Oi pessoal,
Tenho visto com uma certa frequência esse aumento de cilindrada no Sevel 1600 e vejo algumas informações perdidas ao longo do fórum.
Já li informação de usar um tipo de virabrequim, um pistão de outro tamanho, um retrabalho no bloco, porém tudo muito genérico.
O que basicamente é feito no motor pra obter-se esse aumento de cilindrada?
Abraços a todos.
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Sevel 1.9 - Características Técnicas
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Virabrequim de Linea aumenta 11mm o curso e pistões GM que diminuem 6mm a altura, assim o pistão fica 0.5mm mais baixo que a configuração original, mas consideremos que com o aumento da cilindrada junto vem aumento da taxa de compressão (teria que ser calculado, mas agora a preguiça não deixa).
Tem outro virabrequim que também dá, acho que brava.. seria interessante chegar ao final da discussão com uma tabela dos componentes ideais da receita.
Já ouvi falarem em usar outras bielas e configurações com bielas originais (ou de palio 16V = mesmo tamanho)
Tem outro virabrequim que também dá, acho que brava.. seria interessante chegar ao final da discussão com uma tabela dos componentes ideais da receita.
Já ouvi falarem em usar outras bielas e configurações com bielas originais (ou de palio 16V = mesmo tamanho)
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aproveitando o tópico:
no sevel que irei montar pretendo cerca de 250cv na roda, turbocomprimido, injetado
só que pretendo manter o carro andando normalmente na rua, inclusive em viagens longas, ou seja: marcha lenta lisa, funcionamento redondo, sem picos ou buracos na performance do giro
será que posso manter o motor na cc 1.6 mesmo ou devido ao fato da cavalaria que pretendo, aliado ao turbocompressor, e somado a isso a utilização em rodovias com RPM constante por longos períodos, seria interessante aumentar a cc para 1.9?
o que os colegas acham?
no sevel que irei montar pretendo cerca de 250cv na roda, turbocomprimido, injetado
só que pretendo manter o carro andando normalmente na rua, inclusive em viagens longas, ou seja: marcha lenta lisa, funcionamento redondo, sem picos ou buracos na performance do giro
será que posso manter o motor na cc 1.6 mesmo ou devido ao fato da cavalaria que pretendo, aliado ao turbocompressor, e somado a isso a utilização em rodovias com RPM constante por longos períodos, seria interessante aumentar a cc para 1.9?
o que os colegas acham?
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Se for só 250 cv turbo injetado use 1.6, sai bem mais barato, se for fazer 1.9 use peças especiais para isso e não peças de GM.
1.9 uso para carro de rua aspro ao extremo, ou para jogar o pico de torque para baixo em aplicações especiais, no turbo prefiro 1.6 bem montado, de pista tb prefiro 1.6 aspro ou turbo.....mais barato e dura mais.
Peças:
Vira do Brava e Marea 1.6 16v 2003 em diante ou vira do Linea 1.9 16v, pistões forjados para a aplicação, sempre bielas forjadas com mesmo comprimento mas com dimensões (largura do colo) menores pois assim não fica tão arriscado furar alguma galeria de oleo quando for feito o retrabalho em suas paredes.
Como já citei.... pistão de GM é gambiarra, acaba com o squish, não tem as cavas para as valvulas e tem um ressalto no meio do pistão que tem que ser torneado, para aspirado fica um lixo não se consegue usar comando com levante alto e muito menos alcançar a taxa para um bom funcionamento de um motor preparado, se querem economizar com o pistão para montar um 1.9 é melhor continuar com o 1.6.
1.9 uso para carro de rua aspro ao extremo, ou para jogar o pico de torque para baixo em aplicações especiais, no turbo prefiro 1.6 bem montado, de pista tb prefiro 1.6 aspro ou turbo.....mais barato e dura mais.
Peças:
Vira do Brava e Marea 1.6 16v 2003 em diante ou vira do Linea 1.9 16v, pistões forjados para a aplicação, sempre bielas forjadas com mesmo comprimento mas com dimensões (largura do colo) menores pois assim não fica tão arriscado furar alguma galeria de oleo quando for feito o retrabalho em suas paredes.
Como já citei.... pistão de GM é gambiarra, acaba com o squish, não tem as cavas para as valvulas e tem um ressalto no meio do pistão que tem que ser torneado, para aspirado fica um lixo não se consegue usar comando com levante alto e muito menos alcançar a taxa para um bom funcionamento de um motor preparado, se querem economizar com o pistão para montar um 1.9 é melhor continuar com o 1.6.
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Já tinha ouvido essa história, mas achei melhor deixar pra alguém bem mais entendido falar, rsrssFernando Kfouri escreveu:como já citei.... pistão de gm é gambiarra,acaba com o squish, não tem as cavas p´as valvulas e tem um ressalto no meio do pistão que tem que ser torneado,p´aspirado fica um lixo não se consegue usar comando com levante alto e muito menos alcançar a taxa p´bom funcionamento de um motor preparado,se querem economizar com o pistão p´montar um 1.9 é melhor continuar com o 1.6.
Fernando, uma dúvida: pra montar 1.9, usa-se pistão de 1.6 mesmo, ou tem que ser pistão específico pra 1.9?
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
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Segundo meus cálculos, usando o virabrequim mencionado com curso de 78,4mm e pistões de 88mm (se não me engano a Iapel fornece nessa medida), obtem-se 1907.36cm³.
Confere?
Confere?
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tem que ser específico Dam.
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Boas as explicações, o pessoal aqui usa só pistão GM...
Pensei nessa hipótese de fazer 1.9, mas agora fiquei convencido do 1.6 com 250cv´s é muito bom para o dia a dia
Pensei nessa hipótese de fazer 1.9, mas agora fiquei convencido do 1.6 com 250cv´s é muito bom para o dia a dia
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opa obrigado pelos esclarecimentos!
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