UNO 1.6 TURBO FT500
Enviado: 27/06/13, 15:28
Galera, sou novo no fórum.
Comprei este uno 1.6R 1994 + teto solar do usuário Marcos, de Flores da Cunha - RS.
Trouxe ele para Passo Fundo na última sexta-feira e entreguei na oficina, troquei todas as buchas de suspensão, pivos, batentes, calços, coloquei amortecedores curtos e baixei o carro.
Já estou com os adesivos novos em casa, encomendei os faróis de milha novos e as lentes.
Amanhã vou refazer o escapamento, já tem 4x1 muito bem feito, com saída de 2,5", com um abafador intermediário... até o final do carro tem canos de diametro pequeno (do 1.0) e mais dois abafadores.
Segue algumas atualizações:
Mantive a originalidade ainda do cofre do motor. Logo vou fazer a limpa nele, tem muita coisa para retirar.
Segue mais uma fotos, agora com rodas de MAREA 15"... Lavei o motor e troquei forro de teto..
Terminei a montagem... acho que durou quase um mes.. faltam alguns detalhes como arrumar a fixação da pressurização, limpar mais o cofre do motor, um reservatório de óleo em inox com respiro...
28/09/2013 - FOTOS DO TRABALHO PRONTO
Com o tempo a gente vai aprendendo.... para quem acha que o sevel é fraco, segue os logs de terceira e quarta marcha com 1.8kg de pressão no miolo original... a mistura começou a enriquecer muito a medida que a temperatura do ar subia... futuramente merecerá um intercooler...
Depois que subi a pressão, notei que a válvula de prioridade estava sendo pequena. Aliás, eu já andava com ela na rua fazendo um esparramo... a 2000 rpm ele espirrava muito forte e denunciava o turbo. Semana passada notei o barulho de "espirro" também pela boca da turbina, como uso um tubo de inox na admissão da turbina de 2.5" e um filtro grande, o tubo acaba por multiplicar o som do rotor quando este alivia pressão, fazendo um barulho até bonito quando a prioridade aliviava e uma certa quantidade fluía pela boca da turbina. Há quem diz que não tem problema, que roda a anos sem prioridade, mas o barulho me incomodava.
Optei por adquirir uma Blow off de 50mm, usei a mola mais fraca e o barulho ficou discreto no uso do dia a dia, e quando pressuriza e alivia fica muito loco.
12/12/2013 - MONTANDO MOTOR FORJADO
Já estou com o carro a um mês na oficina. Depois da junta de aço apresentar vazamento de água e causar um calço hidráulico entortando as 4 bielas, parti para pistões IAPEL 87mm e oring´s no bloco.
Terminando a montagem e funcionando o carro, um desalinhamento de correia do alternador fez ela saltar fora e entrar na correia de comando, entortando as 8 válvulas.
Resultado de tudo = motor todo retificado, com pistões forjados, oring´s no bloco, bielas de uno turbo (são mais reforçadas e as mesmas do 1.6 16V).
Segue como está ficando:
12/12/2013 - FINAL DE MONTAGEM
27/12/2013 - PRESENTES DE NATAL
Hoje coloquei as rodas 14" de volta, com 4 pneus zero.
Tive uns conhecimentos nos ultimos dias quanto ao acerto fino da injeção.
Acertei correções por tensão de bateria, de temperatura, deixei mais pobre com mais pressão (tava com 0,66 de sonda com 2kg, agora esta com 0.75).
Antes a lenta oscilava, hora estava boa, hora caía rotação, alinhei o mapa e descobri que meu regulador de tensão disparava 18V as vezes, o que enriquecia a mistura (aumentava tempo de bico e vazão de bomba).. Ontem foi trocado e o carro está liso.
O carro ficou mais solto para andar, e por incrivel que pareça está mais no chão, antes onde eu pisava em segunda e destracionava agora ele fica no chão... as rodas 15" tinham pneus novos, acho que estes das 14" são mais macios, grudam mesmo... ficou outro carro para rodar.
