Consertando Ar quente Do Uno
Enviado: 28/03/13, 17:19
Um problema fequente na maioria dos carros, principalmente para quem compra usado (meu caso), algumas pessoas nao tem o hábito de usar o ar quente, ou simplesmente nao usam por nao sentirem frio no inverno, outras por nem saber como usar o equipamento que era opcional.
Segue aqui um tutorial de como proceder a limpeza completa do sistema de arrefecimento, isto inclui o ar quente, pois o mesmo é parte permanente do sistema para veiculos equipados com o mesmo.
Primeiramente eu optei por fazer uma higienizaçao interna mais profunda, fiz a remoçao dos bancos, e do carpete para ser lavado. Aproveitando a ausencia do mesmo, resolvi consertar o ar quente, ja que meu radiador era pura ferrugem e meu ar quente estava com a vauvula (que nada mais é do que uma torneirinha plastica acionada via cabo de aço) travada fechada impossibilitando mover o botao.
Vauvula do ar quente: Marca Sofica original
Por que optei pela remoçao do carpete? Devido à sujeira que ira sair do radiadorzinho do ar quente dentro do carro ao desmontar a vauvula da lateral do radiadorzinho, é uma ferrugem altamente concentrada e mancha tecido, manchou minhas maos e quando caiu na pedra de basalto manchou a pedra tambem. Se nao pretendem remover o carpete, isolem, forrem bem com lona plastica alguma coisa impermeavel pois vcs irao fazer um trabalho bem sujo.
Outra dica, removam o Radio, para evitar molhar o mesmo, faz bastante lambança dentro do carro e ele fica com a traseira virada bem pra tras da vauvula e as mangueiras.
Primeiramente Removi o carpete
Esvaziei o radiador soltando esta mangueira
Solte o bujao de rosca da tubulaçao do ar quente
Solte as braçadeiras e solte as mangueiras que ficam conectadas na carcaça da vauvula termostatica
local onde se localiza a vauvula, atras do radio ao lado do porta luvas.
Solte a mangueira da vauvula soltando a abraçadeira, ja aviso que ela deve estar bem colada e talvez tenha que usar uma chave de fenda pequena para ir descolando a mangueira da vauvula. Cuidado com a sujeira que vai sair. Para os carros injetados assim como o EP que possuem modulo de injeçao ao lado da vauvula, cubram os conectores com saco plastico e evitem molhar ali.
Solte as 2 porcas que prendem a vauvula na lateral do radiadorzinho, solte o parafuso philips que prende o cabo na vauvula e em seguida com a vauvula ja solta use uma chave alen para soltar o cabo de aço da vauvula e assim ela ja sai na sua mão.
Aqui uma visao melhor
Antes de soltar, coloque algum recipiente, um baldinho, metade de garrafao pet de agua mineral, algo para aparar agua que vai sair. Deixe um pano por perto.
Vauvula solta do radiador, presa pelo cabo ainda, notem a sujeira dentro, é uma mistura de aditivo velho com torroes de ferrugem que acumularam formando uma especie de lama gosmenta que suja muuuito a mao e demora pra sair.
Com chave uma alen pelo outro lado solte o cabo de aço da vauvula
aqui ja solta, leve para um tanque e va catucando dentro dos caninhos para ajudar a sair a ferrugem, vai mexendo com muito cuidado aquele bracinho pra frente e pra tras, se ele nao se mexer nao se preoculpe demora um tempo pra conseguir soltar toda sujeira, um spray de desengraxante ajuda a soltar mais rápido a sujeira.
Aqui em detalhe a sujeira escorrendo, a vauvula ta cheia dessa sujeira. va limpando bem até começar a se mover o bracinho, quando ela parar de sair a sujeira, teste a estanquedade, ligue numa mangueira de jardim e veja se ela interrompe o fluxo.
apos limpar a vauvula antes de instalar ela, é necessario limpar o radiador, entao conecte uma mangueira de jardim na mangueira de cima e depois na de baixo la no motor do carro, e dentro do carro peça para alguem aparar a agua imunda que cai do radiadorzinho e depois da mangueira da vauvula. Em alguns casos o radiador entope entao va dando pressao na agua que ela empurra a sujeira.
Quando parar a sujeira no sistema lave tambem da mesma forma o Radiador do motor, conecte a mangueira la de baixo, enche ele e esvazie ele varias vezes até parar a sujeira.
para a remontagem basta fazer o procedimento inverso, monte a vauvula no cabo, cuidando a posiçao do botao se ta aberto ponha a vauvula com o bracinho aberto, mas o ideal é por tudo na posiçao fechado, monte no radiador, conecte a mangueira na vauvula aperte a abraçadeira sem arrochar pq a vauvula é plastica. (Meu botao nao desce mais que isso, esse é o meu fechado, mas o correto é entrar na marca azul)
conecte as mangueiras na carcaça da termostatica, conecte a mangueira de baixo do radiador, deixe o botao do ar quente na posiçao quente, encha o sistema com agua apenas, enquanto enche deixe o bujao que drena o ar da linha do ar quente aberto quando começar a sair agua sem bolhas feche ele
feche o radiador, confira todas mangueiras se estao apertadas todas abraçaderas e de a partida, e de uma volta com o carro observando se nada vaza dentro do carro, faça o motor aquecer, eu subi uma ladeira bem ingreme em giro alto em 2 marcha, ira escutar som de agua circulando pelo sistema dentro do carro, é normal.
