Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Ficando empenhado por causa de aquecimento de bobina

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Responder
RacingR
Usuário
Usuário
Mensagens: 25
Registrado em: 22/04/13, 18:05
Carro: Uno 1.5R 1989

Olá amigos, tenho um Uno 1.5R Preto Etna 1989 Álcool, que está com o seguinte problema, a bobina anterior Bosch estava velha e com defeitos na ignição(corte de corrente), troquei ela por uma Bosch nova dentro da caixa, até ai tudo bem, funcionou perfeito o carro, mas já que na época o carro era feito funcionar só uma vez por semana, não deu de levar a bobina ao limite, quando o carro foi usado bastante um dia, a bobina super aqueceu e nos deixou empenhado, levantando o capô ela estava pelando de quente, com um tempinho parado, a bobina esfriava e o carro pegava novamente, já que quando ela está pelando o carro não pega de jeito nenhum, hoje troquei ela por uma bobina de AP a álcool para ignição eletrônica para fazer um teste, fiz um percurso semelhante, em casa a bobina estava quase pelando, mais um pouco deixaria empenhado, notei que o módulo da ignição eletrônica também estava bem quente, a ponto de queimar a mão se tocar nele, ele é a única coisa que não é nova na parte elétrica, ele tem 24 anos, a idade do carro, será ele o problema?

PS: Cabo de velas e velas novas NGK, tampa e rotor do distribuidor novos, bobina nova e tirado todo sistema de corte de corrente do alarme.
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Ola amigo beleza?
Algumas coisas podem fazer a bobina aquecer, dentre elas estão:

Abertura das velas,
modulo de ignição

1° confira a abertura das velas, velas muito abertas, ou velhas, podem danificar a bobina, pois exigem mais força para centelhar, o ideal é por volta de 0,60 á 0,70 mm.

o modelo pode influenciar tambem, eu usava ignição eletronica e velas NGK BP7ES
não tinha problemas.

outra coisa que pode estar com problema é o modulo de ignição, que pode estar sobrecarregando a bobina, fazendo ela aquecer.
pois a bobina amplifica a potencia mandada pelo modulo, se ele estiver estragado, vai danificar a bobina.
Arrume outro modulo e faça o teste, antes de comprar outra peça.
depois posta o resultado pra nós.

Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Cara, meu carro tinha um fio que ía do positivo pro motor de arranque. O Fernando viu isso, e tirou ele, e desde então nunca mais aqueceu. Não sei pq tinha esse fio, talvez fosse pra dar uma "força" pro motor de arranque na hora da partida, algo bem inútil eu acho.
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
RacingR
Usuário
Usuário
Mensagens: 25
Registrado em: 22/04/13, 18:05
Carro: Uno 1.5R 1989

Mas as velas são originais amigo, pegas com o número da tabela do Uno 1.5R a álcool...
Guilherme Chicalé
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 243
Registrado em: 28/02/13, 23:18
Carro: Uno "Mille" Brio

Cara, a bobina esquenta e o carro não funciona mais certo? Veja o aterramento, se o carro funciona lisinho depois de um tempo funcionando a bobina sobrecarrega é aterramento.
YOU MAAANIAAAC!
JamilPilli
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 30
Registrado em: 21/09/13, 09:08
Carro: Uno Mille Way
Localização: Guarulhos - São Paulo
Contato:

Cara, o que seria "empenhado" ? rs
JAMIL PILLI
Responder