Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Luzes do painel satélite

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
andre ciccarino
Usuário
Usuário
Mensagens: 60
Registrado em: 02/05/14, 02:19
Carro: Prêmio C.S. 1.3 1986
Localização: Curitiba PR

Lí e relí muitas matérias sobre como melhorar a luz do painel satélite dos Unos, Prêmios e afins, tem inclusive um "tutorial" em outro site, mas não explica muita coisa além do praticamente óbvio desmontar e montar o painel.
Lá nesse site o cara diz o seguinte:
Troque a lâmpada comum pela lâmpada de led.
Mas não vejo meio de fazer isso no meu, pois quando desmonto os satélites encontro 5 fios verdes de fibra óptica que vem de baixo do painel e que são ligados em uma espécie de tubo. Na outra ponta sim há uma lâmpada fina de 5w que teoricamente iluminaria estes fios de fibra, conduzindo a luz até os satélites.
É isso mesmo que tenho que fazer? Trocar esta lâmpada do "tubinho" pela de led? Se for isso não vejo nenhuma necessidade de desmontar meu painel, é só substituir a antiga lâmpada pela parte de baixo, certo?
Erlon
Usuário
Usuário
Mensagens: 29
Registrado em: 16/02/14, 11:06
Carro: Uno S

Fibra ótica e tubo nos satélites? Nunca vi isso!
O meu substituí as lampadas originais por led verde, ficou muito forte. Coloque uma foto disso porque sinceramente não entendi nada.
Avatar do usuário
andre ciccarino
Usuário
Usuário
Mensagens: 60
Registrado em: 02/05/14, 02:19
Carro: Prêmio C.S. 1.3 1986
Localização: Curitiba PR

Tirei algumas fotos para mostrar o funcionamento do painel do meu Prêmio, espero que ajude.

Funcionamento do painel na ponta do cabo óptico.
Imagem

Ligação da lâmpada aos 5 fios de fibra óptica por baixo do painel.
Imagem

Ilustração de como é uma fibra óptica.
Imagem
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Exatamente, os paineis mais antigos funcionavam com fibra ótica, mas voce pode remover este "sistema" e colocar LEDS diretamente no comando do satelite.

Eu tinha feito no meu e ficou bacana.

Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Avatar do usuário
andre ciccarino
Usuário
Usuário
Mensagens: 60
Registrado em: 02/05/14, 02:19
Carro: Prêmio C.S. 1.3 1986
Localização: Curitiba PR

ok! Mas a questão é:
Da onde puxar uma fiação para fazer este sistema com led?
Ou a inda, dá para continuar com o sistema original e melhorar a quantidade de luz visível no satélite?
uno conversivel
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 126
Registrado em: 01/03/13, 09:25
Carro: Uno Cabriolet 1987
Localização: Belém-PA

Só trocar a ponta pelo soquete de lâmpada. Tenho uns 30 jogados aqui em casa. Bora fazer rolo? rsrsrs
Avatar do usuário
andre ciccarino
Usuário
Usuário
Mensagens: 60
Registrado em: 02/05/14, 02:19
Carro: Prêmio C.S. 1.3 1986
Localização: Curitiba PR

O que não me entra na cabeça é que o cabo óptico não conduz eletricidade, desta forma só retirar a ponteira não seria o suficiente para encaixar o soquete da lâmpada! Desculpe a ignorancia, mas não entendi!
uno conversivel
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 126
Registrado em: 01/03/13, 09:25
Carro: Uno Cabriolet 1987
Localização: Belém-PA

Tem que retirar todo o conjunto de fibra óptica e trocar pelo porta lâmpada comum.
Erlon
Usuário
Usuário
Mensagens: 29
Registrado em: 16/02/14, 11:06
Carro: Uno S

O meu é original e não tem nada disso,apenas uma lâmpada com capa verde que encaixa em um acrílico onde tem os ícones de limpador, farol e etc....
Aliás, o meu também tem a iluminação dos botões de alerta, partida a frio....
O fio que alimenta essas lâmpadas sai do botão de ligar os faróis/ lanternas no satélite esquerdo.
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Seguinte, corta tudo, deixa só + e - da lâmpada. Aí você puxa um + e um - pra cada satélite, e onde se encaixava aquela "ponteira" por onde saía a luz da fibra, você coloca um led da cor que achar mais bacana (vou fazer de branco no meu, já testei até, rs) em série com um resistor de 820 ohms ou de 1k, pra não queimar o led, e alimenta com + e - que você levou pra lá. Aí lá no satélite você transforma em quantos + e - você precisar. Vale lembrar que led tem polaridade, então se não acender, inverta + e -. ;)
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Responder