Um R mpi do meu jeito
Enviado: 17/07/19, 18:42
Abrindo a garagem do meu R mpi 94, pra dividir minhas peripécias com o pessoal aqui do fórum.
Por enquanto está completamente original, e mesmo assim é um carro divertidíssimo de tocar.
O meu carro tem ar condicionado + vidros e travas elétricas.
A direção mecânica me surpreendeu, não é tão pesada em manobras (com pneus finos) e tem uma comunicabilidade que não se encontra mais em tempos de Dir. Hidráulica ou elétrica.
Comprei, rodei uns dias anotando os defeitos e internei na oficina para uma boa lista de reparos, depois disso o carro ficou muito bom, esta pronto para iniciar as modificações.
Sim modificações, esse carro entrou na minha garagem para ser base de um projeto, cujo objetivo é montar um carro focado no prazer de guiar, para ser dirigido todos os dias e transformar os caminhos do dia a dia em pura diversão.
Os projetos mudam muito conforme agente começa a tirar as coisa do papel, então vou aproveitar esse post para deixar registrado o plano inicial, vamos ver como isso vai evoluindo.
Stage 1:
Nesse ponto o objetivo é deixar o carro 100% funcional, tendo em vista que é um carro 1994, claro que tinha coisas pra fazer.
Fiz vários reparos e considero esta etapa concluída, tudo funciona e o carro já é bem gostoso de rodar!
Stage 2:
Alimentação e controle!
Nesse ponto a analógica Le jetronic vai dar lugar a uma Fueltech FT550
Injeção sequencial, malha fechada, ignição com roda fônica bobina nova e modulo sparkpro.
Adicionalmente quero monitorar pressão de óleo e combustível alem da temperatura do óleo.
Aqui tenho algumas dúvidas ainda:
Bicos: Idealmente gostaria de já usar os bicos definitivos do projeto, Siemens Deka 80 que vão garantir a alimentação do motor na fase turbo, mas não sei se eles vão dar acerto no motor original, a gasolina.
Onde montar a Fueltech: estou pensando em tirar o cluster original e montar como um novo painel, mas não me decidi ainda.
E a duvida mais importante: Quem vai montar isso tudo?? Ainda não tenho preparador para o projeto então adoraria indicações em BSB
Stage 3:
São três modificações, uma como preparação para a próxima e todas como preparação para o próximo stage.
Primeiro vem direção assistida, penso em usar bomba elétrica em associação com uma caixa de direção hidráulica de uno ou palio, já li que a bomba do classe A fica legal mas não pesquisei a fundo.
Segundo será rodas aro 15 com pneus mais largos, 195/50 ou 185/55, ainda não decidi.
E terceiro virá um upgrade de freios, com discos maiores e pinças melhores, e se puder encontrar um kit disco para o eixo traseiro.
Stage 4:
A hora do turbão!
Planejo abrir o motor para uma retifica completa com componentes de primeira linha, pistões e bielas forjadas, cabeçote caprichado, uma turbina pequena, talvez uma MP R4449, intercooler, radiador de óleo, booster eletrônico por marcha e algo entre 200 e 250 cv nas rodas.
Espero que o cambio aguente, mas se não der penso em uma caixa de bravo t-jet com 6 marchas pra fechar o pacote.
É isso ai, tudo isso é sonho, vamos ver como se realiza, otimisticamente penso num prazo de 3 a 4 anos para concluir tudo isso, porque vai muito trabalho e muito dinheiro.
Conforme for caminhando vou atualizando aqui!
Quando descobrir como postar fotos coloco aqui
Por enquanto está completamente original, e mesmo assim é um carro divertidíssimo de tocar.
O meu carro tem ar condicionado + vidros e travas elétricas.
A direção mecânica me surpreendeu, não é tão pesada em manobras (com pneus finos) e tem uma comunicabilidade que não se encontra mais em tempos de Dir. Hidráulica ou elétrica.
Comprei, rodei uns dias anotando os defeitos e internei na oficina para uma boa lista de reparos, depois disso o carro ficou muito bom, esta pronto para iniciar as modificações.
Sim modificações, esse carro entrou na minha garagem para ser base de um projeto, cujo objetivo é montar um carro focado no prazer de guiar, para ser dirigido todos os dias e transformar os caminhos do dia a dia em pura diversão.
Os projetos mudam muito conforme agente começa a tirar as coisa do papel, então vou aproveitar esse post para deixar registrado o plano inicial, vamos ver como isso vai evoluindo.
Stage 1:
Nesse ponto o objetivo é deixar o carro 100% funcional, tendo em vista que é um carro 1994, claro que tinha coisas pra fazer.
Fiz vários reparos e considero esta etapa concluída, tudo funciona e o carro já é bem gostoso de rodar!
Stage 2:
Alimentação e controle!
Nesse ponto a analógica Le jetronic vai dar lugar a uma Fueltech FT550
Injeção sequencial, malha fechada, ignição com roda fônica bobina nova e modulo sparkpro.
Adicionalmente quero monitorar pressão de óleo e combustível alem da temperatura do óleo.
Aqui tenho algumas dúvidas ainda:
Bicos: Idealmente gostaria de já usar os bicos definitivos do projeto, Siemens Deka 80 que vão garantir a alimentação do motor na fase turbo, mas não sei se eles vão dar acerto no motor original, a gasolina.
Onde montar a Fueltech: estou pensando em tirar o cluster original e montar como um novo painel, mas não me decidi ainda.
E a duvida mais importante: Quem vai montar isso tudo?? Ainda não tenho preparador para o projeto então adoraria indicações em BSB
Stage 3:
São três modificações, uma como preparação para a próxima e todas como preparação para o próximo stage.
Primeiro vem direção assistida, penso em usar bomba elétrica em associação com uma caixa de direção hidráulica de uno ou palio, já li que a bomba do classe A fica legal mas não pesquisei a fundo.
Segundo será rodas aro 15 com pneus mais largos, 195/50 ou 185/55, ainda não decidi.
E terceiro virá um upgrade de freios, com discos maiores e pinças melhores, e se puder encontrar um kit disco para o eixo traseiro.
Stage 4:
A hora do turbão!
Planejo abrir o motor para uma retifica completa com componentes de primeira linha, pistões e bielas forjadas, cabeçote caprichado, uma turbina pequena, talvez uma MP R4449, intercooler, radiador de óleo, booster eletrônico por marcha e algo entre 200 e 250 cv nas rodas.
Espero que o cambio aguente, mas se não der penso em uma caixa de bravo t-jet com 6 marchas pra fechar o pacote.
É isso ai, tudo isso é sonho, vamos ver como se realiza, otimisticamente penso num prazo de 3 a 4 anos para concluir tudo isso, porque vai muito trabalho e muito dinheiro.
Conforme for caminhando vou atualizando aqui!
Quando descobrir como postar fotos coloco aqui