preparação Sevel 1.6 aspro
Enviado: 02/03/13, 21:59
Pessoal aqui passo a vc´s uma receita que realmente funciona ....nada de achismos,detalhes ocultos,ou mesmo informações erradas,faço isso a anos e sempre tive bons resultados,resultados que vão evoluindo com o tempo pois sempre vamos aprendendo algo.
"130 cv"
Essa preparação pode ser usada em pista ou mesmo na rua em carburados ou injetados com injeção programavel ,pode render até 140 cv e ter aproximadamente 16,5 kgmf de torque,como em toda preparação o resultado vai depender muito da qualidade de peças utilizadas,o seu correto acerto (regulagem) tanto de mistura como de ponto de comando e sintonia do sistema de escape,uma coisa é certa o motor Sevel depende muito do comando e principalmente de seu sistema de escape pois é um motor feito p´girar alto,e se esses componentes não estiverem adequados (em sintonia) todo trabalho vai por agua abaixo.
carburado?
Sim podemos atingir essa potencia com carburadores nacionais mas p´começar vamos falar do cabeçote
Em primeiro lugar nunca alterem o diametro dos dutos e muito menos sua forma,isso é coisa p´outro tipo de preparação,nos motores a gasolina teremos que trabalhar com 10:1 de taxa p´rua e até 11:1 p´pista,nos movidos a alcool teremos que buscar a taxa de no minimo 12,5:1 e pode chegar até 13,4:1 p´pista,em muitos casos p´chegarmos a essas taxas altas precisamos trabalhar o bloco e os pistões.
Taxa
p´o correto acerto de taxa de compressão usem uma bureta e oleo hidraulico,nunca meçam a camara ou volume dos pistões com seringas ou materiais que não são precisos suficientes p´trabalhar com mecanica......(pois não se mede um pistão com uma trena ou regua e sim com um micrometro),medir taxa com seringa é coisa de amador maluco p´se ter uma ideia.... o simples fato de deixar de medir 1cc de uma camara pode ter uma variação tão grande que o resultado certamente será catastrófico ou não chegará ao resultado desejado.
Bureta graduada
Nos condutos do cabeçote efetuem um leve polimento,nas camaras de combustão apenas retire as rebarbas com uma ferramenta afiada como um estilete pois quando um cabeçote é plainado em sua superficie sempre aparecem cantos vivos e isso precisa ser retirado.
camara de combustão
valvulas
usem valvulas de marca conceituada como metal leve,malhe,ks etc,use valvulas de admissão do sevel 1.6 de 39,5mm de diametro e as de escape 33mm de diametro do motor 1.5 sevel,esse serviço tem que ser efetuado em uma retifica que e manja de preparação pois terá que mexer em suas sedes de valvulas e aumentar um pouco a entrada dos dutos de escape os deixando uniformes e com o mesmo formato dos originais.
molas de valvulas
usem molas especiais,com no minimo 20% a mais de carga e não exagerem na pressão das molas ok,uma boa dica são as molas Circelli estagio 1,balestrini externas.
comando de valvulas
Uso sempre nessas preparações o comando Circelli/Racer ra10,outra opção são os balestrini bh9,bh10 ou l9,todos já testei e são muito interessantes no caso do primeiro a marcha lenta fica um pouco embaralhada mas limpa assim que o motor sai de 1500 rpm.
