Alguém pode dar dicas, para sabermos se a válvula termostática está funcionando corretamente?
Ouvi que, depois de aquecido, as mangueiras superior e inferior do radiador têm de estar ambas quentes... Procede?
Depois de um percurso, quando se pega trechos anda e pára, é normal a ventoinha ser armada a curtos intervalos, tipo de 2 em 2 minutos?
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Teste prático para válvula termostática
- looidi
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Se algo de bom acontecer, faça uma viagem pra comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem pra esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem pra que algo aconteça.
- Geraldo.
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Olá, Looidi, tudo bem?looidi escreveu:Alguém pode dar dicas, para sabermos se a válvula termostática está funcionando corretamente?
Ouvi que, depois de aquecido, as mangueiras superior e inferior do radiador têm de estar ambas quentes... Procede?
Depois de um percurso, quando se pega trechos anda e pára, é normal a ventoinha ser armada a curtos intervalos, tipo de 2 em 2 minutos?
Sim, depois que o motor atinge a temperatura de 90ºC e a ventoinha dispara, as duas mangueiras ficam aquecidas.
Se o dia estiver de calor, ou o motor tiver feito muito esforço, é normal. Mas se a ventoinha dispara de forma recorrente, pode estar precisando trocar a válvula termostática.
- looidi
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Geraldo. escreveu:Olá, Looidi, tudo bem?looidi escreveu:Alguém pode dar dicas, para sabermos se a válvula termostática está funcionando corretamente?
Ouvi que, depois de aquecido, as mangueiras superior e inferior do radiador têm de estar ambas quentes... Procede?
Depois de um percurso, quando se pega trechos anda e pára, é normal a ventoinha ser armada a curtos intervalos, tipo de 2 em 2 minutos?
Sim, depois que o motor atinge a temperatura de 90ºC e a ventoinha dispara, as duas mangueiras ficam aquecidas.
Se o dia estiver de calor, ou o motor tiver feito muito esforço, é normal. Mas se a ventoinha dispara de forma recorrente, pode estar precisando trocar a válvula termostática.
Então o meu aparentemente está normal. Fato é que a termostática ainda é a original do carro. Apenas que no Uno Mille carburado 1992 ela não é nada discreta quando arma
Se algo de bom acontecer, faça uma viagem pra comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem pra esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem pra que algo aconteça.
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Um bom teste é vc tirar a válvula colocar numa panela com agua e por no fogão, se tiver um termômetro vai medindo a temperatura quando chegar a 90º ela vai abrir se não tiver termômetro ela tem que abrir antes da aguar ferver (a agua ferve a 100º) . Caso a agua ferva ou passe de 90º para ela abrir a válvula esta com defeito.
PS. 90º Caso for uno a gasolina, porem na maioria das válvulas tem a temperatura que ela abre, tem carro que é com 60º mas já vi carro com 100°.
PS. 90º Caso for uno a gasolina, porem na maioria das válvulas tem a temperatura que ela abre, tem carro que é com 60º mas já vi carro com 100°.
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Um bom teste é vc tirar a válvula colocar numa panela com agua e por no fogão, se tiver um termômetro vai medindo a temperatura quando chegar a 90º ela vai abrir se não tiver termômetro ela tem que abrir antes da aguar ferver (a agua ferve a 100º) . Caso a agua ferva ou passe de 90º para ela abrir a válvula esta com defeito.
PS. 90º Caso for uno a gasolina, porem na maioria das válvulas tem a temperatura que ela abre, tem carro que é com 60º mas já vi carro com 100°.
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