uno EP não pega. Defeito sinistro!
Enviado: 05/05/14, 12:08
Olá fórum!
Estou aqui pra pedir uma ajuda em um defeito sinistro, talvez alguém aqui tenha passado por algo assim, eis o relato:
Hoje de manha tentei sair com o uno ( uno EP IE 1996 4P gasolina) , dei partida e o carro não pegava, ficava só girando o motor, tipo quando está sem combustível, mas esse não era o caso pois tinha meio tanque ainda.
suspeitei da bomba de gasolina, mas conseguia escutar ela acionando ao ligar a chave ser dar partida então fui verificar se tinha centelha nas velas. Com auxilio de uma chave de fenda fiz o teste clássico e verifiquei que nenhuma vela estava recebendo centelha, repeti o teste na saída das bobinas, pra descartar problema nos cabos de velas. Não tinha centelha alguma na saída das bobinas.
Neste ponto suspeitei das bobinas, retirei ambas e fiz a medida da resistência dos seus enrolamentos: primário e secundário de ambas estavam conforme o manual. Tudo certo.
Bom neste momento me restava verificar o conector das bobinas, aquele que liga-se ao primário: um fio é 12V que vem do rele de potencia, o outro fio é o negativo que vem do modulo da injeção eletrônica. O fio dos 12V estava ok em ambas as bobinas, coloquei o osciloscópio e vi que não vinham os pulsos do modulo para a bobina, para nenhuma das duas!
Então retirei o modulo para verificar a continuidade do fio que chega nas bobinas com o conector do modulo, que fica ali embaixo do porta luva. A continuidade estava ok!
Conclusão, o modulo não esta mandando os pulsos para a bobina gerar alta tensão.
Abri o modulo e medi o transistor BU941ZP, responsável pelo envio dos pulsos recebidos do microcontrolador para o primário das bobinas. Ambos os transistores estavam bons.
Então pessoal, e agora? condeno o modulo, pois em principio o microcontrolador não está gerando os pulsos, ou deixei passar algum detalhe? Existe algo que interrompa os pulsos para as bobinas? algum sensor?
Antes do defeito de hoje, usei o carro ontem e estava tudo 100%
Conto com vocês, qualquer dica é muito valiosa!
Abraço!
Estou aqui pra pedir uma ajuda em um defeito sinistro, talvez alguém aqui tenha passado por algo assim, eis o relato:
Hoje de manha tentei sair com o uno ( uno EP IE 1996 4P gasolina) , dei partida e o carro não pegava, ficava só girando o motor, tipo quando está sem combustível, mas esse não era o caso pois tinha meio tanque ainda.
suspeitei da bomba de gasolina, mas conseguia escutar ela acionando ao ligar a chave ser dar partida então fui verificar se tinha centelha nas velas. Com auxilio de uma chave de fenda fiz o teste clássico e verifiquei que nenhuma vela estava recebendo centelha, repeti o teste na saída das bobinas, pra descartar problema nos cabos de velas. Não tinha centelha alguma na saída das bobinas.
Neste ponto suspeitei das bobinas, retirei ambas e fiz a medida da resistência dos seus enrolamentos: primário e secundário de ambas estavam conforme o manual. Tudo certo.
Bom neste momento me restava verificar o conector das bobinas, aquele que liga-se ao primário: um fio é 12V que vem do rele de potencia, o outro fio é o negativo que vem do modulo da injeção eletrônica. O fio dos 12V estava ok em ambas as bobinas, coloquei o osciloscópio e vi que não vinham os pulsos do modulo para a bobina, para nenhuma das duas!
Então retirei o modulo para verificar a continuidade do fio que chega nas bobinas com o conector do modulo, que fica ali embaixo do porta luva. A continuidade estava ok!
Conclusão, o modulo não esta mandando os pulsos para a bobina gerar alta tensão.
Abri o modulo e medi o transistor BU941ZP, responsável pelo envio dos pulsos recebidos do microcontrolador para o primário das bobinas. Ambos os transistores estavam bons.
Então pessoal, e agora? condeno o modulo, pois em principio o microcontrolador não está gerando os pulsos, ou deixei passar algum detalhe? Existe algo que interrompa os pulsos para as bobinas? algum sensor?
Antes do defeito de hoje, usei o carro ontem e estava tudo 100%
Conto com vocês, qualquer dica é muito valiosa!
Abraço!