Pergunta: Torque e potência - Carros flex, como funciona?
Enviado: 31/01/15, 11:00
Olá camaradas, a dúvida é o seguinte: Eu tenho uma kombi flex 1.4, mas a pergunta também abrange a qualquer carro flex
Eu fico maluco por que não entendo como podemos ganhar torque e potência em faixas de rotações diferentes usando etanol e gasolina...Na verdade eu entendo mas não compreendo.
No meu caso, a kombi abastecida no etanol gera 80cv a 4800 rpm e 12,7 kgfm de torque a 3500 rpm, ok
Na gasolina, ela chega a 78cv a 4800 rpm e 12,5 kgfm de torque a 3500 rpm
No uso, ela realmente é diferente na gasolina, embora tenha a perca insignificante de 0,2 kgfm, ela tem a aceleração mais fácil, mas o que isso significa? Eu apertar menos o acelerador pra subir uma rampa por exemplo
Já no alcool, ela fica mais lenta de aceleração e sente mais em subidas de morro, nada MUITO significante, porém dá pra sentir isso usando no dia a dia o carro
A resposta é fácil, a central identifica o combustivel, altera a vazão de combustivel, quantidade de ar admitido, muda o ponto e usa de acordo com o combustivel abastecido
O que fica complicado é que a kombi usa uma taxa de 11:1, razoavelmente alta pra gasolina e baixa pra alcool, mas um fire usa taxa de 12,5:1...
Como posso tirar potencia e torque, em alguns casos como na chevrolet que de 95cv na gasolina no motor 1.4, passa a ser de 104cv no alcool, tirar tanta potencia, torque, torque x rotação, sem modificações mecanicas como comando e escapamento variavel, num simples abastecimento diferente???
Eu fico maluco por que não entendo como podemos ganhar torque e potência em faixas de rotações diferentes usando etanol e gasolina...Na verdade eu entendo mas não compreendo.
No meu caso, a kombi abastecida no etanol gera 80cv a 4800 rpm e 12,7 kgfm de torque a 3500 rpm, ok
Na gasolina, ela chega a 78cv a 4800 rpm e 12,5 kgfm de torque a 3500 rpm
No uso, ela realmente é diferente na gasolina, embora tenha a perca insignificante de 0,2 kgfm, ela tem a aceleração mais fácil, mas o que isso significa? Eu apertar menos o acelerador pra subir uma rampa por exemplo
Já no alcool, ela fica mais lenta de aceleração e sente mais em subidas de morro, nada MUITO significante, porém dá pra sentir isso usando no dia a dia o carro
A resposta é fácil, a central identifica o combustivel, altera a vazão de combustivel, quantidade de ar admitido, muda o ponto e usa de acordo com o combustivel abastecido
O que fica complicado é que a kombi usa uma taxa de 11:1, razoavelmente alta pra gasolina e baixa pra alcool, mas um fire usa taxa de 12,5:1...
Como posso tirar potencia e torque, em alguns casos como na chevrolet que de 95cv na gasolina no motor 1.4, passa a ser de 104cv no alcool, tirar tanta potencia, torque, torque x rotação, sem modificações mecanicas como comando e escapamento variavel, num simples abastecimento diferente???