Polia regulavel
Usem polia regulavel p´o enquadramento do comando
enquadramento do comando
p´enquadrar o comando use relogio comparador,base magnetica e suporte adequado,logo posto fotos de como e qual o enquadramento correto de 2 desses 4 comandos citados acima.
folga de valvulas
regulem as folgas de valvulas em ambos os casos com 25 admissão e 30 escape.
aperto do cabeçote
aqui um segredo.....usem sempre juntas originais ou de boa qualidade,nada de junta xing ling,compre de marca conceituada no mercado como Sabó,taranto ou mesmo original Fiat,junta metalica é dispensavel......o aperto tem que seguir rigorosamente a recomendação do fabricante do motor e obrigatóriamente usem parafusos novos,hoje custam barato e o recomendado é da marca taranto p´fiat tipo 1.6...faceis de encontrar em qualquer boa loja de auto peças.
escapamento
carburador
ai que ta o x da questão,weber 460 é o mais barato,facil de encontrar peças e com manutenção muito simples,use do escort xr3 com difusores 24/25,no caso do tldf usem o corpo do VW ap 22/25 pois tem seus difusores maiores,no caso de 2 carburadores ou somente um weber 40 44 é claro que vem mais potencia mas são dificeis e caros de achar peças, p´um uso de rua só recomendo se for movido a gasolina pois sofrem com o alcool,principalmente sua boia, que insiste em encharcar.
Em todos os casos existe a posibilidade de retrabalhar os seus componentes internos, corpos, tampas,eixos e borboletas p´tentar arrancar um pouco mais de cfm´s ,mas isso é coisa que deve ser feito com muito criterio e esperiencia pois qualquer erro pode comprometer o carburador
Distribuidor
acerte o ponto inical com 12 graus e final (5000 rpm) com 30 p´motores alcool com até 13;1 de taxa quanto maior a taxa deve-se ir tirando ponto de todas as faixa e o reverso acontece quando se tem menos taxa de compressão.
nos gasolina comecem com 10 iniciais e final de 27 e a mesma regra do alcool deve ser seguida quanto a taxa de compressão.
lembrete
desativar avanço a vacuo....usem somente o mecanico,alterando o curso de suas molas e mudando as mesmas com cargas menores ou maiores.
injeção
todas as marcas de injeção nacionais e importadas dão conta do recado,uso muito aqui em minha oficina,Fueltech e Pandoo pela facilidade de acerto de mapas,o uso de um bom hallmeter (se possivel banda larga) vai ser a ferramenta mais importante p´o acerto do motor.
obs,o uso de injeções complicadas em maioria das vezes só vai trazer mais tempo de acerto no dino e na rua....cuidado com injeções mirabolantes.
filtro de ar
quanto ao filtro recomendo p´uso na rua,p´pista todo filtro que for instalado terá uma piora no fluxo do carburador ou injeção e isso será o gargalo da preparação,se não tiver como usar componentes de otima qualidade como os abaixo citados deixe seu motor original,pois o motor rende de acordo com a quantidade de mistura ar/combustivel enviada p´dentro dos cilindros.
acerto
aqui vamos falar do principal....
Desta vez não vou passar medidas de gicles venturis etc,pois cada motor reage distinto ao ajuste,tanto no carburado ou no injetado procurem trabalhar em regimes de baixa carga com hallmeter banda larga por volta de fator 1de sonda lambda ,em média e alta esse numero tem que subir p´0.82 a 0.90 depende muito da taxa utilizada e comportamento do motor....pois muitas vezes 2 motores iguais requerem um fator lambda diferente p´atingir maior potencia,terão que fazer muitos testes de dino e depois conferir na rua pois isso muda muito,são duas situações distintas,mas o fator lambda que conseguiu tirar maior potencia em testes no dino deverá ser preservado na rua ou pista.
sem o auxilio de um bom halmeter de nada adianta todo esforço e gasto com peças,procure comprar de boa marca e instalar corretamente p´não ter prejuizos.
carro no dino
de inicio sempre com calma e acelere devagar,concentre-se em acelerações intermediarias em primeiro instante e depois de calibradas passe p´velocidades mais altas,nada de economizar tempo (horas de dino) pois os grandes resultados surgem no dinamometro e um motor bem acertado traz muitas alegrias,pois com um baixo valor investido pode facilmete andar mais que seu concorrente que gastou milhares em peças mirabolantes e economizou no acerto.
carro na rua
confira todos os dados de lambda,se divergirem dos anotados no acerto em dinamometro um novo ajuste terá que ser feito.