Aproveitei e comprei um dosador aeromotive e uma capa térmica para a turbina.
14/02/2014
Após a pintura nova total, iniciei a instalação da nova admissão e limpeza do cofre do motor, retirando reservatorio de água, dando um trato nas mangueiras, manta e capa na turbina e escape...
Volante instalado, sem cubo externo, o cubo foi usinado em CNC e fixado na parte interna do volante.
12/05/2014
Depois de quase 60 dias parado, começamos a remontagem do cabeçote com o novo coletor de admissão, aproveitando para aumentar a caixa quente da turbina e diminuir a contrapressão, um carro de dia-a-dia merece mais segurança no motor.
Ainda está sujo o coletor de admissão e as tampas, agora foi só uma pré-montagem pois vai ter muita mudança de posição de mangueiras, além da nova refrigeração da turbina.
Aproveitei para usinar em CNC a nova tampa personalizada do cabeçote.
Essa semana chega a nova FT500 para ele, iremos instalar um sensor de fase no cabeçote e partir para o modo sequencial.
20/05/2014
Nem sei mais, mas acho que fazem dois meses que o carro está parado, hoje recebi a foto do mecânico:
27/06/2014
O desenvolvimento não pode parar.
Inicio das instalações da FT500 e novo controle de lenta e aceleração.. isso mesmo... TBI eletrônica na área. Terei controle de resposta na injeção (fria e quente), níveis de reação ao toque no pedal, limitação da abertura, lenta pela abertura de TPS, partida a frio mais estável no inverno do sul, suavidade e ao mesmo tempo um corpo de injeção maior do que eu já utilizava.
Esse corpo é de Astra e o pedal eletrônico de Polo.
Fiz uma pré-montagem, mas não será assim, depois vi que posso esconder a parte do motor eletronico e transmissão (parte preta).
A parte boa é que dá certo na furação do meu coletor e não necessito mexer na furação.
No mais espero que a sequencial renda mais alegrias
Comprei este uno 1.6R 1994 + teto solar do usuário Marcos, de Flores da Cunha - RS.
Trouxe ele para Passo Fundo na última sexta-feira e entreguei na oficina, troquei todas as buchas de suspensão, pivos, batentes, calços, coloquei amortecedores curtos e baixei o carro.
Já estou com os adesivos novos em casa, encomendei os faróis de milha novos e as lentes.
Amanhã vou refazer o escapamento, já tem 4x1 muito bem feito, com saída de 2,5", com um abafador intermediário... até o final do carro tem canos de diametro pequeno (do 1.0) e mais dois abafadores.
Segue algumas atualizações:
Mantive a originalidade ainda do cofre do motor. Logo vou fazer a limpa nele, tem muita coisa para retirar.
Segue mais uma fotos, agora com rodas de MAREA 15"... Lavei o motor e troquei forro de teto..
Terminei a montagem... acho que durou quase um mes.. faltam alguns detalhes como arrumar a fixação da pressurização, limpar mais o cofre do motor, um reservatório de óleo em inox com respiro...
28/09/2013 - FOTOS DO TRABALHO PRONTO
Com o tempo a gente vai aprendendo.... para quem acha que o sevel é fraco, segue os logs de terceira e quarta marcha com 1.8kg de pressão no miolo original... a mistura começou a enriquecer muito a medida que a temperatura do ar subia... futuramente merecerá um intercooler...
Depois que subi a pressão, notei que a válvula de prioridade estava sendo pequena. Aliás, eu já andava com ela na rua fazendo um esparramo... a 2000 rpm ele espirrava muito forte e denunciava o turbo. Semana passada notei o barulho de "espirro" também pela boca da turbina, como uso um tubo de inox na admissão da turbina de 2.5" e um filtro grande, o tubo acaba por multiplicar o som do rotor quando este alivia pressão, fazendo um barulho até bonito quando a prioridade aliviava e uma certa quantidade fluía pela boca da turbina. Há quem diz que não tem problema, que roda a anos sem prioridade, mas o barulho me incomodava.