Com o ventilador na posiçao 1 ponha para sair no Parabirsas e verifique se sai morno ou quente. no EP saiu quente em seguida, no uno turbo 94 levou alguns dias rodando com o quente ligado direto para que toda sujeirra dentro saisse e permitisse o aquecimento completo.
Rode com o carro alguns km com agua. Volte para casa, e esvazie o sistema e a agua sairá toda pela mangueira do radiador la embaixo
segue a foto:
Monte a mangueira de baixo do radiador novamente. Encha denovo com agua, com o bujao do ar quente aberto até parar as bolhas, feche ele rosqueando. feche o radiador e va usando o carro alguns dias assim, para que saia bastante sujeira do sistema. Eu rodei uma semana, sempre com o quente ligado para circular agua, fui trocando a agua varios dias, até que parou de sair sujeira.
Entao finalmente compre o aditivo Original, sim é mais caro mas é o unico que usei que realmente funciona, os demais baratinhos sao falcificados e tem apenas agua com corante. Usei O COOLANT11 da Petronas, é o mesmo Paraflú 11 da Petronas.
Produto original fiat
Coloquei 2 litros de aditivo e completei o restante com agua, sempre retirando as bolhas de ar com o bujao do ar quente aberto. Radiador cheio, bujao fechado, teste mais uma vez o ar quente, se estiver aquecendo pode retornar para posiçao fechado.
Pronto seu sistema está limpo e funcionando. Porem uma Regra deve ser seguida a risca, use o ar quente pelomenos uma vez por semana no primeiro mes, e nos demais a cada 1 mes ligue e deixe circular a agua pelo sistema sempre com o veiculo em movimento, ele depende da rotaçao da bomba para circular, faça isso a fim de evitar que acumule sujeira novamente no sistema.
Segue 2 paginas do manual do proprietário que me ajudaram a aprender a trocar a agua do radiador.
Espero ter ajudado os Friolentos, e tambem os que nao tem ar cond para desembaçar o vidro.
Segue aqui um tutorial de como proceder a limpeza completa do sistema de arrefecimento, isto inclui o ar quente, pois o mesmo é parte permanente do sistema para veiculos equipados com o mesmo.
Primeiramente eu optei por fazer uma higienizaçao interna mais profunda, fiz a remoçao dos bancos, e do carpete para ser lavado. Aproveitando a ausencia do mesmo, resolvi consertar o ar quente, ja que meu radiador era pura ferrugem e meu ar quente estava com a vauvula (que nada mais é do que uma torneirinha plastica acionada via cabo de aço) travada fechada impossibilitando mover o botao.
Vauvula do ar quente: Marca Sofica original
Por que optei pela remoçao do carpete? Devido à sujeira que ira sair do radiadorzinho do ar quente dentro do carro ao desmontar a vauvula da lateral do radiadorzinho, é uma ferrugem altamente concentrada e mancha tecido, manchou minhas maos e quando caiu na pedra de basalto manchou a pedra tambem. Se nao pretendem remover o carpete, isolem, forrem bem com lona plastica alguma coisa impermeavel pois vcs irao fazer um trabalho bem sujo.
Outra dica, removam o Radio, para evitar molhar o mesmo, faz bastante lambança dentro do carro e ele fica com a traseira virada bem pra tras da vauvula e as mangueiras.
Primeiramente Removi o carpete
Esvaziei o radiador soltando esta mangueira
Solte o bujao de rosca da tubulaçao do ar quente
Solte as braçadeiras e solte as mangueiras que ficam conectadas na carcaça da vauvula termostatica
local onde se localiza a vauvula, atras do radio ao lado do porta luvas.
Solte a mangueira da vauvula soltando a abraçadeira, ja aviso que ela deve estar bem colada e talvez tenha que usar uma chave de fenda pequena para ir descolando a mangueira da vauvula. Cuidado com a sujeira que vai sair. Para os carros injetados assim como o EP que possuem modulo de injeçao ao lado da vauvula, cubram os conectores com saco plastico e evitem molhar ali.
Solte as 2 porcas que prendem a vauvula na lateral do radiadorzinho, solte o parafuso philips que prende o cabo na vauvula e em seguida com a vauvula ja solta use uma chave alen para soltar o cabo de aço da vauvula e assim ela ja sai na sua mão.