grafico de dinamometro de um motor 1.6 carburado
relação de cambio
bom....vou postando aos pouco e botando fotos
"130 cv"
Essa preparação pode ser usada em pista ou mesmo na rua em carburados ou injetados com injeção programavel ,pode render até 140 cv e ter aproximadamente 16,5 kgmf de torque,como em toda preparação o resultado vai depender muito da qualidade de peças utilizadas,o seu correto acerto (regulagem) tanto de mistura como de ponto de comando e sintonia do sistema de escape,uma coisa é certa o motor Sevel depende muito do comando e principalmente de seu sistema de escape pois é um motor feito p´girar alto,e se esses componentes não estiverem adequados (em sintonia) todo trabalho vai por agua abaixo.
carburado?
Sim podemos atingir essa potencia com carburadores nacionais mas p´começar vamos falar do cabeçote
Em primeiro lugar nunca alterem o diametro dos dutos e muito menos sua forma,isso é coisa p´outro tipo de preparação,nos motores a gasolina teremos que trabalhar com 10:1 de taxa p´rua e até 11:1 p´pista,nos movidos a alcool teremos que buscar a taxa de no minimo 12,5:1 e pode chegar até 13,4:1 p´pista,em muitos casos p´chegarmos a essas taxas altas precisamos trabalhar o bloco e os pistões.
Taxa
p´o correto acerto de taxa de compressão usem uma bureta e oleo hidraulico,nunca meçam a camara ou volume dos pistões com seringas ou materiais que não são precisos suficientes p´trabalhar com mecanica......(pois não se mede um pistão com uma trena ou regua e sim com um micrometro),medir taxa com seringa é coisa de amador maluco p´se ter uma ideia.... o simples fato de deixar de medir 1cc de uma camara pode ter uma variação tão grande que o resultado certamente será catastrófico ou não chegará ao resultado desejado.
Bureta graduada
Nos condutos do cabeçote efetuem um leve polimento,nas camaras de combustão apenas retire as rebarbas com uma ferramenta afiada como um estilete pois quando um cabeçote é plainado em sua superficie sempre aparecem cantos vivos e isso precisa ser retirado.
camara de combustão
valvulas
usem valvulas de marca conceituada como metal leve,malhe,ks etc,use valvulas de admissão do sevel 1.6 de 39,5mm de diametro e as de escape 33mm de diametro do motor 1.5 sevel,esse serviço tem que ser efetuado em uma retifica que e manja de preparação pois terá que mexer em suas sedes de valvulas e aumentar um pouco a entrada dos dutos de escape os deixando uniformes e com o mesmo formato dos originais.
molas de valvulas
usem molas especiais,com no minimo 20% a mais de carga e não exagerem na pressão das molas ok,uma boa dica são as molas Circelli estagio 1,balestrini externas.
comando de valvulas
Uso sempre nessas preparações o comando Circelli/Racer ra10,outra opção são os balestrini bh9,bh10 ou l9,todos já testei e são muito interessantes no caso do primeiro a marcha lenta fica um pouco embaralhada mas limpa assim que o motor sai de 1500 rpm.
Polia regulavel
Usem polia regulavel p´o enquadramento do comando
enquadramento do comando
p´enquadrar o comando use relogio comparador,base magnetica e suporte adequado,logo posto fotos de como e qual o enquadramento correto de 2 desses 4 comandos citados acima.
folga de valvulas
regulem as folgas de valvulas em ambos os casos com 25 admissão e 30 escape.
aperto do cabeçote
aqui um segredo.....usem sempre juntas originais ou de boa qualidade,nada de junta xing ling,compre de marca conceituada no mercado como Sabó,taranto ou mesmo original Fiat,junta metalica é dispensavel......o aperto tem que seguir rigorosamente a recomendação do fabricante do motor e obrigatóriamente usem parafusos novos,hoje custam barato e o recomendado é da marca taranto p´fiat tipo 1.6...faceis de encontrar em qualquer boa loja de auto peças.
