Vou montar a garagem do Uno e como o pessoal contar um pouca da minha história com o carro.
Final de 2004, estava fazendo 1 ano de empresa e resolvi começar guardar dinheiro para comprar um carro. Confesso que a intenção era comprar um VW, um Gol GTS ou uma Parati GLS 95 de um Sr. que era vizinho do meu trabalho, fiquei 10 meses juntando o dinheiro e esperando achar algo que me agradasse. Sempre que eu saia para fazer os testes de rodagem com os carros da oficina eu subia uma rua perto da firma e via o R parado lá, passava, ficava olhando e finalizava pelo retrovisor... e cada vez que eu passava o R chamava mais minha atenção.
Lembro de um dia, após ter visto o carro mais uma vez, cheguei no trabalho e fui pesquisar sobre o "1.6R Mpi" na internet... ai foi que a decisão foi tomada: Aquele carro vai ser meu.
Conversei com a minha Mãe, ela me deu o maior apoio, minha irmã trabalhava no banco Finasa naquela época e também disse que me ajudaria no que fosse possível. Chegou a hora de convencer o Pai da menina bonita a me conceder a mão dela hahahaha, fui eu lá, conversar com o dono do carro para perguntar se estava à venda.
Entrei na elétrica que ele era proprietário e perguntei quem era o dono, ele veio falar comigo, com um ar meio desconfiado e disse que o carro era da sua esposa, Sra Marília, perguntei se o carro estava a venda e ele me disse que não, que era o carro da sua esposa já por um tempo e ela adorava o carro, nunca havia dado problema e ele tinha certeza que ela não iria se desfazer dele. Agradeci a ele, e disse que se em algum momento eles pensarem em vender que me avisassem. E foi por mais algumas semanas, passando ali e namorando o carro, até que resolvi parar e perguntar de novo (insistência é fundamental hahaha), ela estava lá nesse dia, oharam um para a cara do outro e ele disse a ela: "Vc quer um carro mais novo?" , ela fez cara de paisagem e disse que era melhor pensar no assunto, agradeci e voltei para o trabalho. No outro dia recebo uma ligação, Sr. Giracy pedindo para eu passar na loja dele para conversarmos. Fui eu lá, todo faceiro conversar com eles, Sr. Giracy me disse: "Vamos vender. R$10.000", perguntei o se ele me daria um desconto e ele disse que não, foi argumentar sobre os itens do carro e foi ai que ele me deu a abertura... "Toca cds pioneer, alto falantes pioneer, 6x9, só de som tem R$1000,00", foi ai que eu dei no meio: "Pode tirar e me desconta os R$1000,00" hahaha, fechou! R$9000,00, financiei uma parte e dei a entrada que eu havia guardado. Esperei o dinheiro cair na conta dele para depois ir buscar o carro, enquanto isso foi 2 dias de ansiedade hahaha. Carro pago, hora de trazer para casa, mal chegou em casa e eu já tinha várias coisas em mente. Primeiro passo foi instalar o Autometer que estava guardado a mais de 1 ano esperando o carro, e um filtro de ar tabajara.
Aqui umas fotos logo quando peguei:
Amanhã eu posto mais.
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Uno 1.6R MPI 1993 - ASPIRADO/NITRO
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Já era bonito desde o começo !!!
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Top a Uneta! Esse RMPI é muito lindo manolo! As rodas douradas subiram?
Abs!
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Pior, lindãoFisioluiz escreveu:Já era bonito desde o começo !!!
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
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Fiz uma revisão grande, troquei os óleos de motor e câmbio, filtro de óleo, correias, tensor, velas, juntas, etc... deixei o carro em dia para não encomodar.
Segundo up foi a suspensão de rosca Macaulay, baixo era confortável, e melhorou de curva demais.
Aqui com os parachoques, molduras e saias pintadas:
Troquei a embreagem:
Foi ai que em 2006 começou a idéia de montar um motor mais forte, a idéia no início era montar 1.9 aspirado, mas a dificuldade na época para achar os componentes e o medo de não dar certo, somado ao gosto que peguei pelo nitro vendo os meus amigos do Sul usando, me fez desistir e montar 1.6 aspirado nitro.
Então vamos nós de novo juntar dinheiro, foi do fim de 2006 até o fim de 2007 juntando grana e pesquisando, decidi que iria para a Argentina buscar as peças pois aqui o preço era impraticável, conversei bastante com o Fernando na época e tirei muitas dúvidas a respeito de como trazer as peças, ele me ajudou demais.
