Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Instalação FT400

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
efsjunior
Usuário
Usuário
Mensagens: 24
Registrado em: 23/08/13, 23:54
Carro: uno cs
Localização: Uberlandia MG

Boa noite galera, estou passando apuros com ft400, comprei dia 08/05 e fui instalar, entendo um pouco de elétrica e eletrônica, mais a ft esta me dando um coro, meu carro é um Uno 1.6MPI com injeção motronic 154, mais oque acontece com a ft é que a mesma não consegue ler o sinal do sensor de rotação, indutivo. ja a minha central funciona perfeita mente. acontece que ela não gera pulso para os injetores e para bobina, sem sinal de rpm nada feito, os techelpe da fueltec pediu para executar diversos procedimentos, e sem sucesso, cheguei a colocar resistor nos fios do sensor para abaixar a resistência e mesmo assim nada.
minha ultima tentativa será experimentar um sensor hall se não funcionar vou envia la para fabrica
engraçado que pluguei a mesma em outro carro e funcionou.
foi checado todo chicote e não a nada a fazer.

alguem aqui do fórum com algum conhecimento, ou que tenha a mesma instalada no sevel 1.6 para me dar uma ideia?

Obrigado a todos

Edmilson Junior
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Ola amigo.
Como diria jack o estripador vamos por partes...KKKKK

1° nas configurações de ignição tem a opção de sensores indutivos ou hall,Verifique se esta correto.

2° Outra opção é de bordo de sinal de rotação, invertido ou normal, alguns sensores trabalham com bordo invertido.
Se ainda assim não funcionar, experimente inverter os fios que estão ligados no sensor.

3° O alinhamento da roda fonica tambem deve ser configurado.
Em qual dente está o PMS?

Qual modelo de bobinas voce esta usando?
Qual o modo de ignição programou sua FT? Wasted spark?
E as saidas de bobinas qual esta usando? Acho eu que a 400 tem 6 saidas de ignição e são numeradas nos fios. no seu caso vai usar somente as 2 primeiras.
dependendo do tipo de bobinas vai precisar de SPARK PRO.
tem varias coisas relacionadas que podem fazer um mal funcionamento ou não funcionar.
Se ainda assim não funcionar posta algumas fotos da montagem e especifique mais detalhadamente o que está acontecendo, assim poderemos te ajudar melhor.

Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
efsjunior
Usuário
Usuário
Mensagens: 24
Registrado em: 23/08/13, 23:54
Carro: uno cs
Localização: Uberlandia MG

Olá Robson, Vamos lá então estou usando o sensor original indutivo, o carro ja tinha injeção motronic 1.5.4 então o alinhamento do sensor esta na posição original tbm no 20º dente atraz no rasgo maior da roda fonica o sensor esta com folga de 0,60MM, "detalhe experimentei com folgas 0,40 a 1,00MM, bom a bobina primeiramente tentei com a do audi/gol com ignição interna, porem por duvida acabei trocando pela delp do corsa 4 fios arredondada nova, as configurações ja experimentei todas, borda de subia/desda. durante a partida oscila 3 a 4 barras verdes na indicação de RPM, e fica zerado a indicação do ponto de ignição, na bobina estou usando a saída A e B, pino A saída B FT, pino B saída A ft, pino C terra, pino D positivo de um relé, a configuração de ignição é a primeira opção sparkPro/3 fios, já chequei os aterramentos e a instalação eu segui a risca o manual da FT. já me deu ate vontade de vender a FT. já tenteri sem sucesso com sensor de rotação Hall oque nem sinal deu, agora reparando em alguns videos na net, na partida de alguns carros que reparei as barras não oscilam, quando pega ja sobe direto o rpm, o suporte da Ft me sugeriu colocar resistor em paralelo no sensor de rotação mais não mudou em nada, baixou um pouco a resistência, mais não centelha nem um cilindro!!já estou de cabelo em pé!!! obrigado pela ajuda
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Putz, com roda fônica era para ser mais fácil.. veja a configuração do sensor.

Borda do sinal de rotação - Invertida

Os bicos são de baixa impedância (originais), não devem ser ligados direto.

