Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Arrefecimento

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
Trancado
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Galera, hoje fui no N. Bandeirante (cidade a uns 8km do meu trabalho) agora a tarde e na volta peguei um engarrafamento.
No calor que estava, liguei o ar condicionado e o ponteiro de temperatura subiu beirando os 130ºC e nada da bosta da ventoinha disparar!
Desliguei o ar condicionado, movi a alavanca seletora para abrir a passagem do ar quente e nada da temperatura baixar ou a ventoinha disparar.
Parei o carro aqui na frente do trampo, com o cú na mão... e a ventoinha dispara.
PQP!

O carro é um Fiat Prêmio CSL'93

Válvula termostática original e nova, mangueiras novas, sensor de temperatura novo (o anterior armava a ventoinha com 75ºC e o atual é o original de 90ºC), radiador com Paraflu 30/70... tudo certinho, trocado em Setembro/14 numa pancada só!

Alguém tem alguma dica do que mais pode ser?
Guilherme Chicalé
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 243
Registrado em: 28/02/13, 23:18
Carro: Uno "Mille" Brio

Vish mano, pode ser muita coisa... Faz o seguinte, começa eliminando o que pode estar ocorrendo.

VT. Ligue o carro e veja se as mangueiras ficam em temperaturas diferentes, principalmente depois dos 90°C que é onde a VT esta aberta, se ficarem ela esta travada, se não, esta ok.

Se você não fez uma limpeza, ou as vezes fez e não usou um selante ou algo do tipo, pode ser que o aditivo limpando a ferrugem que já estava lá de anos, procure por vazamentos, geralmente fica na cabolinha, carcaça da VT, selos, mangueiras e etc...

Pode ser que o problema seja elétrico também, o que você pode fazer pra testar a cebolinha é colocar um jumper, se ela não disparar é que esta zoada, ou leve num auto-eletrico que pode ser algo mais simples, as vezes até mesmo um fusível, ou pode ser ar no sistema. O radiador tem uma sangria, no caso do meu Palio ficava em cima do lado do farol do passageiro, era só tirar o farol e rodar a borboleta, não sei se dos Sevels são no mesmo lugar, ou se não for o pior que é a junta do cabeçote, afinal por mais cuidado que esteja nada dura pra sempre, esse motor tem mais de 200 mil km, veja o óleo se tem borra de café e etc... Porque se tiver ar no sistema é muito provável que venha de um dos cilindros pela junta.


Abraço!
YOU MAAANIAAAC!
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Eu procuraria também, terminais oxidados na fiação da ventoínha. Meu Sevel 1.5 já ferveu por causa disso.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

No sábado eu sangrei o sistema e tudo ok. Limpei os contatos da ventoinha e chequei os fusíveis. Tudo ok.
Liguei o carro, acelerei, ficou um bom tempo e... nada da ventoinha acionar!

Já rodo com aditivo há algum tempo e sempre que apareceu um probleminha eu resolvi, até o dia que me emputeci e mandei trocar TUDO o que era relacionado. Sensor, termostática, cebolão... e coloquei água desmineralizada + Paraflu na proporção correta de 70%/30%.

Amanhã vou ter que deixar no mecânico pra ele dar uma geral. Tô achando que o cebolão foi pro saco, pois a temperatura registra certinho no mostrador (sensor ok) e a termostática não está fervendo (não vaza ou espirra pela tampa).
Ricardo Salim

Cara não sei Premio como é mas vale uma dica, no meu R tem os terminais de aterramento embaixo do farol do lado do motorista ( check-control )
E se caso não estiver tudo encaixadinho a ventoinha não funciona mesmo. Meu R estava assim até o Eletricista descobrir que tinha fios com mau contato neste caso. ( como falei não sei se aplica no Prêmio, mas vale a pena ver )

Abraços e espero ter ajudado.
Guilherme Chicalé
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 243
Registrado em: 28/02/13, 23:18
Carro: Uno "Mille" Brio

Putz cara, verdade... O aterramento negativo, o Corsa também tinha dessas a ventoinha disparava nos 105°C e depois eu vi que meu aterramento tava solto, eu apertei e funcionou redondinho...
YOU MAAANIAAAC!
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Obrigado pelas dicas e precisosas respostas!
Vou dar uma olhada hoje a noite no aterramento citado.

A ventoinha voltou a funcionar, mas não sem uma intervenção de um profissional. Como relatado, estava num engarrafamento, num calor bestial e resolvi ligar o ar condicionado. Nisso a temperatura passou a subir. Desliguei o ar, abri o canal do ar quente e ainda assim esquentou bastante. Como estava próximo do escritório, segui e a temperatura beirou os 110ºC.

