Pessoal,muito se fala de estagios de preparação....eu acho uma besteira como se fosse comprar algo no supermercado........ aqui não é Japão muito menos Alemanha infelizmente.......mas to ficando velho e ranzinza peço desculpas pelas brincadeiras....vamos lá, se algumas de minhas receitas ajudar alguém já fico feliz,tudo que passarei aqui é comprovado em dinamometro,rua e pistas e sem risco de quebra,mas cuidado com ajustes de mistura e ponto de ignição ok.
vou postando aos poucos e colocando detalhes tb,tanto das mais novas como das mais antigas postagens,vamos começar com 2 estagios aspirados,depois vou atualizando e colocando os turbos.
lembrando que os resultados obtidos sempre são com peças de otima qualidade ok.
estagio 1
1.6 ou 1.5 aspirado
comando entre 240 a 260 graus a 1mm
levante aproximado 9,5 a 10mm
taxa de compressão 12,5:1 (álcool)
pistão 87mm original
virabrequim 67,4mm
válvulas de admissão 39,5mm
válvulas de escape 33mm
coletor de escapamento dimensionado
filtro de ar de baixa restrição
retrabalho de ignição
potencia 100 cv carburado (minimo 21/23) e 110 injeção programável
estagio 2
1.6 ou 1.5 aspirado
comando entre 240 a 260 graus a 1mm
levante aproximado 10,5mm
Taxa de compressão 13:1
pistão forjado 87mm
retrabalho de ângulos de assentamento de valvulas
virabrequim 67,4
conjunto de vira,polias e volante balanceado
válvulas admissão 39,5
válvulas de escape 33mm
coletor de escapamento dimensionado
escapamento de baixa restrição
filtro de ar de baixa restrição
retrabalho de ignição
velas especiais grau 9
cabos de velas msd ou similar
borboleta de admissão retrabalhada ou carburador de weber 460 24/25
potencia 120 a 125 cv
estagio 3
1.6 aspro
comando acima de 260 graus a 1 mm
levante aproximado 11,5 mm
balanceamento completo do motor
taxa de compressão 13,5
pistões forjados
retrabalho completo de cabeçote,angulos,dutos,sedes etc
valvulas de admissaõ 39,5mm
valvulas de escape 33mm
coletor de escape dimensionado
escape de baixa restrição
velas especiais
cabos de velas especiais
bobina
modulo de ignição tipo msd p´carburados
2 carburadores weber 44 idf ou 45 dcoe ou e corpos de injeção de 40 mm
coletores de admissão especias p´ 2 carburadores duplos simultaneos ou corpos de injeção.
potencia de 140 a 150 cv
estagio 4
1.9 aspro
comando acima de 270 graus a 1 mm
levante aproximado 12,5 mm
balanceamento completo do motor
taxa de compressão 14:1
pistões forjados
virabrequim 78,5 de linea ou brava/marea
retrabalho completo de cabeçote,angulos,dutos,sedes etc
valvulas de admissaõ 41mm
valvulas de escape 34mm
molas de válvulas especiais
coletor de escape dimensionado
escape de baixa restrição
velas especiais
cabos de velas especiais
bobina de competição
modulo de ignição tipo msd p´carburados
2 carburadores weber 48 idf ou 50 dcoe ou e corpos de injeção de 45 mm
coletores de admissão especias p´ 2 carburadores duplos simultaneos ou corpos de injeção.
potencia 170 a 180 cv
Turbo
estagio 1
1.4 uno turbo
comando original
pistões originais
virabrequim original
bielas originais
cabeçote totalmente original inclusive molas e valvulas
taxa de compressão 9,8:1
turbo gt2554r
injeção programavel
bicos injetores siemens deka 60 lbs
intercooler original
novo dowpipe de 2 pol
escapamento de 2 pol e 1/4
combustivel alcool
bomba de combustivel bosch 044
potencia 145 cv com 0,5 de pressão
potencia 210 cv com 1kg de pressão
com cilindrada de 1600cc pode ser aplicado a mesma receita,mas com outro turbocompressor (gt2560r)e injetores de 80 lbs,a potencia fica em torno de 250 cv com 1kg de pressão de turbo
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estagios Sevel
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- Consultor Técnico
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- Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
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Editado pela última vez por Fernando Kfouri em 19/09/14, 22:43, em um total de 5 vezes.
- Digo Bon
- Sevel Inside
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- Carro: 1.5 R Turbo '89 "McLaren"
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cortou o estagio 3 fernando
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- Sevel Inside
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- Carro: UNO 1.6R
Bela iniciativa Fernando, esse tópico desmistifica várias receitas aí da internet e os achismos de vários proprietários de carros preparados..
Vale lembrar a todos que essas receitas já foram testadas e aferidas em dinamômetro.
Vale lembrar a todos que essas receitas já foram testadas e aferidas em dinamômetro.
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- Adotados
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- Carro:
Ô tristeza que dá ler isso e ver no doc. que meu Sevelho só tem 82cv...
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- Sevel Inside
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- Carro: Uno 1.5R 1989
Assim vou ter que começar a juntar uma grana....hehehehe
Kfouri, até que ponto é bom ter a válvula de escape maior(35mm.-n tenho certeza dessa medida) no 1.5R?
Obrigado.
Kfouri, até que ponto é bom ter a válvula de escape maior(35mm.-n tenho certeza dessa medida) no 1.5R?
Obrigado.
