Tutorial: Recuperação dos espelhos originais
Enviado: 27/03/19, 18:41
Amigos da foto, boa tarde.
Continuo com mais um passo no processo de recuperação do meu Fiorino LX 1.6 mpi ano 95; desta vez são os espelhos.
São os espelhos originais, marca Metagal e fabricado em 14 de Fevereiro de 1995. Enquanto eles funcionavam perfeitamente, eles estavam esteticamente deteriorados: tinta plástica (cor da carroçaria) queimado, foles de borracha seca e base de metal também queimaram o sol. Felizmente, todas as peças estavam intactas e sem danos, apenas detalhes cosméticos.
Para continuar este tutorial, que vai ser dividido em 4 secções principais: desarmados, a recuperação do material plástico exterior, recuperação da foles de borracha e recuperação da base de metal.
Imagens de como os espelhos eram:
Parte 1: desarmado.
Nós removemos o controle interno que comanda os movimentos do espelho, eles saem desenroscando-os no sentido anti-horário. Uma vez removido, podemos remover o acabamento interior (plástico na forma de um triângulo). Cuidado, eles têm dois parafusos de plástico, para removê-los sem quebrá-los, force-os cuidadosamente.
Uma vez que o acabamento é removido, 3 parafusos philips com suas arruelas estão expostos. Nós os removemos e podemos remover o espelho completo com base.
Parte 2: Recuperação do plástico exterior
Para remover o vidro do espelho, basta forçar novamente com o uso da ferramenta apropriada em um canto superior, tomando cuidado para não quebrar o vidro.
O espelho é montado no mecanismo de movimento simplesmente com alguns pés de plástico, que se encaixam na base branca mostrada na foto. No meu caso eles não foram colados ou parafusados, pode variar em outro modelo da Fiat
Para poder pintar o aplique de plástico, recomendo retirar a base dos movimentos do espelho (plástico branco). Isso é montado na fixação do espelho por parafusos hexagonais de 1/4 ".
Não é necessário remover completamente o fole de borracha, basta retirá-lo da base e jogá-lo de volta.
Desta forma, sem o espelho, com o mecanismo de movimento fora do lugar e com o fole de volta, podemos mascarar e iniciar a recuperação do plástico exterior.
Lixe e limpe todo o plástico, duas demãos de primário de plástico e depois três demãos da tinta desejada.
Parte 3: Recuperação do fole de borracha.
No meu caso, o fole era impecável, sujo e um pouco seco pelo sol.
Uma boa limpeza com sabão e água para depois dar um recuperador de plástico preto e o resultado foi como novo!
Parte 4: Recuperação da base de metal.
Agora o complicado, a base de metal!
Bem, no primeiro caso, me surpreendeu muito, sendo a Fiat uma marca popular, a excelente qualidade de construção dos espelhos, em especial a base deles. Eu não sei como será no resto da linha Fiat, mas no meu caso a base é feita de antimônio (achei que era alumínio, mas não). O problema é que a maneira correta de pintar o antimônio é com pintura eletrostática, algo para o qual obviamente não tenho acesso.
Depois de experimentar vários métodos cujo resultado foi muito ruim, passo a receita final com a qual obtive bons resultados:
1- Limpe e seque a peça perfeitamente
2- Uma demão de primer de alumínio
3- limpe novamente todo o metal
4- tinta em spray preto fosco comum (vamos dar 3 mãos no total)
5- leve a peça completa ao forno a uma temperatura mínima (140 ° C) durante 10 minutos
6- deixe no forno (desligado) por meia hora
7- repetir o processo três vezes, ou seja, pintar, forno durante 10 minutos, segunda mão de tinta e 10 minutos de forno e a terceira mão de tinta com mais 10 minutos no forno.
Use o senso comum, temperatura mínima do forno e remover, tanto quanto possível, os espelhos da fonte de calor (chama ou resistência elétrica)
Uma vez que este processo de pintura da base, rearmar tudo na direção oposta à desmontagem e aqui estão os resultados:
Espero que gostem e seja útil !!!!!