escapamento
carburador
ai que ta o x da questão,weber 460 é o mais barato,facil de encontrar peças e com manutenção muito simples,use do escort xr3 com difusores 24/25,no caso do tldf usem o corpo do VW ap 22/25 pois tem seus difusores maiores,no caso de 2 carburadores ou somente um weber 40 44 é claro que vem mais potencia mas são dificeis e caros de achar peças, p´um uso de rua só recomendo se for movido a gasolina pois sofrem com o alcool,principalmente sua boia, que insiste em encharcar.
Em todos os casos existe a posibilidade de retrabalhar os seus componentes internos, corpos, tampas,eixos e borboletas p´tentar arrancar um pouco mais de cfm´s ,mas isso é coisa que deve ser feito com muito criterio e esperiencia pois qualquer erro pode comprometer o carburador
Distribuidor
acerte o ponto inical com 12 graus e final (5000 rpm) com 30 p´motores alcool com até 13;1 de taxa quanto maior a taxa deve-se ir tirando ponto de todas as faixa e o reverso acontece quando se tem menos taxa de compressão.
nos gasolina comecem com 10 iniciais e final de 27 e a mesma regra do alcool deve ser seguida quanto a taxa de compressão.
lembrete
desativar avanço a vacuo....usem somente o mecanico,alterando o curso de suas molas e mudando as mesmas com cargas menores ou maiores.
injeção
todas as marcas de injeção nacionais e importadas dão conta do recado,uso muito aqui em minha oficina,Fueltech e Pandoo pela facilidade de acerto de mapas,o uso de um bom hallmeter (se possivel banda larga) vai ser a ferramenta mais importante p´o acerto do motor.
obs,o uso de injeções complicadas em maioria das vezes só vai trazer mais tempo de acerto no dino e na rua....cuidado com injeções mirabolantes.
filtro de ar
quanto ao filtro recomendo p´uso na rua,p´pista todo filtro que for instalado terá uma piora no fluxo do carburador ou injeção e isso será o gargalo da preparação,se não tiver como usar componentes de otima qualidade como os abaixo citados deixe seu motor original,pois o motor rende de acordo com a quantidade de mistura ar/combustivel enviada p´dentro dos cilindros.
acerto
aqui vamos falar do principal....
Desta vez não vou passar medidas de gicles venturis etc,pois cada motor reage distinto ao ajuste,tanto no carburado ou no injetado procurem trabalhar em regimes de baixa carga com hallmeter banda larga por volta de fator 1de sonda lambda ,em média e alta esse numero tem que subir p´0.82 a 0.90 depende muito da taxa utilizada e comportamento do motor....pois muitas vezes 2 motores iguais requerem um fator lambda diferente p´atingir maior potencia,terão que fazer muitos testes de dino e depois conferir na rua pois isso muda muito,são duas situações distintas,mas o fator lambda que conseguiu tirar maior potencia em testes no dino deverá ser preservado na rua ou pista.
sem o auxilio de um bom halmeter de nada adianta todo esforço e gasto com peças,procure comprar de boa marca e instalar corretamente p´não ter prejuizos.
carro no dino
de inicio sempre com calma e acelere devagar,concentre-se em acelerações intermediarias em primeiro instante e depois de calibradas passe p´velocidades mais altas,nada de economizar tempo (horas de dino) pois os grandes resultados surgem no dinamometro e um motor bem acertado traz muitas alegrias,pois com um baixo valor investido pode facilmete andar mais que seu concorrente que gastou milhares em peças mirabolantes e economizou no acerto.
carro na rua
confira todos os dados de lambda,se divergirem dos anotados no acerto em dinamometro um novo ajuste terá que ser feito.
grafico de dinamometro de um motor 1.6 carburado
relação de cambio
bom....vou postando aos pouco e botando fotos