainda não está funcionando e esta fora do carro.
Eu vou usar 0,5 de pressão será que não seria uma boa usar a junta original?
pois ainda tá desmontado e esta "facil" para trocar.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Robson, não sei se foi só o meu caso, porém quando recebi a junta notei as diferenças nos orings de alto relevo, uma certa disparidade e diferença de relevo para o mesmo cilindro, tipo um lado do cilindro quase sem relevo e outro bem elevado.

Analisando algumas fotos agora vejo que seria um provavel defeito de fabricação, vou ter certeza sábado quando receber a junta nova.

O ideal é reapertar depois.

Com 0.5bar de pressão é tranquilo, não sei se vai conseguir rodar com essa pressão como limite, talvez sua válvula tenha uma regulagem minima um pouco superior a isso, teria que trocar a mola da wastegate se for o caso.. mas duvido que aguente hehehe

Amanhã vão começar a desmontar e vou ter certeza do que aconteceu. Como ocorreu muito depressa depois que limpei todo o sistema de arrefecimento, estou torcendo por não ser nenhuma trinca no bloco ou cabeçote, chego a descartar quaisquer problemas de cabeçote pois nunca deu falta, sempre rodou bem alimentado, certamente quebraria pistão antes.
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Pois é mas como o DAREDEVIL disse , direto leio relatos de SEVEL com problemas de junta de aço, aqui na cidade quem já montou me disse que não presta, já usaram de todas as marcas até mesmo as CIRCELLI que o FERNANDO vende e sempre vaza agua.

Por isso a minha idéia sempre foi rodar com pouca pressão justamente por causa desses problemas.
Já estou desmontando e trocando a junta pela original, não vou correr o risco de ter de desmontar com o motor no carro.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Fernando Kfouri
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 134
Registrado em: 15/02/13, 18:15
Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
Localização: São Paulo - SP

a melhor e a que mais tem tolerancia a empenos é a junta da Cometic Made in USA, custa lá fora por volta de 120 dolares,já usei e recomendo,mas o preço é exorbitante.

esqueça juntas nacionais e argentinas, muitas funcionam mas tudo tem que estar 100% e muitas vezes não observam isso ,por isso não vendo mais,tudo tem sua tolerancia e Brasileiro geralmente não segue isso, usam parafusos velhos,não plainam cabeçote ou bloco,ou fazem em maquinas velhas ou inadequadas,não medem quanto o parafuso entra na rosca do bloco,não limpam a rosca do bloco com um macho,não conferem a altura das guias,não usam torquimetro e outras coisas mais.

esse motor é sensivel nessa parte,tem cabeçote fragil,diametro de cilindros grandes p´a cilindrada que tem,bloco com galerias de agua grandes e parafusos de cabeçote ruins,por exemplo se uma pessoa tem preblema de emorroidas tem que evitar pimenta,comidas defumadas e outras coisa...... então não pode comer qualquer coisa correto? o mesmo se aplica a esse motor,não aceita rugozidade alta no bloco,juntas vagabundas e outras coisas.

opte pelo O´ring que tem tolerancia maior de montagem.

tb não adianta fazer oring sem plainar o bloco e cabeçote,pois esse motor é muito sensivel.....principalmente ao aperto do cabeçote,recomendo apertar com no máximo 100 nm, sempre com parafusos novos ou especiais p´performance e torquimetro aferido.

reparem em varios jogos de juntas completos que muitas vezes não vem com juntas mls (aço) justamente pelos problemas que cito acima, a 8 anos fui a uma palestra de um fabricante de juntas e esse tema foi amplamente discutido.

alguém já viu um aparelho p´medir a rugosidade da plaina do bloco ou cabeçote? sabe pelo menos quais são essas medidas? ou mesmo o nome do aparelho?.................hummmm pode não ser o problema das juntas.........oque acham? perguntem a retifica que prestam servíços p´vc´s se eles sabem disso.


Estamos em um país completamente despreparado p´mexer com automóvel de competição ou repotenciado,acreditem nisso.


o aparelho em questão se chama rugozimetro de comparação superficial, qual mecanico tem? nunca tive problema nenhum com juntas que instalei,só com algumas que vendi, inclusive a ultima está no carro de um membro do clube que foi recem montado, montado a poucos dias pois tinha comprado a anos e estava guardada,tem alguns clientes que rodam a mais de 5 anos sem problema algum e com 3 kg de pressão ou nitro forte.

uma dica p´quem não pode comprar um rugozimetro......tem tb uma fita tipo (pastigage) p´fazer esse tipo de medição é só procurar nos EUA que acha,agora se não sabe oque é plastigage melhor não montar motor repotenciado pois isso é mais veio que andar p´frente.

alguns links p´vc´s

oque é
http://www.juntasillinois.com.ar/--cata ... paso-p.pdf

http://www.youtube.com/watch?v=nHRjjKI-jVs

procedimentos
http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... ?recid=490

o resto tem na net, hoje é muito facil.......dificil era 10 anos atraz rsrsrs.


qualquer duvida estou a disposição p´ajudar todos amigos do clube ok.

ahhh isso não tem nada a ver, mais pode matar muitas charadas na montagem de um motor original e preparado

http://www.mahle.com/C1256F7900537A47/v ... 0parte.pdf
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

pois é Fernando, sou um cara chato, plainei cabeçote, troquei parafusos... mas realmente o negocio é sensível.

hj o bloco vai para a retifica fazer os canais e os aneis de vedação, já vou aproveitar e dar uma geral na parte de bronzinas e bomba de óleo. O serviço aqui é caprichado.

Quanto a bomba de óleo, uso original do sevel ou tem outra de Palio senão me engano que é mais atual???
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Fernando Kfouri escreveu:esqueça juntas nacionais e argentinas, muitas funcionam mas tudo tem que estar 100% e muitas vezes não observam isso ,por isso não vendo mais,tudo tem sua tolerancia e Brasileiro geralmente não segue isso, usam parafusos velhos,não plainam cabeçote ou bloco,ou fazem em maquinas velhas ou inadequadas,não medem quanto o parafuso entra na rosca do bloco,não limpam a rosca do bloco com um macho,não conferem a altura das guias,não usam torquimetro e outras coisas mais.

esse motor é sensivel nessa parte,tem cabeçote fragil,diametro de cilindros grandes p´a cilindrada que tem,bloco com galerias de agua grandes e parafusos de cabeçote ruins.

Exatamente por isso que preferi trocar a junta.
Quanto a parte tecnica citada acima, tudo foi feito.
Parafusos novos da TARANTO roscas limpas com macho, profundidade aferida com paquimetro, Cabeçote e bloco plainados em retifica de renome da cidade.
O problema realmente é o motor que é sensivel a essas tolerancias.
Aqui na cidade tem um pessoal que sempre compra esses tipos de peças,e sempre tiveram problemas, mas não sei como foi a parte tecnica.

Quero deixar aqui meu pedido de desculpas ao FERNANDO KFOURI por ter citado o nome dele.
Não quiz dizer que suas juntas não funcionam, foi apenas uma referencia, todos sabemos que não é voce que as fabrica, apenas revende.

Espero que não tenha me entendido mal.

ABRAÇO.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Fernando Kfouri
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 134
Registrado em: 15/02/13, 18:15
Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
Localização: São Paulo - SP

Opa.... de forma nenhuma levei isso como critica,apenas me referi que muitos não fazem oque deve ser feito fiquem tranquilos,usem bomba de oleo do palio 16v ou linea,troquem o carter tb pois o antigo é mais baixo.

se precisarem de algo contem comigo.
Responder