Quando se usa roda fônica não há opção para sair do modo Wasted Spark (fica selecionado como padrão)
Confira o alinhamento da roda fônica.
efsjunior
Usuário
Usuário
Mensagens: 24
Registrado em: 23/08/13, 23:54
Carro: uno cs
Localização: Uberlandia MG

Olá Fernando os bicos que vem com a injeção Motronic são de alta impedância, em torno de 15 ohms, o alinhamento do sensor de rotação esta o mesmo da injeção original, porem ja experimentei com distancia com .40mm a 1.0mm, se eu voltar a injeção original o carro funciona normalmente como antes, na ft 400 vc só consegue configurar wasted spark se tiver configurado com sensor de fase, ao menos como esta no manual.
abs
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

efsjunior escreveu: durante a partida oscila 3 a 4 barras verdes na indicação de RPM, e fica zerado a indicação do ponto de ignição,
Se esta aparecendo as barras o sensor esta OK
Como esta o DWEEL da ignição e a voltagem de saida para bobina??
Tem bobinas que funcionan com 5v outras com 12v tem esta programação na FT tambem.

E tambem mude o ponto de ignição na partida deve estar zerado, deixe com maximo 10°
veja como esta a partida a frio deve ficar em torno de 800% isso mesmo 800%
abaixo disso fica dificil de pegar o motor.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

só vai marcar rotação a partir de 600rpm, então na partida não terá a rotação abaixo dessa indicada.
Avatar do usuário
natamattos
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 559
Registrado em: 14/02/13, 20:39
Carro:
Localização: Viamão Cityada Rio Grande do Sul Tchê

Cara sugiro experimentar outro sensor de rotação. Instale ele no mesmo local do original. Até mesmo utilizando seu suporte. Outra coisa. Coloque o motor em PMS e confira a inclinação e o numero de dentes.
Se tiveres, sugiro analisar o sinal do sensor com osciloscópio quando ligado na Motronic. É beeem provavel que o pulso seja de uma tensão muito baixa e a FT não esteja conseguindo ler como 1, ou 0. Por isso indica algum sinal de rotação antes mesmo dele existir.
Outro detalhe. Chicote de potência dos relés NÃO deve ser anilhado junto ao chicote de comando. Seu sensor possui cabo blindado?
Uno 1.6 R MPI 1994
GARAGEM

Uno Turbo i.e. 1996
viewtopic.php?f=6&t=1410

Honda Civic LX 2003
viewtopic.php?f=6&t=911
efsjunior
Usuário
Usuário
Mensagens: 24
Registrado em: 23/08/13, 23:54
Carro: uno cs
Localização: Uberlandia MG

o Galera obrigado pela força!! o sensor é o o da marca VDO com cabo blindado, o PMS confere com o 20 dente da roda fônica. os reles estão ligados da seguinte maneira Pino 30 direto da bateria, 87 + da bobina, 86 terra na bateria e 85 no pós chave direto no comutador, mesma ligação do rela dos bicos, ja testei com um sensor tipo Hall e nem sinal, o original apresenta oscilação entre as 3 e 4 barras verdes. Tbm testei com sensor fiat que eu tinha aqui aquele de sinal + - S do palio ficou mesma coisa do VDO. O suporte da FT me pediu para colocar um resistor de 10K que tbm não mudou em nada apenas baixou o resistência na partida que chegava a 960 Ohms para 800, 960 o técnico disse que estava muito alta, mais consegui baixar para 842. agora fico meio sem saida pq ate onde eu tive conhecimento eu fui, seria o caso pegar outro sensor de rotação? mesmo indutivo.


respondendo ao Robson o Dweel esta em 312 e a tensão de saída em 12V, uso a bobina do corsa redonda de 4 pinos.
mesmo assim ainda não gera pulso, acredito de seja o sensor mesmo, cheguei hoje de viagem e vou testar com as calibragens em 040,050,060,070, ate 1,00mm, não sei se vai resolver alguma coisa. mais vamos tentar

Vamos tentando ate resolver.

Só tenho a agradecer a todos pela força, o clubedouno é nota 1000!!!

Muito Obrigado!!!
efsjunior
Usuário
Usuário
Mensagens: 24
Registrado em: 23/08/13, 23:54
Carro: uno cs
Localização: Uberlandia MG

Olá galera, hj tive um tempo curto para mexer no carro, pude constatar o seguinte, estou recebendo pulsação nos canais A/B e injetores da FT porem o sinal aparenta estar muito fraco, quando selecionado em 5V nem pisca a luz da caneta e em 12V pisca muito fraco. o aterramento da ft400 esta na bateria, eo terra de potencia no cabeçote.
bom pessoal penso eu que que recebo sinal de pulsação então estou recebendo o sinal do sensor de RPM, será que alguém tem uma ideia do que pode esta ocorrendo? muito obrigado mais uma vez.

Abs

Edmilson Ferreira
Responder