Conversei com alguns amigos argentinos que fiz, e escolhi o comando e valve train que iria usar, peguei alguns macetes e dicas. Liguei para o Balestrini 40 dias antes e fiz a encomenda: Comando F3, válvulas admissão e escape, molas, pratos e travas.
Chegando o dia da viagem, partiu eu e o meu cunhado para Buenos Aires, com os endereços e telefones de onde eu precisava ir.
Balestrini
Saenz
Iapel
Quando fui na Saenz, e por sinal fui muito bem recebido, e perguntei por bielas o cara que me atendeu disse não tinha a pronta entrega, disse que o ultimo lote havia ido para a Iapel e talvez lá poderia encontrar, mas para minha infelicidade só haviam 3 bielas na Iapel, parece que um piloto teve problema com 1 biela e venderam separada para ele, fiquei sem biela hahaha.
Mas do restante o saldo foi positivo, voltei para casa com a mala cheia e de quebra passei na volta em Porto Alegre para encontrar os amigos de lá.
Começo de 2008, juntando dinheiro como sempre para dar andamento no projeto, tive problema com o câmbio do R (quebrou 3ª), conversando com um colega, ele me disse que sabia onde tinha um câmbio e fomos lá ver... uma oficina de funilaria de caminhão na beira da BR, o cara tinha um câmbio de uma Elba CSL que pegou fogo e desmancharam ela, peguei o câmbio e vi o motor jogado em um canto... perguntei se vendia e o cara pediu para eu levar, desmontar e ver se me servia, se sim ele me fazia um preço bom em tudo. Dito e feito, levamos e desmontamos tudo, o câmbio me servia (apesar da relação ser mais longa) e motor também (era STD), voltei lá e arrematei por preço de banana. Montei o câmbio no meu carro e deixei o meu na oficina desse colega, que logo depois encontrou um conjunto da 3ª do R por um preço bom e montamos novamente o câmbio do R.
No meio do ano, em uma manhã indo para o trabalho, uma anta de uma mulher em um cruzamento me pegou do lado direito, um cruzamento sem sinalização nenhuma, eu estava a 20km/h e a louca veio a milhão e não deu para freiar... pegou a porta direita, caixa de ar, e um pedaço do paralama dianteiro, me quebrou a moldura do paralama e a saia lateral. Moral da história, em um cruzamento onde não tem sinalização, quem vem da sua direita tem a preferencial, resumindo, tive que pagar o carro dela ainda.
O Carro ficou parado por uns 3 meses na garagem, e foi ai que meus planos começaram a mudar.... já pensava em dar um trato no carro, decidi fazer tudo, e comecei desmontar o carro na garagem.
E foi o carro para a funilaria e pintura:
O R ficou de setembro de 2008 a fevereiro de 2009 na funilaria, ja que tinha decidido fazer tudo eu queria bem feito, e bem feito não é barato, peças originais na Fiat, fundo, tinta e verniz tudo PPG Deltron, e o verniz D800 que era oque tinha de melhor na época, sem contar a m.o. do funileiro e do pintor que por serem tradicionais daqui não cobram barato.
Chegou em casa assim:
Nesse meio tempo eu tirei o carro da funilaria, coloquei motor e câmbio e mandei fazer um 4x1 e o escapamento completo, e mandei fazer o cabeçote no Troyano.
Abril de 2009 veio mais peças, bielas TFC e kit nitro:
E hora de dar um trato para começar montar:
Segundo up foi a suspensão de rosca Macaulay, baixo era confortável, e melhorou de curva demais.
Aqui com os parachoques, molduras e saias pintadas:
Troquei a embreagem:
Foi ai que em 2006 começou a idéia de montar um motor mais forte, a idéia no início era montar 1.9 aspirado, mas a dificuldade na época para achar os componentes e o medo de não dar certo, somado ao gosto que peguei pelo nitro vendo os meus amigos do Sul usando, me fez desistir e montar 1.6 aspirado nitro.
Então vamos nós de novo juntar dinheiro, foi do fim de 2006 até o fim de 2007 juntando grana e pesquisando, decidi que iria para a Argentina buscar as peças pois aqui o preço era impraticável, conversei bastante com o Fernando na época e tirei muitas dúvidas a respeito de como trazer as peças, ele me ajudou demais.
Conversei com alguns amigos argentinos que fiz, e escolhi o comando e valve train que iria usar, peguei alguns macetes e dicas. Liguei para o Balestrini 40 dias antes e fiz a encomenda: Comando F3, válvulas admissão e escape, molas, pratos e travas.
