Página 1 de 2

Versões do Fiat Uno/Premio/Elba/Fiorino

Enviado: 14/03/16, 10:20
por Lutierry
Achei bem interessante e queria partilhar com vocês, não sei se já postaram no fórum, mas aí vai



1984 - Início produção em Outubro como modelo 1985, nas versões: S (Super), com motor 1050 e 4 marchas, CS (Confort Super), SX (Sport Experimental), ambos com motor 1.3 e câmbio de 5 marchas opcional (herdados do Fiat 147)
1985 - Início Prêmio CS 1.5 (sevel),versão três volumes do Uno
1985 - Início Prêmio S 1.3 (Fiasa)
1985 - Uno é eleito o “Carro do Ano” pela revista Auto Esporte.
1985 - Fim do motor 1050
1986 - Fim do SX 1.3
1986 - Início Elba nas versões S 1.3 (Fiasa)e CS 1.5 (Sevel)
1986 - Todas as versões com câmbio 5 marchas de série
1987 - 1.5R álcool (86 cv)
1987 - Prêmio nas versões S 1.3 (Fiasa), CS 1.5 (Sevel) e CSL 1.5(Sevel)
1988 - Início da Fiorino 1.5(Sevel), Furgão e Pick-UP(82 cv)
1988 - Prêmio em versão 4 portas (CSL 1.5)
1989 - 1.5R (Sevel) gasolina
1989 - Elba CSL 1.6 (Sevel)4 portas
1989 - Prêmio CSL com motor 1.6 (Sevel), Painel de Instrumentos e volante diferenciados do restante da linha
1989 - Uno CS com nova frente (opcional).
1990 - Início do Uno Mille (48 cv), com motor de 996cm3 (Fiasa), carburador de corpo simples, sem retrovisor do lado direito, servofreio e encostos de cabeça e 4 marchas (todos Opcionais)
1990 - 1.6R (Sevel) álcool e gasolina (88 e 84 cv)
1991 - Modificação estética, nova frente antes opcional do Uno CS para toda linha, EXCETO Uno Mille
1991 - Uno Mille Brio, com carburação de corpo duplo (54 cv), 5 marchas e interior mais confortável (produzido entre junho e dezembro)
1991 - Motorização 1.5 substituindo 1.3 (Fiasa). Fim da importação dos motores Sevel 1.5 da Argentina
1991 - Uno Furgão, com a parte traseira fechada para cargas e motor 1.5 (Fiasa)
1992 - Injeção eletrônica nas versões S e CS (opcional). Eleito o “Carro do Ano” pela revista Auto Esporte.
1993 - Mille Electronic - ignição digital substituindo o platinado e opção de quatro portas e ar condicionado.
Fase 1: Logotipo traseiro escrito Uno Mille e Electronic abaixo, e grade dianteira com ///// grandes.
Fase 2: Fim da nomenclatura "Uno" na versão, logotipo escrito apenas Mille Electronic com o desenho "Alvorada" e grade dianteira com ///// pequeno e frisos mais finos..
1993 - Uno 1.6R MPI
1993 - Fim do Uno 1.6 CSL
1993 - Fiorino 1000 (Pick-up/Furgão), com o mesmo acabamento e mecânica do Mille Eletronic
1994 - Mille ELX, com novo painel(semelhante ao 1.6R MPI), frente "baixa" e Ignição Mapeada. O novo painel de instrumentos se estende ao Uno CS, Elba CS,CSL e Top e Prêmio CS.
1994 - Uno Turbo i.e. 1.4 com 118 cv (maio) - 1801 unidades produzidas
1994 - Elba TOP, com motor 1.6 e injeção LE-Jetronic Bosch
1994 - Uno 1.6R MPI e algumas versões de Uno, Prêmio e Elba com novo câmbio (Trambulador em cima)
1994 - Uno S, CS e Furgão com Injeção Eletrônica de série Magnetti Marelli (G7)(Alcool e Gasolina)
1994 - Fiorino 1.5 i.e. (Furgão e Pick-Up)
1994 - 1.6 MPI
1994 - Fim da produção local do Prêmio (setembro)
1995 - Pick-up Trekking 1.5 i.e. (Magnetti Marelli G7)
1995 - Fim da Fiorino 1000
1995 - Fim da Injeção eletrônica Magnetti Marelli (G7)Alcool
1995 - Mille EP 1.0 com injeção eletrônica Magnetti Marelli (G7)e novo câmbio(julho)
1995 - Mille Electronic passa a se chamar Mille i.e., e ganha nova frente "baixa"
1995 - Elba 1.6 i.e. com injeção monoponto LE-Jetronic Bosch
1995 - Prêmio passa a se chamar Duna e é importado da Argentina, exclusivamente com motor 1.6
1996 - Fim dos Uno 1.5, 1.6 e Turbo (EXCETO FURGÃO) (abril)
1996 - Fim da produção da Elba
1996 - Fim da importação da Argentina do Prêmio (DUNA)
1997 - Mille SX
1997 - Mille SX Young, com acabamento diferenciado (painel cinza com mostradores brancos, para-choques cinza e adesivos laterais)
1997 - Fiorino e Uno Furgão 1.5 MPI (Fiasa)
1998 - Mille EX sem uma luz de ré
2000 - Mille Smart, painel cinza com mostradores brancos, nova grade (inspirada na linha Brava/Marea)
2001 - Mille com motor Fire (55 cv) substituindo o antigo motor Fiasa, retrovisores e coluna de direção do Palio
2001 - Mille com motor FIASA 1.0 MPI alcool
2001 - Uno Furgão e Fiorino mantem o motor 1.5 MPI Gasolina
2002 - Fim da Fiorino Pick-Up, substituído pela Pick-Up Strada (linha Palio)
2003 - Fim do Mille 1.0 Alcool (Abril)
2004 - Reestilização na frente (novos faróis e grades) e na traseira (novos faróis e placa incorporada ao parachoque) - a maior já sofrida pelo modelo, já como modelo 2005. (fevereiro)
2004 - Fiorino muda a frente, mas mantém traseira inalterada (Abril)
2004 - Uno Furgão e Fiorino recebem motor 1.3 Fire gasolina, encerrando a produção do motor 1.5 Fiasa (Abril)
2005 - Motor Fire 1.0 Flex, 65 cv gasolina ou 66 cv álcool, e leve reestilização na grade dianteira e nos para-choques (março)
2005 - Uno Furgão e Fiorino recebem Motor Fire Flex 1.3
2006 - Kit Way, suspensão elevada em 44 milímetros, molduras nos pára-lamas, revestimento em preto das colunas centrais e vão das rodas pintados de preto (março)
2007 - Mudanças no interior tais como: bancos dianteiros com nova espuma, nova alavanca de câmbio com inibidor de ré e coifa em couro, espelho de cortesia lado passageiro, alça de segurança dianteira lado passageiro, nova luz de cortesia (com interruptor na porta do lado do motorista) e recobrimento total do porta-malas, lançado em Maio como modelo 2008