O problema é que o compressor do ar condicionado está muito pesado no motor. Pode ser rolamento ou alguma parte móvel e quando acionava, o ar até funcionava legal, mas eu estava observado um aumento no barulho quando em funcionamento. Outra coisa que me deixava cabreiro era a queda brusca de rotação quando o ar era ligado.

Com o ar funcionando pesado, superaqueceu a elétrica, chegando a derreter um conector, a resistência da ventoinha e o cebolão. Engraçado é que o relê e os fusíveis estavam intactos. Troquei tudo o que foi ligada a ventoinha apenas em seu segundo estágio (no primeiro ela arma aos 90ºC e o segundo é mais forte e funciona quando a temperatura sobe até uns 100ºC aproximadamente (geralmente em dias muito quentes e com o uso de ar condicionado).

A única peça que ainda não encontrei para reposição é a bendita resistência da ventoinha e o mecânico/eletricista recomendou não utilizar o ar condicionado enquanto não a substituísse e não revisasse o sistema completo do ar, inclusive compressor, para diminuir o peso de funcionamento do sistema e fazer tudo voltar a funcionar como deve ser.

A primeira dica que me deram: Tire o ar condicionado! Carro velho com ar só dá dor de cabeça!
Não! Tudo tem que funcionar, basta encontrar quem faça o serviço com o carinho que o carro merece. Basicamente é a mesma coisa de um carro novo, só que já vem sendo usado há anos e sem a devida manutenção (o dono anterior apenas renovou o gás do sistema).

Hoje recebi duas indicações de bons lugares para fazer o serviço. Provavelmente amanhã ou quinta leve para fazer e mantenho vocês informados do diagnóstico.
Guilherme Chicalé
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 243
Registrado em: 28/02/13, 23:18
Carro: Uno "Mille" Brio

Os Corsas com ar também tem esse problema "crônico", digo "crônico" por que a maioria das pessoas não se importam acham que só porque o ventilador arma esta tudo "ok". Quando o primeiro estagio não funciona o motor aquece até os 102°C mais ou menos ai desarma com uns 97°C que é quando deveria armar o primeiro estagio até desligar aos 94°C mais ou menos já que a temperatura de trabalho, nos Corsas, são de 95°C. Eu não fazia ideia que seu Premio tinha ar condicionado se não teria te falado isso.
YOU MAAANIAAAC!
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Pois é! Descobri isso da pior maneira!
hauhauahuahuahauhauhau

Sem problemas, Guilherme! O alerta de vocês já ajudou bastante!

Essa semana ainda quero levar o Prêmio a uma indicação que recebi para tratar desse probleminha. Tenho rodado pouco com o carro e em trajetos curtos, mas logo começarão as aulas e daí vou precisar dele tinindo para evitar dores de cabeça.

Logo mais relato o que foi feito, pois provavelmente terei que adaptar uma resistência da ventoinha de outro carro, pois não encontro a original em lugar algum! Em Brasília não tem. Já revirei todas as auto peças e concessionárias e na internet não encontro anuncio nenhum!

Assim que resolver tudo, marco o tópico como "Resolvido" e aponto a solução.

Abs!
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Tópico RESOLVIDO.

Deixei o carro na segunda-feira para reparo e só pude buscar hoje.
A ventoinha estava funcionando realmente apenas no segundo estágio. Como não encontrava a resistência correta para troca, o jeito foi tentar fazer o reparo da que estava danificada. Segundo o técnico, o reparo consiste na verdade numa adaptação na própria resistência, utilizando peças de outros modelos compatíveis. E não é que ficou bom? Agora o carro aciona a ventoinha mesmo sem o aquecimento estar perto dos 90ºC e o segundo estágio só começa a funcionar perto dos 97ºC, fazendo a temperatura cair rapidamente para o ponto correto.
Meu termômetro do painel parece estar com diferença da apuração correta, pois com um medidor constatamos a temperatura de trabalho ligeiramente acima daquela apresentada. Preferi não me incomodar com isso agora.
Aproveitei para dar uma revisada geral no ar condicionado (vedações, mangueiras, elétrica, rolamentos, compressor...).
Voltei para o trabalho debaixo de um calor danado, pegando trânsito pesado, sinal fechado... e eu com o ar condicionado ligado no máximo e sempre de olho na temperatura. Funcionamento perfeito!
Trancado