Chegando o dia da viagem, partiu eu e o meu cunhado para Buenos Aires, com os endereços e telefones de onde eu precisava ir.
Balestrini
Saenz
Iapel
Quando fui na Saenz, e por sinal fui muito bem recebido, e perguntei por bielas o cara que me atendeu disse não tinha a pronta entrega, disse que o ultimo lote havia ido para a Iapel e talvez lá poderia encontrar, mas para minha infelicidade só haviam 3 bielas na Iapel, parece que um piloto teve problema com 1 biela e venderam separada para ele, fiquei sem biela hahaha.
Mas do restante o saldo foi positivo, voltei para casa com a mala cheia e de quebra passei na volta em Porto Alegre para encontrar os amigos de lá.
Começo de 2008, juntando dinheiro como sempre para dar andamento no projeto, tive problema com o câmbio do R (quebrou 3ª), conversando com um colega, ele me disse que sabia onde tinha um câmbio e fomos lá ver... uma oficina de funilaria de caminhão na beira da BR, o cara tinha um câmbio de uma Elba CSL que pegou fogo e desmancharam ela, peguei o câmbio e vi o motor jogado em um canto... perguntei se vendia e o cara pediu para eu levar, desmontar e ver se me servia, se sim ele me fazia um preço bom em tudo. Dito e feito, levamos e desmontamos tudo, o câmbio me servia (apesar da relação ser mais longa) e motor também (era STD), voltei lá e arrematei por preço de banana. Montei o câmbio no meu carro e deixei o meu na oficina desse colega, que logo depois encontrou um conjunto da 3ª do R por um preço bom e montamos novamente o câmbio do R.
No meio do ano, em uma manhã indo para o trabalho, uma anta de uma mulher em um cruzamento me pegou do lado direito, um cruzamento sem sinalização nenhuma, eu estava a 20km/h e a louca veio a milhão e não deu para freiar... pegou a porta direita, caixa de ar, e um pedaço do paralama dianteiro, me quebrou a moldura do paralama e a saia lateral. Moral da história, em um cruzamento onde não tem sinalização, quem vem da sua direita tem a preferencial, resumindo, tive que pagar o carro dela ainda.
O Carro ficou parado por uns 3 meses na garagem, e foi ai que meus planos começaram a mudar.... já pensava em dar um trato no carro, decidi fazer tudo, e comecei desmontar o carro na garagem.
E foi o carro para a funilaria e pintura:
O R ficou de setembro de 2008 a fevereiro de 2009 na funilaria, ja que tinha decidido fazer tudo eu queria bem feito, e bem feito não é barato, peças originais na Fiat, fundo, tinta e verniz tudo PPG Deltron, e o verniz D800 que era oque tinha de melhor na época, sem contar a m.o. do funileiro e do pintor que por serem tradicionais daqui não cobram barato.
Chegou em casa assim:
Nesse meio tempo eu tirei o carro da funilaria, coloquei motor e câmbio e mandei fazer um 4x1 e o escapamento completo, e mandei fazer o cabeçote no Troyano.
Abril de 2009 veio mais peças, bielas TFC e kit nitro:
E hora de dar um trato para começar montar:
- Digo Bon
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esse ta lindo mesmo
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- Fiasa Inside
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demais esse carro! simplesmente monstro..ancioso pela continuação da historia..
abraço.
abraço.
"por que no mar, os carros são como as lanchas, as motos como os jetskis e os pedestres como os banhistas"
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- Carro: Uno 1.6R MPI
Dei um trato na garagem para poder trabalhar organizado, instalei as molduras e os parachoques:
Lavei as caixas de roda com bucha scotch brite e detergente e comecei a montar a suspensão e freios:
Depois de montado achei feio demais as caixas de roda assim, desmontei tudo e pintei de preto:
Carro no chão, comecei a montar as travas, máquinas de vidro e passar o chicote da elétrica, instalei as lanternas:
Tinha uns risquinhos superfíciais, juntei eu e o Alemão que trabalha comigo e demos um trato nele:
Pronto, tá molhado agora!
Já empolguei e no dia montei os faróis e setas Cibiê, emblema novo da grade e o rack do teto:
Final de 2009 comprei os bicos Siemens 63lb/h:
Kit direct port com solenóide Big shot:
Começo de 2010, instalei as faixas e adesivos:
Black out de Dinoc 3M:
Setembro 2010 comprei os bancos:
E em dezembro me aparece isso... Eu sempre fui fã de JDM, e essa roda pra mim não tem igual, sempre quando a gente comentava sobre roda eu citava essa belezura, e me aparece isso, Não pensei 2x e abracei!
