Meu velocímetro caseiro!
Enviado: 28/01/16, 22:53
Caros colegas!
O velocímetro da Elba quebrou-se em 100 pedaços!
Para minha surpresa, o esqueleto central (a parte interna, atrás da parte preta que vemos) é feita daquele plástico transparente, difícil de colar tantos pedaços juntos... Também, depois de vinte e tantos anos...
Alguns meses atrás, eu já tinha comprado outro painel (velocímetro, RPM, indicador de gasolina, temperatura, luzes, etc) igual, mas por incrível que pareça, externamente é igual, mas os encaixes, os locais do parafusos são diferentes... Eu gostaria de trocar somente o velocímetro, e não todo o painel...
Enfim, desmontei o velocímetro estragado, comprei no MercadoLivre um sensor HALL para arduino de R$ 1,10 (R$ 13,80 de frete), colei com super bonder na parte plástica em frente ao imã do velocímetro, liguei o sensor no Arduíno , o Arduíno em um display digital, fiz a programação e tenho meu velocímetro.
Está uma coisa feia, com uns fios pra fora, mas funciona.
Algo legal que fiz sem querer, é um odômetro parcial que conta os metros!
Para ir do ponto "A" ao ponto "B", posso escolher os caminhos de 2.100m e o de 2.700m!
Isso é fantástico!
Nos carros mais novos (entenda-se) com injeção eletrônica, a velocidade pode até ser por cabo, mas a tendência é que seja medida pelo VSS (vehicle speed sensor), um sensor eletrônico que conta os giros do cabo do velocímetro.
Este sensor de VSS, nos mais modernos a cada rotação, pulsa 16 vezes. Li por aí, que em versões mais antigas, tinha o de 8 pulsos, acho que nos Santana.
(se escrevi alguma bobagem automotiva, por favor, me corrijam).
No meu caso, com o meu velocímetro caseiro, tenho apenas um pulso por revolução.
Há uma margem de erro para velocidades pequenas, mas os 40km/h bate certinho com a velocidade indicada nas lombadas eletrônicas.
As velocidades do velocímetro improvisado e do GPS batem 90% das vezes, e nos 10% que não batem, nas baixas velocidades, a diferença não é tão grande.
Mas resta uma grande dúvida, procurei pela internet, e gostaria muito de saber, o cabo do velocímetro, que sai da caixa de engrenagens, cada revolução do cabo do velocímetro equivale à uma volta da roda?
Alguém saberia me responder essa dúvida?
Saludos!
O velocímetro da Elba quebrou-se em 100 pedaços!
Para minha surpresa, o esqueleto central (a parte interna, atrás da parte preta que vemos) é feita daquele plástico transparente, difícil de colar tantos pedaços juntos... Também, depois de vinte e tantos anos...
Alguns meses atrás, eu já tinha comprado outro painel (velocímetro, RPM, indicador de gasolina, temperatura, luzes, etc) igual, mas por incrível que pareça, externamente é igual, mas os encaixes, os locais do parafusos são diferentes... Eu gostaria de trocar somente o velocímetro, e não todo o painel...
Enfim, desmontei o velocímetro estragado, comprei no MercadoLivre um sensor HALL para arduino de R$ 1,10 (R$ 13,80 de frete), colei com super bonder na parte plástica em frente ao imã do velocímetro, liguei o sensor no Arduíno , o Arduíno em um display digital, fiz a programação e tenho meu velocímetro.
Está uma coisa feia, com uns fios pra fora, mas funciona.
Algo legal que fiz sem querer, é um odômetro parcial que conta os metros!
Para ir do ponto "A" ao ponto "B", posso escolher os caminhos de 2.100m e o de 2.700m!
Isso é fantástico!
Nos carros mais novos (entenda-se) com injeção eletrônica, a velocidade pode até ser por cabo, mas a tendência é que seja medida pelo VSS (vehicle speed sensor), um sensor eletrônico que conta os giros do cabo do velocímetro.
Este sensor de VSS, nos mais modernos a cada rotação, pulsa 16 vezes. Li por aí, que em versões mais antigas, tinha o de 8 pulsos, acho que nos Santana.
(se escrevi alguma bobagem automotiva, por favor, me corrijam).
No meu caso, com o meu velocímetro caseiro, tenho apenas um pulso por revolução.
Há uma margem de erro para velocidades pequenas, mas os 40km/h bate certinho com a velocidade indicada nas lombadas eletrônicas.
As velocidades do velocímetro improvisado e do GPS batem 90% das vezes, e nos 10% que não batem, nas baixas velocidades, a diferença não é tão grande.
Mas resta uma grande dúvida, procurei pela internet, e gostaria muito de saber, o cabo do velocímetro, que sai da caixa de engrenagens, cada revolução do cabo do velocímetro equivale à uma volta da roda?
Alguém saberia me responder essa dúvida?
Saludos!