Re: Versões do Fiat Uno/Premio/Elba/Fiorino

Enviado: 24/03/16, 20:00
por RE-FIAT
Bacana!


apenas uma observação, o Premio CSL de 87 a 89 saiu com motor sevel 1.5 e não 1.6 conforme citado! Tanto Premio/Elba CSL só sairam 1.6 sevel em 1990 ultimo ano da frente alta!

Re: Versões do Fiat Uno/Premio/Elba/Fiorino

Enviado: 28/03/16, 15:06
por rogerioclaro
show.. que história...

Re: Versões do Fiat Uno/Premio/Elba/Fiorino

Enviado: 29/04/16, 10:32
por kleblves
O meu uno mille SX 1997 4 portas, veio só com uma luz de ré de fábrica e mostradores do painel cinza...

Re: Versões do Fiat Uno/Premio/Elba/Fiorino

Enviado: 29/04/16, 14:37
por Felipe
Não existiu le-jetronic monoponto na linha uno. todos os monopontos são Marelli G7

Re: Versões do Fiat Uno/Premio/Elba/Fiorino

Enviado: 15/02/18, 20:18
por Digo Garcia
RE-FIAT escreveu:Bacana!


apenas uma observação, o Premio CSL de 87 a 89 saiu com motor sevel 1.5 e não 1.6 conforme citado! Tanto Premio/Elba CSL só sairam 1.6 sevel em 1990 ultimo ano da frente alta!
Tem Elba e Premio CSL Sevel 1.6 pré-90 sim! Os 89/90.

Re: Versões do Fiat Uno/Premio/Elba/Fiorino

Enviado: 15/02/18, 20:27
por Catelli
Muito bom amigo pelo informativo.
Tenho um UNO ELX 1995, 4 portas, cor do ano (vermelho metálico) com 230.000 KM, motor não foi retificado e, uso diariamente, comprei zero KM, o último carburado.

Forte abraço,

Re: Versões do Fiat Uno/Premio/Elba/Fiorino

Enviado: 15/02/18, 23:45
por RE-FIAT
Digo Garcia escreveu:
RE-FIAT escreveu:Bacana!


apenas uma observação, o Premio CSL de 87 a 89 saiu com motor sevel 1.5 e não 1.6 conforme citado! Tanto Premio/Elba CSL só sairam 1.6 sevel em 1990 ultimo ano da frente alta!
Tem Elba e Premio CSL Sevel 1.6 pré-90 sim! Os 89/90.
Exato! 89 modelo 90!

São meio raros, pois naquele tempo o pessoal não curtia muito comprar carros ano modelo...quando usados, eram bem desvalorizados! (pra qualquer marca e modelo)

Re: Versões do Fiat Uno/Premio/Elba/Fiorino

Enviado: 16/02/18, 15:40
por alexfurlan
Catelli escreveu:Muito bom amigo pelo informativo.
Tenho um UNO ELX 1995, 4 portas, cor do ano (vermelho metálico) com 230.000 KM, motor não foi retificado e, uso diariamente, comprei zero KM, o último carburado.

Forte abraço,
Catelli, bacana.
Comprou 0 km? Legal mesmo. Primeiro e único dono. Coisa raríssima de se ver.
Qual a sua garagem para eu poder ver seu carro?

Re: Versões do Fiat Uno/Premio/Elba/Fiorino

Enviado: 26/02/18, 16:49
por jonny da john deere
Exato! 89 modelo 90!

São meio raros, pois naquele tempo o pessoal não curtia muito comprar carros ano modelo...quando usados, eram bem desvalorizados! (pra qualquer marca e modelo)
nesse caso a minha fiorino lx é 94/95 com motor sevel (não sei ao certo se é 1.6 litros). Ela é difícil de encontrar?
Peguei ela sem funcionar a injeção eletrônica e com um bocado de gente dizendo que o motor é isso e aquilo; que não ia conseguir colocar pra pegar e.t.c Resumindo botei pra pegar e achei o motor bom para um carro de 23 anos e meio :D. tá surrada mais nada que umas reformas não resolva.