Volk Racing TE37 16x7 4x100 com Bridgestone RE-01R 195/45/16
Abril de 2011 um amigo meu voltou do Japão com algo que eu havia pedido para ele, outra coisa que eu vi e botei na cabeça que ia ter que por no carro: Défi meters
Depois do mesmo colega que eu comprei as rodas eu peguei um radiador de óleo Earl's e relocation kit do filtro de óleo:
Maio de 2011, comprei o feltro do painel novo, fiz a fixação dos bancos e decidi mudar drasticamente o projeto:
Fazer a rollcage e deixar só os bancos dianteiros. Na verdade isso deveria ser feito lá atrás na funilaria antes de pintar o carro, mas paciência, é errando que se aprende.
Instalado o feltro do assoalho e carpetes:
Passei o restante do ano capitalizando e preparando para a melhor parte: o motor!
Comprei um bloco de alumínio e mandei para um torneiro de uma amigo de SP para fazer o torque plate.
Em junho de 2012 comecei a correr atrás das coisas para montar tudo do jeito certo. Encomendei um volante
em aço e uma embreagem Displatec 980lbs, comprei a roda fônica e o suporte do sensor, bronzinas Clevite e para fusos do volante ARP com o Fernando, aproveitei que ia para SP para retíficar o bloco e levei o câmbio de Palio 16v que tinha comprado para ele revisar.
Na Samacar, balancearam o conjunto móvel, banho químico no bloco, trocou a bucha do eixo do distribuidor/bomba de óleo, selos de água e óleo, abriram os cilindros e fizeram o brunimento. Recomendo o serviço deles.
Voltei para casa e comecei a inspeção e montagem:
Conferindo medidas dos cilindros:
Mancal e bielas:
Varetei os canais de água e óleo novamente e raspei as camisas por dentro dos canais de água para tirar a ferrugem e crostas e depois um bom banho de óleo diesel, selei os cilindros para não contaminar.
Bloco limpo:
Hora da tinta:
Bronzinas:
Pistões e bielas montados:
Gap de anél:
Início da montagem:
Bomba de óleo Palio 16v:
Fazendo minha marcação do PMS exato:
Cubicando o cabeçote para acertar a taxa, usei seringa pois não encontrei a tal bureta graduada.
Montado:
Aqui no cofre:
Mandei zincar algumas peças que estavam oxidadas:
Dezembro de 2012, comprei um cárter de alumínio do Fiat X1/9:
Coletor Conforma 4x2x1 comprado com o Fernando:
Lavei as caixas de roda com bucha scotch brite e detergente e comecei a montar a suspensão e freios:
Depois de montado achei feio demais as caixas de roda assim, desmontei tudo e pintei de preto:
Carro no chão, comecei a montar as travas, máquinas de vidro e passar o chicote da elétrica, instalei as lanternas:
Tinha uns risquinhos superfíciais, juntei eu e o Alemão que trabalha comigo e demos um trato nele:
Pronto, tá molhado agora!
Já empolguei e no dia montei os faróis e setas Cibiê, emblema novo da grade e o rack do teto:
Final de 2009 comprei os bicos Siemens 63lb/h:
Kit direct port com solenóide Big shot:
Começo de 2010, instalei as faixas e adesivos:
Black out de Dinoc 3M:
Setembro 2010 comprei os bancos:
E em dezembro me aparece isso... Eu sempre fui fã de JDM, e essa roda pra mim não tem igual, sempre quando a gente comentava sobre roda eu citava essa belezura, e me aparece isso, Não pensei 2x e abracei!
Volk Racing TE37 16x7 4x100 com Bridgestone RE-01R 195/45/16
Abril de 2011 um amigo meu voltou do Japão com algo que eu havia pedido para ele, outra coisa que eu vi e botei na cabeça que ia ter que por no carro: Défi meters
Depois do mesmo colega que eu comprei as rodas eu peguei um radiador de óleo Earl's e relocation kit do filtro de óleo:
Maio de 2011, comprei o feltro do painel novo, fiz a fixação dos bancos e decidi mudar drasticamente o projeto:
Fazer a rollcage e deixar só os bancos dianteiros. Na verdade isso deveria ser feito lá atrás na funilaria antes de pintar o carro, mas paciência, é errando que se aprende.
Instalado o feltro do assoalho e carpetes:
Passei o restante do ano capitalizando e preparando para a melhor parte: o motor!
Comprei um bloco de alumínio e mandei para um torneiro de uma amigo de SP para fazer o torque plate.
