Bem pessoal, vamos lá:
Quando surgiu o convite para participar desse lance, me falaram que teria uma reunião, onde poderíamos expor nossas sugestões e coisas assim.
Fui com o intuito de melhorar o relacionamento do CUB com a FIAT, que até então, era nulo (não por nós, e sim por eles).
Sempre que contactamos a FIAT, nunca obtivemos resposta ou algo assim, (salvo uma vez que eles disponibilizaram alguns ingressos para uma etapa de SP do Trofeu Linea), logo, não procurei mais contato.
Então, foi com surpresa que recebi esse convite, e como citei antes, fui com a melhor das intenções para promover o Clube do Uno Brasil e estreitar o relacionamento.
Chegando lá, percebi que o CUB era bem conhecido, tanto por membros de outros clubes, como pelo pessoal do MKT da Fiat.
Segundo infos, nos 2 últimos eventos desse tipo, estava ocorrendo uma troca de idéias legais entre a FIAT e alguns clubes, e nesse ano era para se ter uma "devolutiva" do acertado ano passado, mas a equipe do MKT responsável pelo andamento dessas idéias foi dispensada, logo, todo o trabalho se perdeu.
Portanto, a tal da "reunião" não ocorreu, não pudemos passar nosso ponto de vista da relação que vemos da FIAT com os clubes.
Não apenas eu, mas creio que todos os staffs presentes ali ficaram desapontados com isso.
Então, o evento se resumiu a:
Visita a linha de produção:
Visitamos a linha de montagem, onde nos foi explicado como é feita a soldagem dos monoblocos, pintura, e a etapa de montagem dos veículos.
Fiquei surpreso, pois imaginava um processo todo robotizado, automatizado, e na verdade, tem muito trabalho manual.
A cada 28 min sai um automóvel pronto da linha.
Não nos deixaram entrar em alguns setores, pois já estão montando dois carros a serem lançados ano que vem, que é a picape Fiat Toro:
e um novo compacto do tamanho do Up!, que não nos foi revelado o nome, apenas o código, que é X1H;
Centro de Estilo:
Onde pudemos ver como são criados os designs, conhecemos o principal designer da FIAT, um cara gente fina chamado Manoel, mas com um gosto meio "excêntrico", na minha opinião (segundo ele, foi o responsável pelo design do Tempra 99, então...).
Lá pudemos ver alguns protótipos, como o Uno Cabrio apresentado uns anos atrás, aquele Buggy elétrico FCC-II e esse aqui:
Um fato inusitado ocorreu nessa hora, pois tinha um protótipo todo camuflado desse X1H estacionado, e o pessoal começou a rodear e olhar pra dentro, esfregando a cara na janela, e um funcionário lá quase infartou, colocou a gente pra "correr", educadamente rsrs
Pista de testes:
Aqui foi legal.
Tínhamos a disposição um Punto T-Jet e um Renegade para andar na pista, e imagino que a idéia seria deixar nós pilotarmos, como nos anos anteriores, mas devido ao nível de alguns participantes que estavam conosco, creio que deixaram isso de lado e andamos de carona, com os pilotos da FIAT.
Eu imaginei que fosse apenas um passeio, mas os caras sentaram o aço, em ambos os carros,no T-Jet chegamos a 170km/h e depois entrávamos nas curvas inclinadas com violência, uns slalons nervosos, carro desgarrando, fumaça saindo dos pneus e coisa assim.
(Eu não me surpreendi com isso, mas alguns caras lá saíram meio 'mareados" e de pernas bambas, pediram pra parar rs).
Durante esse meio tempo, fomos levados para uma lojinha da FIAT Store para quem quisesse comprar alguns produtos, e depois para Clube de Funcionários FIAT para almoçar, e mais tarde para o Hotel em que ficaríamos.
O passeio foi EXTREMAMENTE cansativo, pois ficou claro que o tempo era muito curto para vermos tudo e entrávamos e saíamos de um setor para o outro de forma incessante, para que pudéssemos cumprir o cronograma.
Eu havia acordado as 04am para estar no aeroporto as 06am, então, no final da tarde, o "pique" já tinha ido pro brejo e todos nós queríamos descansar, tomar um banho...
O trânsito absurdo de BH também não ajudou em nada, para nos deslocarmos do aeroporto para a fábrica, fábrica para o almoço, almoço para a fábrica novamente, e depois para o Hotel, perdemos aí umas 3 horas dentro da van.
Depois de um breve descanso, fomos para um jantar de Confraternização com o pessoal do MKT da FIAT, onde pudemos desfrutar de um belo rodízio, participamos de umas sessões de fotos (que devem ter saído horríveis, visto as caras de "morto-vivos" que estávamos..), e foi isso.
Resumindo...no que toca a relação entre nós e a FIAT, não pude agregar nem absorver nada, a produtividade foi quase nula nesse quesito, mas agora somos um clube reconhecido pela fábrica, e espero que possamos colher resultados disto futuramente.
Por outro lado, conheci o STAFF de vários clubes, e isso sim foi produtivo, pois surgiram várias idéias que iremos colocar em prática agora em 2016.
Fotos, não pude tirar, pois "confiscaram" nossas câmeras e celulares na entrada da fábrica, e só nos devolveram no final da tarde.
Então, vou aguardar as fotos "oficiais" que a FIAT tirou e posto aqui.