Salve galera, td bom?
Ontem estava trocando as lampadas do painel e precisei tirar o cabo do velocímetro la do cambio, terminei o serviço, rosqueei ele de volta e quando sai com o carro nao estava marcando a velocidade. Verifiquei se o cabo estava rompido e nao, estava td certo, e ai verifiquei o encaixe interno do pinhão e vi que ao envés de estar quadrado que é o formato dele, estava redondo.
É possível trocar o pinhão sem remover o cambio, alguém sabe? No tipo é so tirar um parafuso lateral que o conjunto sai todo. Sera que é assim tbm?
Vlw
Abraços e ate domingo!!!
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Troca Pinhão Velocimetro
- Thor Lopes
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- Thor Lopes
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Bom dia.
Fui procurar e acabei achando o tal do parafuso. Realmente ele está lá. É um além 6 e fica num lugar péssimo e dificulta ainda mais pq ele estava muito apertado. Com um pouco de persistência e uma alavanca no lugar certo (e um braço roxo), consegui tirar o parafuso que tem uma ponta sem rosca.
Essa ponta sem rosca ficando dentro do mancal que segura o pinhão. Não seria óbvio dizer que na hora da montagem, essa ponta do parafuso tem que entrar exatamente no furo do mancal. Portanto, atenção ao colocar o mancal de volta no lugar.
Fiz a retirada de forma errada! Após retirar o parafuso puxei o mancal pra cima e o pinhão ficou solto no buraco da caixa de cambio e no momento que estava tentando puxar o pinhão com a ponta dos dedos, ele se soltou e entrou de lado lá pra dentro. AI CAR#$$_&-. Respirei fundo e com a ajuda de um alicate de bico consegui pegar o dito. ( Se caísse lá dentro, acho que poderia dar bem ruim)
Joguei fora o pinhão velho, limpei o mancal, coloquei o pinhão dentro do mancal e coloquei os dois juntos de volta no furo do câmbio prestando atenção para que os dois furos coicidicem. Parafuso alem de trava no lugar e apertado e cabo de velocímetro apertado.
Tudo funciona agora!
Fui procurar e acabei achando o tal do parafuso. Realmente ele está lá. É um além 6 e fica num lugar péssimo e dificulta ainda mais pq ele estava muito apertado. Com um pouco de persistência e uma alavanca no lugar certo (e um braço roxo), consegui tirar o parafuso que tem uma ponta sem rosca.
Essa ponta sem rosca ficando dentro do mancal que segura o pinhão. Não seria óbvio dizer que na hora da montagem, essa ponta do parafuso tem que entrar exatamente no furo do mancal. Portanto, atenção ao colocar o mancal de volta no lugar.
Fiz a retirada de forma errada! Após retirar o parafuso puxei o mancal pra cima e o pinhão ficou solto no buraco da caixa de cambio e no momento que estava tentando puxar o pinhão com a ponta dos dedos, ele se soltou e entrou de lado lá pra dentro. AI CAR#$$_&-. Respirei fundo e com a ajuda de um alicate de bico consegui pegar o dito. ( Se caísse lá dentro, acho que poderia dar bem ruim)
Joguei fora o pinhão velho, limpei o mancal, coloquei o pinhão dentro do mancal e coloquei os dois juntos de volta no furo do câmbio prestando atenção para que os dois furos coicidicem. Parafuso alem de trava no lugar e apertado e cabo de velocímetro apertado.
Tudo funciona agora!
Editado pela última vez por Thor Lopes em 26/02/18, 10:38, em um total de 1 vez.
- Thor Lopes
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Editado pela última vez por Thor Lopes em 26/02/18, 10:35, em um total de 1 vez.
- Miguel Marques
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Faz esse procedimento de troca na seção tutoriais, assim pode ajudar alguém, quanto como postar fotos, aqui esta um tópico pode te ajudar,
viewtopic.php?f=9&t=389
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