Uno EX 1998 - Vulgo "Viatura"
Enviado: 20/10/14, 21:44
Ola pessoal!
Depois de muito tempo só olhando o Club decidi apresentar minha Viatura. E é viatura mesmo! Comprei ela no leilão do exercito.
Vamos as fotos da verdinha!
Se trata de uma Uno EX 1.0 2 portas com ar condicionado. Ela esta sujinha nas fotos mas to caminhando pra deixar ela TOP! Já dei alguns ups nela desde que ela chegou. Coloquei o painel do Palio 16v com conta-giros, vidros elétricos, travas e alarme. Mas como nunca estou satisfeito ainda tenho varios ups em mente para fazer nela. Possivelmente no futuro virá um engine swap ou um turbo, ou quem sabe os dois!
Fotos do painel do Palio no lugar:
O primeiro up que tirei fotos tentei colocar bem detalhado pro pessoal. Não achei nenhum tutorial sobre isso na net então tentei tirar o máximo de fotos para ficar tipo um tutorial para todos. Vamos a ele! INSTALAÇÃO DE FREIOS A DISCO VENTILADOS NA DIANTEIRA!!!
Vamos ao que precisa:
1 par de pinças para Palio Fire com disco ventilados com os suportes das pinças (comprei o par no ferro velho por R$100)
1 par de discos de freio ventilados também para Palio Fire (Comprei novos na auto peças por uns R$80)
1 jogo de pastilhas de freio para Palio (R$30, não mais que isso)
Pinças de Palio Fire
Par de discos ventilados
Esses discos tem o mesmo diâmetro dos discos sólidos da Uno então cabem sem nenhum problema nas rodas de 13 polegadas da uno.
Pastilhas
Vamos aos trabalhos!
Primeiro, para o negocio ficar seguro para trabalhar em casa, vamos colocar o carro em cima do cavalete. Coloquei cada roda de cada vez que ia trabalhar no cavalete, as outras estavam no chão mesmo.
Foto do disco sólido já meio detonado.
Próximo passo, soltar as pinças. São só dois parafusos 17 que prendem as pinças. Solte o mangote de freio e esses dois parafusos que as pinças saem na sua mão. Vc vai ficar com algo assim.
Depois é só soltar dois parafusos no disco que são quem seguram ele no cubo de roda. Um deles é o pino guia para colocar a roda no lugar. Esqueci qual é a chave que vc usa ali mas se não me engano é uma 10. Pode ser que os discos tenham agarrado no cubo de roda por causa de oxidação.Nd que um bom martelo e seu braço não resolvam. O cubo já sem o disco solido.
Limpe bem a superfície do cubo de roda com uma lixa e um descarbonizante, para o disco assentar bem no cubo. Depois é só fazer a montagem inversa. Disco ventilado já no lugar.
O disco costuma vir coberto com uma camada de óleo para protege-lo. Nem preciso disser que óleo e freio não combinam. Antes de colocar o disco no lugar limpe ele bem com um descarbonizante para tirar todo o óleo.
Depois monte o suporte da pinça de discos ventilados. Só prender com aqueles dois parafusos 17 que vc tirou antes.
Monte as pinças, propriamente ditas, com as pastilhas novas e vc vai ficar com isso:
Monte os mangotes de freio.
E pronto!!! Só fazer a sangria do freio que você esta pronto para rodar com freios ventilados. Lógico, depois de fazer a mesma coisa do outro lado do carro.
Tomar cuidado nos primeiros quilometros até as sapatas assentarem legal!!!
E não custa nada falar. Pessoal, freio é uma coisa muito importante no carro. Se você não tem conhecimento de mecânica não se arrisque a fazer isso em casa. Tome muito cuidado na hora de executar esse serviço.
Muitos outros ups da minha viatura estão a caminho!
Depois de muito tempo só olhando o Club decidi apresentar minha Viatura. E é viatura mesmo! Comprei ela no leilão do exercito.
Vamos as fotos da verdinha!
Se trata de uma Uno EX 1.0 2 portas com ar condicionado. Ela esta sujinha nas fotos mas to caminhando pra deixar ela TOP! Já dei alguns ups nela desde que ela chegou. Coloquei o painel do Palio 16v com conta-giros, vidros elétricos, travas e alarme. Mas como nunca estou satisfeito ainda tenho varios ups em mente para fazer nela. Possivelmente no futuro virá um engine swap ou um turbo, ou quem sabe os dois!
Fotos do painel do Palio no lugar:
O primeiro up que tirei fotos tentei colocar bem detalhado pro pessoal. Não achei nenhum tutorial sobre isso na net então tentei tirar o máximo de fotos para ficar tipo um tutorial para todos. Vamos a ele! INSTALAÇÃO DE FREIOS A DISCO VENTILADOS NA DIANTEIRA!!!
Vamos ao que precisa:
1 par de pinças para Palio Fire com disco ventilados com os suportes das pinças (comprei o par no ferro velho por R$100)
1 par de discos de freio ventilados também para Palio Fire (Comprei novos na auto peças por uns R$80)
1 jogo de pastilhas de freio para Palio (R$30, não mais que isso)
Pinças de Palio Fire
Par de discos ventilados
Esses discos tem o mesmo diâmetro dos discos sólidos da Uno então cabem sem nenhum problema nas rodas de 13 polegadas da uno.
Pastilhas
Vamos aos trabalhos!
Primeiro, para o negocio ficar seguro para trabalhar em casa, vamos colocar o carro em cima do cavalete. Coloquei cada roda de cada vez que ia trabalhar no cavalete, as outras estavam no chão mesmo.
Foto do disco sólido já meio detonado.
Próximo passo, soltar as pinças. São só dois parafusos 17 que prendem as pinças. Solte o mangote de freio e esses dois parafusos que as pinças saem na sua mão. Vc vai ficar com algo assim.
Depois é só soltar dois parafusos no disco que são quem seguram ele no cubo de roda. Um deles é o pino guia para colocar a roda no lugar. Esqueci qual é a chave que vc usa ali mas se não me engano é uma 10. Pode ser que os discos tenham agarrado no cubo de roda por causa de oxidação.Nd que um bom martelo e seu braço não resolvam. O cubo já sem o disco solido.
Limpe bem a superfície do cubo de roda com uma lixa e um descarbonizante, para o disco assentar bem no cubo. Depois é só fazer a montagem inversa. Disco ventilado já no lugar.
O disco costuma vir coberto com uma camada de óleo para protege-lo. Nem preciso disser que óleo e freio não combinam. Antes de colocar o disco no lugar limpe ele bem com um descarbonizante para tirar todo o óleo.
Depois monte o suporte da pinça de discos ventilados. Só prender com aqueles dois parafusos 17 que vc tirou antes.
Monte as pinças, propriamente ditas, com as pastilhas novas e vc vai ficar com isso:
Monte os mangotes de freio.
E pronto!!! Só fazer a sangria do freio que você esta pronto para rodar com freios ventilados. Lógico, depois de fazer a mesma coisa do outro lado do carro.
Tomar cuidado nos primeiros quilometros até as sapatas assentarem legal!!!
E não custa nada falar. Pessoal, freio é uma coisa muito importante no carro. Se você não tem conhecimento de mecânica não se arrisque a fazer isso em casa. Tome muito cuidado na hora de executar esse serviço.
Muitos outros ups da minha viatura estão a caminho!