Em junho de 2012 comecei a correr atrás das coisas para montar tudo do jeito certo. Encomendei um volante
em aço e uma embreagem Displatec 980lbs, comprei a roda fônica e o suporte do sensor, bronzinas Clevite e para fusos do volante ARP com o Fernando, aproveitei que ia para SP para retíficar o bloco e levei o câmbio de Palio 16v que tinha comprado para ele revisar.
Na Samacar, balancearam o conjunto móvel, banho químico no bloco, trocou a bucha do eixo do distribuidor/bomba de óleo, selos de água e óleo, abriram os cilindros e fizeram o brunimento. Recomendo o serviço deles.
Voltei para casa e comecei a inspeção e montagem:
Conferindo medidas dos cilindros:
Mancal e bielas:
Varetei os canais de água e óleo novamente e raspei as camisas por dentro dos canais de água para tirar a ferrugem e crostas e depois um bom banho de óleo diesel, selei os cilindros para não contaminar.
Bloco limpo:
Hora da tinta:
Bronzinas:
Pistões e bielas montados:
Gap de anél:
Início da montagem:
Bomba de óleo Palio 16v:
Fazendo minha marcação do PMS exato:
Cubicando o cabeçote para acertar a taxa, usei seringa pois não encontrei a tal bureta graduada.
Montado:
Aqui no cofre:
Mandei zincar algumas peças que estavam oxidadas:
Dezembro de 2012, comprei um cárter de alumínio do Fiat X1/9:
Coletor Conforma 4x2x1 comprado com o Fernando:
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- Carro: Uno 1.6R MPI
Tenho um Tio que é meio fuçado da idéias, ele tem bastante equipamento na casa dele e inventamos de fazer uma tampa de válvulas personalizada:
Agora as últimas foram do começo desse mês, FT400:
E eu precisava de um jogo de rodas 15" para montar uns pneus bons quando for arrancar ou andar em algum TD,
mas nunca achava uma roda que me agradasse, conversando com um camarada daqui, comentei sobre uma roda e 15 dias depois ele estava com elas no jeito.
Réplicas da Advan RGD, 6,5kg cada. Só não vou deixar elas dessa cor, vou pintá-las mais para frente.
Dia 10 chegaram as encomendas do mês passado, mangueiras do radiador em silicone e uma placa de FC para fazer
o alojamento dos manômetros e da FT400 entre outros detalhes:
E é isso ae rapaziada, poupei vcs das cabeçadas que eu dei, coisas que deram trabalho, mas no fim deram certo.
Esse é o foda de fazer o carro em casa, no aperto da garagem, montando motor do lado da churrasqueira, no meio das plantas da nega véia, as vezes sem utilizar a ferramenta certa, tendo que improvisar muita coisa.
Mas é isso ai, nada como vc olhar para o carro e dizer: Fui eu que fiz.
Falta mais algumas coisas e conforme eu for fazendo eu vou postando aqui, fica mais fácil agora kkkkk
Abraços!
Agora as últimas foram do começo desse mês, FT400:
E eu precisava de um jogo de rodas 15" para montar uns pneus bons quando for arrancar ou andar em algum TD,
mas nunca achava uma roda que me agradasse, conversando com um camarada daqui, comentei sobre uma roda e 15 dias depois ele estava com elas no jeito.
Réplicas da Advan RGD, 6,5kg cada. Só não vou deixar elas dessa cor, vou pintá-las mais para frente.
Dia 10 chegaram as encomendas do mês passado, mangueiras do radiador em silicone e uma placa de FC para fazer
o alojamento dos manômetros e da FT400 entre outros detalhes:
E é isso ae rapaziada, poupei vcs das cabeçadas que eu dei, coisas que deram trabalho, mas no fim deram certo.
Esse é o foda de fazer o carro em casa, no aperto da garagem, montando motor do lado da churrasqueira, no meio das plantas da nega véia, as vezes sem utilizar a ferramenta certa, tendo que improvisar muita coisa.
Mas é isso ai, nada como vc olhar para o carro e dizer: Fui eu que fiz.
Falta mais algumas coisas e conforme eu for fazendo eu vou postando aqui, fica mais fácil agora kkkkk
Abraços!
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- Adotados
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- Registrado em: 18/02/13, 23:53
- Carro: Jetta 2.0 TSI/ Argo Treeking
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Esse R p/ mim é de longe o mais lindo que eu já vi!
Parabéns pela dedicação e extremo bom gosto.
Abs
Parabéns pela dedicação e extremo bom gosto.
Abs
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