Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Correia dentada / Barulho

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
lcprado
Usuário
Usuário
Carro: Uno Mille Fire Flex 06

Bom dia!

Sou novo no fórum e sou novo uneiro tbm...

Comprei em 30/05 um uno 06 fire flex, carro de segundo dono, muito bem cuidado... está com 108k km rodado.

Quando peguei o carro, o motor dele era MUITO silencioso, quase nem dava pra escutar ele ligado.

Como tinha algumas coisas pra fazer na suspensão, mandei o mecânico dar uma geral no carro.
Resumindo, ele trocou a correia dentada e rolamento tensionador, também tiro um vazamentinho de óleo que ele estava, próximo da correia dentada, que se eu não me engano era os retentores de válvula.
Após a troca, notei que o motor está mais barulhento, coisa que ele não era..
parece barulho de tucho ou válvula..
Dúvida, será que pode ser o carro fora de ponto??

Fora as borrachamas das suspensão ele tbm trocou todos os filtros e tbm as velas.

Me deem uma luz... :) :) :)
Wanderley_Teco
Usuário
Usuário
Carro: UNO EP

Bom dia,
tenho um Uno EP 96 e estou na mesma situação, fiz a suspensão traseira e aproveitei p/ trocar a correia, depois disso ele ficou com um barulho compassado que não tinha, parece das válvulas, mas já me falaram que esta normal, to pensando em ir em outro mecânico p/ ver.... na traseira tbm estou com uns toc-toc seco e não sei de onde vem....
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Carro: Uno 1.6R 92/93

Consegue descrever o barulho?
O meu apareceu um "zumbido" que me fez comprar um kit de correia novo para efetuar a troca por prevenção. Não seria o mesmo caso que o seu pois acabou de trocar.
lcprado
Usuário
Usuário

...
Editado pela última vez por lcprado em 20/06/16, 21:14, em um total de 1 vez.
lcprado
Usuário
Usuário

Bom dia,

Descartei a possibilidade de ser a correia fora do ponto, pois procurei o mecanico e ele disse que se estivesse fora de ponto o carro nem daria partida... E o uno pega sempre de 1ª com muita facilidade.

Em questão do barulho, é um leve tec tec, que eu acho que pode ser de origem do comando de válvula, pois o carro estava com um pequeno vazamento de óleo, acho que ele mexeu no comando...

Acrescentando informação, aqui no SUL é muito FRIO, de manhã, na primeira partida do dia, o uno pega facil, porém fica falhando, mas é só dar uma acelerada que ele fica liso... Mas quando acelero sai uma fumaça branca com um forte odor...

O que pode ser, dicas?
lcprado
Usuário
Usuário

Wanderley_Teco escreveu:Bom dia,
tenho um Uno EP 96 e estou na mesma situação, fiz a suspensão traseira e aproveitei p/ trocar a correia, depois disso ele ficou com um barulho compassado que não tinha, parece das válvulas, mas já me falaram que esta normal, to pensando em ir em outro mecânico p/ ver.... na traseira tbm estou com uns toc-toc seco e não sei de onde vem....

Boa noite!

Wanderley, exatamente! é um barulho de válvula, e tudo mundo diz que está normal, mas p quem escuto como era antes da troca da correia, nota que ficou mais barulhento. O engraçado é que o carro não tem sintoma de correia fora de ponto.

Quanto a tua suspensão, conte-nos o que foi trocado?

Da traseira do uno, não vai muita coisa não... Troquei o kit de feixe de mola, os coxins e as borrachas de bandeja. Faltou a verba $$ para trocar os amortecedores também. Aqui na cidade está 460$ os dois traseiros da marca COFAP.

Final de ano eu troco!
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Carro: Uno 1.6R 92/93

Odor eu arrisco dizer que como o carro não esquentou, excesso de combustível.
Fumaça depende da cor, mas deve ser pelo frio também
Maggito
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Carro: Mille i.e. "Mille"

Se o problema foi após a troca da correia, eu conferiria o ponto... No caso do Fire, deve se utilizar relógio comparador para o perfeito sincronismo do conjunto. Foi realizado dessa forma? Um dente fora ou tensão errada na correia, podem causar problema de sincronismo. Leva em outro mecanico de confiança e tira uma segunda opinião.
Vale a mesma dica para o colega do EP - O motor fiasa tem as marcas para verificar e é um pouco mais difícil de deixar fora de ponto, mas pode ocorrer. Vale também conferir regulagem de válvulas, não é absurdo e nem muito caro de fazer.
Atenciosamente,

Maggito.
Gabriel uno vermelho
Usuário
Usuário
Carro: Uno 2009

Boa noite turma, sou novato aqui, mais tenho uno a um bom tempo, tenho um 2009 fira 8v com 210 mil km, ele não tem um vazamento, e me aconteceu o mesmo, comprei o carro com 26 mil km a três anos atrás,e sempre faço revisões preventivas, o carro nunca estragou.
Suspensão do uno não é das melhores não, mais tendo um bom ouvido e conhecendo o carro da pra prevenir problema. Motor é o melhor do carro, troca de óleo de 5 em 5 mil km, troca de correia e tensor de 40 em 40 mil km e uma regulagem de válvulas toda vez que trocar correias é a melhor forma de manter seu motor redondo. Meu uno fecha painel, e não tem um vazamento, outra coisa muito boa que passei a usar a um tempo é o militec! Muito bom. Espero ter ajudado.
lcprado
Usuário
Usuário

Gabriel uno vermelho escreveu:Boa noite turma, sou novato aqui, mais tenho uno a um bom tempo, tenho um 2009 fira 8v com 210 mil km, ele não tem um vazamento, e me aconteceu o mesmo, comprei o carro com 26 mil km a três anos atrás,e sempre faço revisões preventivas, o carro nunca estragou.
Suspensão do uno não é das melhores não, mais tendo um bom ouvido e conhecendo o carro da pra prevenir problema. Motor é o melhor do carro, troca de óleo de 5 em 5 mil km, troca de correia e tensor de 40 em 40 mil km e uma regulagem de válvulas toda vez que trocar correias é a melhor forma de manter seu motor redondo. Meu uno fecha painel, e não tem um vazamento, outra coisa muito boa que passei a usar a um tempo é o militec! Muito bom. Espero ter ajudado.
Bom dia Gabriel,

Obrigado pelas informações... Vou cogitar uma regulagem de válvulas!
Quanto ao militec, eu tenho tbm um goletao 92 1.6 cht e uso militec nele... Realmente MUITO BOM, o motor fica redondo. Vou comprar pro uno tbm..

Quanto a o óleo, tu usa qual óleo 15w40 ? e qual marca e api ?
Faz trocas a cada 5mil km ?
Responder