Recuperando as cores do painel de instrumentos do Uno R.
Enviado: 16/05/19, 10:02
Um dos pontos altos da linha Uno esportiva, é o painel satélite completo com velocímetro, conta-giros, marcadores de gasolina, temperatura, pressão do óleo e nos R, especificamente, um Check Control. Acentuando a esportividade os ponteiros e números limites são pintados com um chamativo tom avermelhado.
O problema é que a tinta usada pelo fabricante desbota com facilidade e os painéis ficam descoloridos. Como já fazem muitos anos da fabricação, são poucos os unos que ainda exibem os tons vivos, originais.
Todavia, é possível recuperar essas cores, usando uma caneta hidrocor comum, de ponta fina. Descobri isso há alguns anos quando fiz a primeira experiência no painel do Uno SX.
Agora, realizei o trabalho completo e aproveitei para montar esse tutorial, mostrando como foi o passo a passo.
Estava assim.
Agora ficou assim.
O tom original dos ponteiros e escalas limites varia de acordo com os anos e modelos de Uno. Sendo, por exemplo: vermelho alaranjado no SX 84, abóbora no R 89 e assim por diante. Para descobrir qual a cor do seu modelo é simples: cada instrumento original FIAT tem um código impresso em letras pequenas:
Aqui, o do marcador de temperatura do SX é: HBB-761-E (Algumas séries mais novas usam um código numérico como 7074098)
Assim, digite no Google os números e procure (especialmente no Mercado Livre) por uma peça que tenha o mesmo código. Naturalmente, só servem como referência instrumentos novos, que não foram expostos ao sol.
Então, quando novo, o marcador de temperatura era assim.
Com as referências de todos os instrumentos reunidas é hora de começar.
A caneta usada é hidrocor comum, de ponta fina e vem num desses jogos de canetinhas coloridas, vendidos em papelarias.
Procure dentre elas qual dá o tom avermelhado mais próximo do original. Quanto mais desbotado, mais escuro precisa ser o tom vermelho da caneta.
Retire o painel do carro. (force para cima a parte de trás da tampa "tartaruga", que recobre o painel, até soltar as duas garras. Em seguida, puxe a tampa em direção ao volante. Tire os dois parafusos que seguram os suportes da caixa de instrumentos, desconecte o cabo do velocímetro, as tomadas de fios (marcando-as previamente para a remontagem) e retire a caixa. Na bancada, remova o acrílico transparente levantando as garras de cima e depois as debaixo, prestando atenção aos botões (!) e zerador do odômetro.)
O trabalho de pintura deve ser feito em uma mesa limpa e iluminada. Lave bem as mãos antes e evite tocar no fundo preto fosco, que pode manchar. Retire previamente a poeira dos instrumentos, usando um pincel macio e limpo.
Com cuidado vá colorindo os tracinhos, prestando atenção para ficar dentro dos limites.
No tacômetro fica o único traço que não é vermelho. Então se usa outra caneta, amarela.
Depois de todos os números e traços prontos e a vez de colorir os ponteiros dos instrumentos. Passe a caneta em movimentos horizontais e uniformes prestando atenção nos cantos e lados. Cuidado que a haste é frágil e deve ser firmada com o dedo enquanto pinta.
Caso a ponta da caneta atinja o fundo preto fosco, limpe-o cuidadosamente usando um palito fino com algodão umedecido em água pura.
Após terminar tudo, aguarde secar~12h. Para tons mais fechados podem ser necessárias várias mãos. Aqui, duas foram suficientes.
Quando estiver pronto, retire novamente a poeira dos instrumentos com o pincel, volte o acrílico e remonte o painel no carro.
Não use marcadores permanentes, é importante que a caneta seja lavável, para poder limpar em caso de necessidade. O resultado dura muito tempo, se o painel não for exposto ao Sol.
Sucesso no seu trabalho!
O problema é que a tinta usada pelo fabricante desbota com facilidade e os painéis ficam descoloridos. Como já fazem muitos anos da fabricação, são poucos os unos que ainda exibem os tons vivos, originais.
Todavia, é possível recuperar essas cores, usando uma caneta hidrocor comum, de ponta fina. Descobri isso há alguns anos quando fiz a primeira experiência no painel do Uno SX.
Agora, realizei o trabalho completo e aproveitei para montar esse tutorial, mostrando como foi o passo a passo.
Estava assim.
Agora ficou assim.
O tom original dos ponteiros e escalas limites varia de acordo com os anos e modelos de Uno. Sendo, por exemplo: vermelho alaranjado no SX 84, abóbora no R 89 e assim por diante. Para descobrir qual a cor do seu modelo é simples: cada instrumento original FIAT tem um código impresso em letras pequenas:
Aqui, o do marcador de temperatura do SX é: HBB-761-E (Algumas séries mais novas usam um código numérico como 7074098)
Assim, digite no Google os números e procure (especialmente no Mercado Livre) por uma peça que tenha o mesmo código. Naturalmente, só servem como referência instrumentos novos, que não foram expostos ao sol.
Então, quando novo, o marcador de temperatura era assim.
Com as referências de todos os instrumentos reunidas é hora de começar.
A caneta usada é hidrocor comum, de ponta fina e vem num desses jogos de canetinhas coloridas, vendidos em papelarias.
Procure dentre elas qual dá o tom avermelhado mais próximo do original. Quanto mais desbotado, mais escuro precisa ser o tom vermelho da caneta.
Retire o painel do carro. (force para cima a parte de trás da tampa "tartaruga", que recobre o painel, até soltar as duas garras. Em seguida, puxe a tampa em direção ao volante. Tire os dois parafusos que seguram os suportes da caixa de instrumentos, desconecte o cabo do velocímetro, as tomadas de fios (marcando-as previamente para a remontagem) e retire a caixa. Na bancada, remova o acrílico transparente levantando as garras de cima e depois as debaixo, prestando atenção aos botões (!) e zerador do odômetro.)
O trabalho de pintura deve ser feito em uma mesa limpa e iluminada. Lave bem as mãos antes e evite tocar no fundo preto fosco, que pode manchar. Retire previamente a poeira dos instrumentos, usando um pincel macio e limpo.
Com cuidado vá colorindo os tracinhos, prestando atenção para ficar dentro dos limites.
No tacômetro fica o único traço que não é vermelho. Então se usa outra caneta, amarela.
Depois de todos os números e traços prontos e a vez de colorir os ponteiros dos instrumentos. Passe a caneta em movimentos horizontais e uniformes prestando atenção nos cantos e lados. Cuidado que a haste é frágil e deve ser firmada com o dedo enquanto pinta.
Caso a ponta da caneta atinja o fundo preto fosco, limpe-o cuidadosamente usando um palito fino com algodão umedecido em água pura.
Após terminar tudo, aguarde secar~12h. Para tons mais fechados podem ser necessárias várias mãos. Aqui, duas foram suficientes.
Quando estiver pronto, retire novamente a poeira dos instrumentos com o pincel, volte o acrílico e remonte o painel no carro.
Não use marcadores permanentes, é importante que a caneta seja lavável, para poder limpar em caso de necessidade. O resultado dura muito tempo, se o painel não for exposto ao Sol.
Sucesso no seu trabalho!