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- Consultor Técnico
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- Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
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1.5 r é 33mm
oque mais importa é uma relação boa de valvulas, tudo exagerado não funciona bem
oque mais importa é uma relação boa de valvulas, tudo exagerado não funciona bem
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- Sevel Inside
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- Registrado em: 09/04/14, 11:23
- Carro: Uno 1.5R 1989
OK, me aceita no face q a gente se fala por lá sobre alguns mods que eu vou querer fazer....Fernando Kfouri escreveu:1.5 r é 33mm
oque mais importa é uma relação boa de valvulas, tudo exagerado não funciona bem
Obrigado.
Abraço.
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- Sevel Inside
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- Registrado em: 09/04/14, 11:23
- Carro: Uno 1.5R 1989
Fernando, essas potencias estimadas são de roda ou do motor?
Obrigado.
Abraço.
Obrigado.
Abraço.
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- Consultor Técnico
- Mensagens: 134
- Registrado em: 15/02/13, 18:15
- Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
- Localização: São Paulo - SP
sempre motor,pois um potencia de roda sempre tem muitas variaveis na medição,que podem interferir em até 20% do resultado do ensaio dinamométrico.
sempre busquem a potencia no motor como nas fabricas,potencia na roda é um dado muito vago e não dá p´comparar 2 motores de 2 carros diferentes,como um gol e um uno,pois o gol com sua mecanica longitudinal perde mais potencia que um uno e seu motor transversal,um outro exemplo é um uno turbo que perde muita potencia em sua transmissão,pq tudo tem maior arrasto e tudo mais pesado que os outros da linha.
já cheguei a ver um carro perder até 10% de potencia na roda no dinamometro só de apertarem as cintas que seguram o carro p´baixo,se for um dinamometro que não faz o calculo do arrasto de pneus e transmissão a potencia medida esta errada após o teste e de nada vale calcular a potencia de motor em um dinamometro que não tem esse calculo de arrasto pois fica no chutometro por exemplo 20% p´os tração dianteira e 25 p´os trazeira etc...
deixo a pergunta....
de que vale a potencia nas rodas se alguém vai com o carro desalinhado ou com folgas no dia de testar no dino?
por isso tomem cuidado,muitos fatores interferem na potencia na roda,abaixo alguns
cambagem
divergencia/convergencia
largura dos pneus
composto da borracha dos pneus
pressão dos pneus
lubrificantes de transmissão
temperatura do rolo e pneus
pressão do carro sobre os rolos do dinamomtro (como cintas muito esticadas ou lastro)
balanceamento de rodas e pneus
um exemplo....a variação de 2 graus na cambagem de um carro pode chegar a ter variação de potencia na roda de até 7%
valores de divergencia tb alteram muito o resultado
largura do conjunto de pneus tb altera muito o resultado.
bom..... antes que me perguntem...p´que serve saber a potencia na roda?
um exemplo,depois de efetuar uma modificação de suspenção e rodas de um carro de competição sempre devemos comparar qual o novo resultado com o antigo,p´termos a ideia de quanto a diferença vai alterar em tempo de voltas e se ela realmente valeu apena,com maior potencia de roda temos mais velocidade e aceleração,mas podemos em alguns casos ser mais lentos nas curvas ou vice versa.
sempre busquem a potencia no motor como nas fabricas,potencia na roda é um dado muito vago e não dá p´comparar 2 motores de 2 carros diferentes,como um gol e um uno,pois o gol com sua mecanica longitudinal perde mais potencia que um uno e seu motor transversal,um outro exemplo é um uno turbo que perde muita potencia em sua transmissão,pq tudo tem maior arrasto e tudo mais pesado que os outros da linha.
já cheguei a ver um carro perder até 10% de potencia na roda no dinamometro só de apertarem as cintas que seguram o carro p´baixo,se for um dinamometro que não faz o calculo do arrasto de pneus e transmissão a potencia medida esta errada após o teste e de nada vale calcular a potencia de motor em um dinamometro que não tem esse calculo de arrasto pois fica no chutometro por exemplo 20% p´os tração dianteira e 25 p´os trazeira etc...
deixo a pergunta....
de que vale a potencia nas rodas se alguém vai com o carro desalinhado ou com folgas no dia de testar no dino?
por isso tomem cuidado,muitos fatores interferem na potencia na roda,abaixo alguns
cambagem
divergencia/convergencia
largura dos pneus
composto da borracha dos pneus
pressão dos pneus
lubrificantes de transmissão
temperatura do rolo e pneus
pressão do carro sobre os rolos do dinamomtro (como cintas muito esticadas ou lastro)
balanceamento de rodas e pneus
um exemplo....a variação de 2 graus na cambagem de um carro pode chegar a ter variação de potencia na roda de até 7%
valores de divergencia tb alteram muito o resultado
largura do conjunto de pneus tb altera muito o resultado.
bom..... antes que me perguntem...p´que serve saber a potencia na roda?
um exemplo,depois de efetuar uma modificação de suspenção e rodas de um carro de competição sempre devemos comparar qual o novo resultado com o antigo,p´termos a ideia de quanto a diferença vai alterar em tempo de voltas e se ela realmente valeu apena,com maior potencia de roda temos mais velocidade e aceleração,mas podemos em alguns casos ser mais lentos nas curvas ou vice versa.
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- Moderador
- Mensagens: 1557
- Registrado em: 14/02/13, 20:48
- Carro: 1.6R 1991
- Localização: Mogi das Cruzes
Isso é fato, já cheguei a sentir diferença na desempenho do carro, só de alinhar, balancear e calibrar os pneus corretamente. Esses fatores influenciam muito, o carro fica mais "solto".
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44