Aqui uma visao melhor
Antes de soltar, coloque algum recipiente, um baldinho, metade de garrafao pet de agua mineral, algo para aparar agua que vai sair. Deixe um pano por perto.
Vauvula solta do radiador, presa pelo cabo ainda, notem a sujeira dentro, é uma mistura de aditivo velho com torroes de ferrugem que acumularam formando uma especie de lama gosmenta que suja muuuito a mao e demora pra sair.
Com chave uma alen pelo outro lado solte o cabo de aço da vauvula
aqui ja solta, leve para um tanque e va catucando dentro dos caninhos para ajudar a sair a ferrugem, vai mexendo com muito cuidado aquele bracinho pra frente e pra tras, se ele nao se mexer nao se preoculpe demora um tempo pra conseguir soltar toda sujeira, um spray de desengraxante ajuda a soltar mais rápido a sujeira.
Aqui em detalhe a sujeira escorrendo, a vauvula ta cheia dessa sujeira. va limpando bem até começar a se mover o bracinho, quando ela parar de sair a sujeira, teste a estanquedade, ligue numa mangueira de jardim e veja se ela interrompe o fluxo.
apos limpar a vauvula antes de instalar ela, é necessario limpar o radiador, entao conecte uma mangueira de jardim na mangueira de cima e depois na de baixo la no motor do carro, e dentro do carro peça para alguem aparar a agua imunda que cai do radiadorzinho e depois da mangueira da vauvula. Em alguns casos o radiador entope entao va dando pressao na agua que ela empurra a sujeira.
Quando parar a sujeira no sistema lave tambem da mesma forma o Radiador do motor, conecte a mangueira la de baixo, enche ele e esvazie ele varias vezes até parar a sujeira.
para a remontagem basta fazer o procedimento inverso, monte a vauvula no cabo, cuidando a posiçao do botao se ta aberto ponha a vauvula com o bracinho aberto, mas o ideal é por tudo na posiçao fechado, monte no radiador, conecte a mangueira na vauvula aperte a abraçadeira sem arrochar pq a vauvula é plastica. (Meu botao nao desce mais que isso, esse é o meu fechado, mas o correto é entrar na marca azul)
conecte as mangueiras na carcaça da termostatica, conecte a mangueira de baixo do radiador, deixe o botao do ar quente na posiçao quente, encha o sistema com agua apenas, enquanto enche deixe o bujao que drena o ar da linha do ar quente aberto quando começar a sair agua sem bolhas feche ele
feche o radiador, confira todas mangueiras se estao apertadas todas abraçaderas e de a partida, e de uma volta com o carro observando se nada vaza dentro do carro, faça o motor aquecer, eu subi uma ladeira bem ingreme em giro alto em 2 marcha, ira escutar som de agua circulando pelo sistema dentro do carro, é normal.
Com o ventilador na posiçao 1 ponha para sair no Parabirsas e verifique se sai morno ou quente. no EP saiu quente em seguida, no uno turbo 94 levou alguns dias rodando com o quente ligado direto para que toda sujeirra dentro saisse e permitisse o aquecimento completo.
Rode com o carro alguns km com agua. Volte para casa, e esvazie o sistema e a agua sairá toda pela mangueira do radiador la embaixo
segue a foto:
Monte a mangueira de baixo do radiador novamente. Encha denovo com agua, com o bujao do ar quente aberto até parar as bolhas, feche ele rosqueando. feche o radiador e va usando o carro alguns dias assim, para que saia bastante sujeira do sistema. Eu rodei uma semana, sempre com o quente ligado para circular agua, fui trocando a agua varios dias, até que parou de sair sujeira.
Entao finalmente compre o aditivo Original, sim é mais caro mas é o unico que usei que realmente funciona, os demais baratinhos sao falcificados e tem apenas agua com corante. Usei O COOLANT11 da Petronas, é o mesmo Paraflú 11 da Petronas.
Produto original fiat
Coloquei 2 litros de aditivo e completei o restante com agua, sempre retirando as bolhas de ar com o bujao do ar quente aberto. Radiador cheio, bujao fechado, teste mais uma vez o ar quente, se estiver aquecendo pode retornar para posiçao fechado.
Pronto seu sistema está limpo e funcionando. Porem uma Regra deve ser seguida a risca, use o ar quente pelomenos uma vez por semana no primeiro mes, e nos demais a cada 1 mes ligue e deixe circular a agua pelo sistema sempre com o veiculo em movimento, ele depende da rotaçao da bomba para circular, faça isso a fim de evitar que acumule sujeira novamente no sistema.
Segue 2 paginas do manual do proprietário que me ajudaram a aprender a trocar a agua do radiador.
Espero ter ajudado os Friolentos, e tambem os que nao tem ar cond para desembaçar o vidro.