Continuo com mais um passo no processo de recuperação do meu Fiorino LX 1.6 mpi ano 95; desta vez são os espelhos.
São os espelhos originais, marca Metagal e fabricado em 14 de Fevereiro de 1995. Enquanto eles funcionavam perfeitamente, eles estavam esteticamente deteriorados: tinta plástica (cor da carroçaria) queimado, foles de borracha seca e base de metal também queimaram o sol. Felizmente, todas as peças estavam intactas e sem danos, apenas detalhes cosméticos.
Para continuar este tutorial, que vai ser dividido em 4 secções principais: desarmados, a recuperação do material plástico exterior, recuperação da foles de borracha e recuperação da base de metal.
Imagens de como os espelhos eram:
Parte 1: desarmado.
Nós removemos o controle interno que comanda os movimentos do espelho, eles saem desenroscando-os no sentido anti-horário. Uma vez removido, podemos remover o acabamento interior (plástico na forma de um triângulo). Cuidado, eles têm dois parafusos de plástico, para removê-los sem quebrá-los, force-os cuidadosamente.
Uma vez que o acabamento é removido, 3 parafusos philips com suas arruelas estão expostos. Nós os removemos e podemos remover o espelho completo com base.
Parte 2: Recuperação do plástico exterior
Para remover o vidro do espelho, basta forçar novamente com o uso da ferramenta apropriada em um canto superior, tomando cuidado para não quebrar o vidro.
O espelho é montado no mecanismo de movimento simplesmente com alguns pés de plástico, que se encaixam na base branca mostrada na foto. No meu caso eles não foram colados ou parafusados, pode variar em outro modelo da Fiat
Para poder pintar o aplique de plástico, recomendo retirar a base dos movimentos do espelho (plástico branco). Isso é montado na fixação do espelho por parafusos hexagonais de 1/4 ".
Não é necessário remover completamente o fole de borracha, basta retirá-lo da base e jogá-lo de volta.
Desta forma, sem o espelho, com o mecanismo de movimento fora do lugar e com o fole de volta, podemos mascarar e iniciar a recuperação do plástico exterior.
Lixe e limpe todo o plástico, duas demãos de primário de plástico e depois três demãos da tinta desejada.
Parte 3: Recuperação do fole de borracha.
No meu caso, o fole era impecável, sujo e um pouco seco pelo sol.
Uma boa limpeza com sabão e água para depois dar um recuperador de plástico preto e o resultado foi como novo!
Parte 4: Recuperação da base de metal.
Agora o complicado, a base de metal!
Bem, no primeiro caso, me surpreendeu muito, sendo a Fiat uma marca popular, a excelente qualidade de construção dos espelhos, em especial a base deles. Eu não sei como será no resto da linha Fiat, mas no meu caso a base é feita de antimônio (achei que era alumínio, mas não). O problema é que a maneira correta de pintar o antimônio é com pintura eletrostática, algo para o qual obviamente não tenho acesso.
Depois de experimentar vários métodos cujo resultado foi muito ruim, passo a receita final com a qual obtive bons resultados:
1- Limpe e seque a peça perfeitamente
2- Uma demão de primer de alumínio
3- limpe novamente todo o metal
4- tinta em spray preto fosco comum (vamos dar 3 mãos no total)
5- leve a peça completa ao forno a uma temperatura mínima (140 ° C) durante 10 minutos
6- deixe no forno (desligado) por meia hora
7- repetir o processo três vezes, ou seja, pintar, forno durante 10 minutos, segunda mão de tinta e 10 minutos de forno e a terceira mão de tinta com mais 10 minutos no forno.
Use o senso comum, temperatura mínima do forno e remover, tanto quanto possível, os espelhos da fonte de calor (chama ou resistência elétrica)
Uma vez que este processo de pintura da base, rearmar tudo na direção oposta à desmontagem e aqui estão os resultados:
Espero que gostem e seja útil !!!!!