Optei por adquirir uma Blow off de 50mm, usei a mola mais fraca e o barulho ficou discreto no uso do dia a dia, e quando pressuriza e alivia fica muito loco.
12/12/2013 - MONTANDO MOTOR FORJADO
Já estou com o carro a um mês na oficina. Depois da junta de aço apresentar vazamento de água e causar um calço hidráulico entortando as 4 bielas, parti para pistões IAPEL 87mm e oring´s no bloco.
Terminando a montagem e funcionando o carro, um desalinhamento de correia do alternador fez ela saltar fora e entrar na correia de comando, entortando as 8 válvulas.
Resultado de tudo = motor todo retificado, com pistões forjados, oring´s no bloco, bielas de uno turbo (são mais reforçadas e as mesmas do 1.6 16V).
Segue como está ficando:
12/12/2013 - FINAL DE MONTAGEM
27/12/2013 - PRESENTES DE NATAL
Hoje coloquei as rodas 14" de volta, com 4 pneus zero.
Tive uns conhecimentos nos ultimos dias quanto ao acerto fino da injeção.
Acertei correções por tensão de bateria, de temperatura, deixei mais pobre com mais pressão (tava com 0,66 de sonda com 2kg, agora esta com 0.75).
Antes a lenta oscilava, hora estava boa, hora caía rotação, alinhei o mapa e descobri que meu regulador de tensão disparava 18V as vezes, o que enriquecia a mistura (aumentava tempo de bico e vazão de bomba).. Ontem foi trocado e o carro está liso.
O carro ficou mais solto para andar, e por incrivel que pareça está mais no chão, antes onde eu pisava em segunda e destracionava agora ele fica no chão... as rodas 15" tinham pneus novos, acho que estes das 14" são mais macios, grudam mesmo... ficou outro carro para rodar.
Aproveitei e comprei um dosador aeromotive e uma capa térmica para a turbina.
14/02/2014
Após a pintura nova total, iniciei a instalação da nova admissão e limpeza do cofre do motor, retirando reservatorio de água, dando um trato nas mangueiras, manta e capa na turbina e escape...
Volante instalado, sem cubo externo, o cubo foi usinado em CNC e fixado na parte interna do volante.
12/05/2014
Depois de quase 60 dias parado, começamos a remontagem do cabeçote com o novo coletor de admissão, aproveitando para aumentar a caixa quente da turbina e diminuir a contrapressão, um carro de dia-a-dia merece mais segurança no motor.
Ainda está sujo o coletor de admissão e as tampas, agora foi só uma pré-montagem pois vai ter muita mudança de posição de mangueiras, além da nova refrigeração da turbina.
Aproveitei para usinar em CNC a nova tampa personalizada do cabeçote.
Essa semana chega a nova FT500 para ele, iremos instalar um sensor de fase no cabeçote e partir para o modo sequencial.
20/05/2014
Nem sei mais, mas acho que fazem dois meses que o carro está parado, hoje recebi a foto do mecânico:
27/06/2014
O desenvolvimento não pode parar.
Inicio das instalações da FT500 e novo controle de lenta e aceleração.. isso mesmo... TBI eletrônica na área. Terei controle de resposta na injeção (fria e quente), níveis de reação ao toque no pedal, limitação da abertura, lenta pela abertura de TPS, partida a frio mais estável no inverno do sul, suavidade e ao mesmo tempo um corpo de injeção maior do que eu já utilizava.
Esse corpo é de Astra e o pedal eletrônico de Polo.
Fiz uma pré-montagem, mas não será assim, depois vi que posso esconder a parte do motor eletronico e transmissão (parte preta).
A parte boa é que dá certo na furação do meu coletor e não necessito mexer na furação.
No mais espero que a sequencial renda mais alegrias