Dúvidas sobre certos comportamentos
Enviado: 13/11/19, 17:26
Boa tarde a todos! Sou novo por aqui, e sou o proprietário de um Uno Vivace 2014 que está em minha família desde 2016, quando o adquirimos com quase 24 mil km rodados. Hoje ele está com 80 mil km rodados.
Após a troca de um kit de embreagem que veio com defeito e que não tínhamos condições de trocar, e de uma limpeza do sistema de injeção devido a um dos bicos ter se entupido, noto que ele possui alguns comportamentos que não encontro muita explicação e/ou são problemas intermitentes. Vamos a eles.
1 - Dependendo do combustível colocado, o carro muda mais do que o comportamento de desempenho. Por exemplo, coloquei há um dia atrás 40 litros de gasolina comum em meu posto de confiança, e o carro se mostrou muito mais prazeroso de dirigir - as marchas entraram melhor e mais suavemente e o motor ficou muito mais silencioso mesmo quando em altas rotações. O Uno é mais sensível mesmo a diferença de combustíveis e as qualidades deles?
2 - Embreagem. A embreagem 'sobe' sozinha conforme eu vou usando, a ponto de ter de regulá-la. Coloquei cabo e kit de embreagem originais há pouco menos de 5000 km. Meu pai que já teve oficina por algum tempo me diz que o parafuso que regula a altura é o culpado. Além do mais, de vez em quando sinto uma certa 'resistência' no engate da marcha. Não preciso fazer esforço adicional mas sinto algo sendo transmitido quando engato, a marcha não engata de forma 'lisa'. Isso acontece de vez em quando. Algumas vezes nos meus trajetos de ida e volta do trabalho essa característica não se apresenta.
3 - Válvulas. Quando levei meu veículo para arrumar a questão da embreagem, me foi falado que havia um parâmetro, que não me recordo qual, que estava acima do normal e que indicava que uma das válvulas poderia estar começando a travar. Relatei pra ele que eu não tinha nenhum prejuízo de desempenho, o consumo estava regular (não bom, bom seria se ele fizesse o que o INMETRO fez, mas claro, em 80 mil km tem muito desgaste...) e não havia sinal sonoro de que a válvula estaria travando. Fui orientado a continuar usando o carro normalmente. De acordo com ele se eu fosse resolver isto da válvula, eu teria que abrir o cabeçote pois ele não tem regulagem de folga da válvula.
4 - Ele faz um 'nhec' ao pisar no freio depois de um tempo com o carro. Já percebi essa característica em outros FIATs do mesmo ano do meu e posteriores. Não há nenhum problema no freio ou prejuízo, só esse 'nhec' (até dá pra saber que é um Novo Uno quando ele faz esse 'nhec' ou quando ele está em quarta marcha a 45 km/h com rotação baixa, ele faz aquela trepidação característica que some quando você acelera...)
Achei quase nenhuma referência ao sistema de válvulas no google.
Caso vocês puderem me ajudar nestes pontos, agradeceria muito. No mais estou satisfeito com o carro e espero ter muitos anos ainda com ele. Desde já obrigado!
Após a troca de um kit de embreagem que veio com defeito e que não tínhamos condições de trocar, e de uma limpeza do sistema de injeção devido a um dos bicos ter se entupido, noto que ele possui alguns comportamentos que não encontro muita explicação e/ou são problemas intermitentes. Vamos a eles.
1 - Dependendo do combustível colocado, o carro muda mais do que o comportamento de desempenho. Por exemplo, coloquei há um dia atrás 40 litros de gasolina comum em meu posto de confiança, e o carro se mostrou muito mais prazeroso de dirigir - as marchas entraram melhor e mais suavemente e o motor ficou muito mais silencioso mesmo quando em altas rotações. O Uno é mais sensível mesmo a diferença de combustíveis e as qualidades deles?
2 - Embreagem. A embreagem 'sobe' sozinha conforme eu vou usando, a ponto de ter de regulá-la. Coloquei cabo e kit de embreagem originais há pouco menos de 5000 km. Meu pai que já teve oficina por algum tempo me diz que o parafuso que regula a altura é o culpado. Além do mais, de vez em quando sinto uma certa 'resistência' no engate da marcha. Não preciso fazer esforço adicional mas sinto algo sendo transmitido quando engato, a marcha não engata de forma 'lisa'. Isso acontece de vez em quando. Algumas vezes nos meus trajetos de ida e volta do trabalho essa característica não se apresenta.
3 - Válvulas. Quando levei meu veículo para arrumar a questão da embreagem, me foi falado que havia um parâmetro, que não me recordo qual, que estava acima do normal e que indicava que uma das válvulas poderia estar começando a travar. Relatei pra ele que eu não tinha nenhum prejuízo de desempenho, o consumo estava regular (não bom, bom seria se ele fizesse o que o INMETRO fez, mas claro, em 80 mil km tem muito desgaste...) e não havia sinal sonoro de que a válvula estaria travando. Fui orientado a continuar usando o carro normalmente. De acordo com ele se eu fosse resolver isto da válvula, eu teria que abrir o cabeçote pois ele não tem regulagem de folga da válvula.
4 - Ele faz um 'nhec' ao pisar no freio depois de um tempo com o carro. Já percebi essa característica em outros FIATs do mesmo ano do meu e posteriores. Não há nenhum problema no freio ou prejuízo, só esse 'nhec' (até dá pra saber que é um Novo Uno quando ele faz esse 'nhec' ou quando ele está em quarta marcha a 45 km/h com rotação baixa, ele faz aquela trepidação característica que some quando você acelera...)
Achei quase nenhuma referência ao sistema de válvulas no google.
Caso vocês puderem me ajudar nestes pontos, agradeceria muito. No mais estou satisfeito com o carro e espero ter muitos anos ainda com ele. Desde já obrigado!