Página 1 de 1

Meu velocímetro caseiro!

Enviado: 28/01/16, 22:53
por Detefon
Caros colegas!

O velocímetro da Elba quebrou-se em 100 pedaços!
Para minha surpresa, o esqueleto central (a parte interna, atrás da parte preta que vemos) é feita daquele plástico transparente, difícil de colar tantos pedaços juntos... Também, depois de vinte e tantos anos...
Alguns meses atrás, eu já tinha comprado outro painel (velocímetro, RPM, indicador de gasolina, temperatura, luzes, etc) igual, mas por incrível que pareça, externamente é igual, mas os encaixes, os locais do parafusos são diferentes... Eu gostaria de trocar somente o velocímetro, e não todo o painel...

Enfim, desmontei o velocímetro estragado, comprei no MercadoLivre um sensor HALL para arduino de R$ 1,10 (R$ 13,80 de frete), colei com super bonder na parte plástica em frente ao imã do velocímetro, liguei o sensor no Arduíno , o Arduíno em um display digital, fiz a programação e tenho meu velocímetro.
Está uma coisa feia, com uns fios pra fora, mas funciona.

Imagem
Imagem
Imagem

Algo legal que fiz sem querer, é um odômetro parcial que conta os metros!
Para ir do ponto "A" ao ponto "B", posso escolher os caminhos de 2.100m e o de 2.700m!
Isso é fantástico!

Nos carros mais novos (entenda-se) com injeção eletrônica, a velocidade pode até ser por cabo, mas a tendência é que seja medida pelo VSS (vehicle speed sensor), um sensor eletrônico que conta os giros do cabo do velocímetro.
Este sensor de VSS, nos mais modernos a cada rotação, pulsa 16 vezes. Li por aí, que em versões mais antigas, tinha o de 8 pulsos, acho que nos Santana.

(se escrevi alguma bobagem automotiva, por favor, me corrijam).
No meu caso, com o meu velocímetro caseiro, tenho apenas um pulso por revolução.

Há uma margem de erro para velocidades pequenas, mas os 40km/h bate certinho com a velocidade indicada nas lombadas eletrônicas.
As velocidades do velocímetro improvisado e do GPS batem 90% das vezes, e nos 10% que não batem, nas baixas velocidades, a diferença não é tão grande.

Mas resta uma grande dúvida, procurei pela internet, e gostaria muito de saber, o cabo do velocímetro, que sai da caixa de engrenagens, cada revolução do cabo do velocímetro equivale à uma volta da roda?

Alguém saberia me responder essa dúvida?

Saludos!

Re: Meu velocímetro caseiro!

Enviado: 28/02/16, 10:36
por natamattos
Muito legal. O arduino e um ótimo microcontrolador.
Pode fazer chover com ele.

Re: Meu velocímetro caseiro!

Enviado: 11/05/16, 13:24
por Detefon
Bem...

Consegui na internet, um circuito que utiliza um opto-acoplador, e com isso, fiz o sensor de velocidade do fiat uno/palio funcionar no Arduino.

Ao invés de apenas um pulso por revolução da caixa, agora conto com 16 pulsos por revolução, exatamente como em qualquer veículo moderno.

Pois até onde sei, os veículos atuais estão apenas com 16 pulsos por revolução no sensor de velocidade (ou VSS / Vehicle Speed Sensor).
Se alguém souber de um sensor com mais pulsos, por favor, compartilhe.

Há circuitos também utilizando um opto-acoplador que conseguem medir o RPM do motor, de forma simples também.

Mas a pergunta que venho fazer no momento é outra:

Logo vou ter um velocímetro híbrido, parte analógico, parte digital, mas enfim, não é um velocímetro original.
É um velocímetro construído, faz exatamente as mesmas coisas que o original faz e mais algumas coisas.

Agora eu me pergunto: "existe alguma legislação que proíba o uso de um velocímetro feito em casa no veículo?"

Imagem

Re: Meu velocímetro caseiro!

Enviado: 12/05/16, 15:22
por Felipe
Cara... acredito que funcionando ninguém pode falar nada. O que não pode é andar sem.

Re: Meu velocímetro caseiro!

Enviado: 08/01/22, 14:58
por Jeannettes
Para ser honesto, de todas as variantes do velocímetro que utilizei, só houve uma que me tem sido útil. Estou a falar do Velocímetro iPhone que se tornou o meu favorito após a primeira viagem, por isso, se precisar de alguns bons conselhos, pode seguir os meus conselhos. Asseguro-vos que não se arrependerão.