Olá fórum!
Estou aqui pra pedir uma ajuda em um defeito sinistro, talvez alguém aqui tenha passado por algo assim, eis o relato:
Hoje de manha tentei sair com o uno ( uno EP IE 1996 4P gasolina) , dei partida e o carro não pegava, ficava só girando o motor, tipo quando está sem combustível, mas esse não era o caso pois tinha meio tanque ainda.
suspeitei da bomba de gasolina, mas conseguia escutar ela acionando ao ligar a chave ser dar partida então fui verificar se tinha centelha nas velas. Com auxilio de uma chave de fenda fiz o teste clássico e verifiquei que nenhuma vela estava recebendo centelha, repeti o teste na saída das bobinas, pra descartar problema nos cabos de velas. Não tinha centelha alguma na saída das bobinas.
Neste ponto suspeitei das bobinas, retirei ambas e fiz a medida da resistência dos seus enrolamentos: primário e secundário de ambas estavam conforme o manual. Tudo certo.
Bom neste momento me restava verificar o conector das bobinas, aquele que liga-se ao primário: um fio é 12V que vem do rele de potencia, o outro fio é o negativo que vem do modulo da injeção eletrônica. O fio dos 12V estava ok em ambas as bobinas, coloquei o osciloscópio e vi que não vinham os pulsos do modulo para a bobina, para nenhuma das duas!
Então retirei o modulo para verificar a continuidade do fio que chega nas bobinas com o conector do modulo, que fica ali embaixo do porta luva. A continuidade estava ok!
Conclusão, o modulo não esta mandando os pulsos para a bobina gerar alta tensão.
Abri o modulo e medi o transistor BU941ZP, responsável pelo envio dos pulsos recebidos do microcontrolador para o primário das bobinas. Ambos os transistores estavam bons.
Então pessoal, e agora? condeno o modulo, pois em principio o microcontrolador não está gerando os pulsos, ou deixei passar algum detalhe? Existe algo que interrompa os pulsos para as bobinas? algum sensor?
Antes do defeito de hoje, usei o carro ontem e estava tudo 100%
Conto com vocês, qualquer dica é muito valiosa!
Abraço!
Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.
uno EP não pega. Defeito sinistro!
-
- Usuário
- Mensagens: 15
- Registrado em: 08/03/13, 15:34
- Carro: Uno Mille EP 4P
- Localização: porto alegre-RS
- Contato:
- Robson Becher
- Sevel Inside
- Mensagens: 425
- Registrado em: 05/03/13, 09:49
- Carro: Elba CS 1.6 MPI
- Localização: Rondonopolis MT
Voce viu se tem sinal do sensor de rotação?
Ele é responsavel por mandar sinal pra central e consequentemente gerar sinal das bobinas.
ele fica na polia do virabrequim, verifique se o fio não rompeu ou o sensor pode ter estragado.
Não saia comprando varias peças inclusive central antes de todos os testes possiveis.
Abraço.
Ele é responsavel por mandar sinal pra central e consequentemente gerar sinal das bobinas.
ele fica na polia do virabrequim, verifique se o fio não rompeu ou o sensor pode ter estragado.
Não saia comprando varias peças inclusive central antes de todos os testes possiveis.
Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
-
- Usuário
- Mensagens: 15
- Registrado em: 08/03/13, 15:34
- Carro: Uno Mille EP 4P
- Localização: porto alegre-RS
- Contato:
Por isso eu não tenho dúvidas que esse fórum é cercado de experts! bem diferente de outros fóruns que parecem abandonados na internet!
Robson, realmente não havia sinal no sensor de rotações chegando ao módulo, fiz uma limpeza nos contatos do conector, ali no cofre do motor, e o Uno pegou de primeira!!!
Muito obrigado pela dica, por dividir sua sabedoria!
abração!!!
Robson, realmente não havia sinal no sensor de rotações chegando ao módulo, fiz uma limpeza nos contatos do conector, ali no cofre do motor, e o Uno pegou de primeira!!!
Muito obrigado pela dica, por dividir sua sabedoria!
abração!!!
- Robson Becher
- Sevel Inside
- Mensagens: 425
- Registrado em: 05/03/13, 09:49
- Carro: Elba CS 1.6 MPI
- Localização: Rondonopolis MT
De nada amigo, se estiver ao nosso alcance, ajudamos sem problema algum.
Abraço.
Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
- natamattos
- Sevel Inside
- Mensagens: 559
- Registrado em: 14/02/13, 20:39
- Carro:
- Localização: Viamão Cityada Rio Grande do Sul Tchê
Opa gostei de ver a caça a falha ate dentro do modulo hein.
Que bom que o forum pode lhe ajudar. Não deixe de trocar experiencia conosco!
Que bom que o forum pode lhe ajudar. Não deixe de trocar experiencia conosco!
Uno 1.6 R MPI 1994
GARAGEM
Uno Turbo i.e. 1996
viewtopic.php?f=6&t=1410
Honda Civic LX 2003
viewtopic.php?f=6&t=911
GARAGEM
Uno Turbo i.e. 1996
viewtopic.php?f=6&t=1410
Honda Civic LX 2003
viewtopic.php?f=6&t=911
-
- Usuário
- Mensagens: 2
- Registrado em: 06/06/16, 18:42
- Carro: uno sx
sou novo aquie e não sei como iniciar um forun ,
minha uno 1997 sx 1.0 com injeção , não encontro e sensor de detonação e a luz de erro da injeçõa acende o tempo todo e quando acende o carro perde potencia?
minha uno 1997 sx 1.0 com injeção , não encontro e sensor de detonação e a luz de erro da injeçõa acende o tempo todo e quando acende o carro perde potencia?
- kleblves
- Usuário
- Mensagens: 101
- Registrado em: 16/07/15, 10:23
- Carro: Uno Mille SX 1.0 98
legal! esse compartilhamento de informações!! todos se ajudam!