Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

O motor FIASA 1.0 atropela válvulas?

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Responder
Avatar do usuário
looidi
Usuário
Usuário
Mensagens: 37
Registrado em: 06/01/19, 21:51
Carro: Mille
Localização: Reg Tatuapé-Mooca-AnaliaFco

Certo dia, ao dar a partida, a correia dentada girou ao contrário e o carro não mais ligou. Rebocado à mecânica, foi o caso de recolocá-lo no ponto, apesar de, inicialmente, o mecânico ter dito que houvera o atropelamento das válvulas... Nem mesmo a correia precisou ser trocada...

Noutro caso, colega meu, rodando normalmente com seu Uno (também com motor FIASA) teve a correia dentada rompida, tendo de ser guinchado até a mecânica. A constatação: não houve atropelamento de válvulas!

Afinal, o motor FIASA, que equipa os Milles carburados dos anos de 1991, 1992 e (alguns de) 1993 não atropelam válvulas - ou, nos dois casos, foi apenas sorte?
Se algo de bom acontecer, faça uma viagem pra comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem pra esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem pra que algo aconteça.
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Eu acredito em sorte e ao mesmo tempo em negligência dos mecânicos. Acho que não necessariamente ficou intacto só porque "funcionou".
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Avatar do usuário
looidi
Usuário
Usuário
Mensagens: 37
Registrado em: 06/01/19, 21:51
Carro: Mille
Localização: Reg Tatuapé-Mooca-AnaliaFco

fiatwill escreveu:Eu acredito em sorte e ao mesmo tempo em negligência dos mecânicos. Acho que não necessariamente ficou intacto só porque "funcionou".
Fato é que os referidos Unos estão rodando até hoje, passados mais de um ano das respectivas ocorrências.

Quanto aos mecânicos, são conhecidos (têm a fama) de executarem e cobrarem por serviços que muitas vezes sequer precisam ser feitos (os famosos "empurrar")...

Continuando o questionamento, pra vc os FIASAS 1.0 (especificamente no caso dos Milles) atropelam, sim, as válvulas?
Se algo de bom acontecer, faça uma viagem pra comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem pra esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem pra que algo aconteça.
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Normalmente sim. Não tem espaço dentro dos cilindros pra válvulas abertas e pistão em ponto morto superior ao mesmo tempo. Nesses casos citados acima, provavelmente o pistão foi parado pela(s) válvula(s), e pode ter marcado ambos na ocorrência. Pro pistão não tem muito problema, mas válulas tortas podem influenciar no funcionamento deixando vestígios como funcionamento irregular em alguns regimes, consumo mais alto, dificuldade na partida...

Um caso parecido aconteceu comigo, com um motor Sevel 1.5. A polia do comando de válvulas se soltou e chegou a girar em falso, mas o motor nem morreu, eu desliguei na chave. Ao abrir, tinha entortado 4 válvulas e dado uma "machucada" no comando. Resultado, 4 válvulas e 4 guias trocadas, comando retificado e cabeçote plainado.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Responder