Ola pessoal!
Depois de muito tempo só olhando o Club decidi apresentar minha Viatura. E é viatura mesmo! Comprei ela no leilão do exercito.
Vamos as fotos da verdinha!
Se trata de uma Uno EX 1.0 2 portas com ar condicionado. Ela esta sujinha nas fotos mas to caminhando pra deixar ela TOP! Já dei alguns ups nela desde que ela chegou. Coloquei o painel do Palio 16v com conta-giros, vidros elétricos, travas e alarme. Mas como nunca estou satisfeito ainda tenho varios ups em mente para fazer nela. Possivelmente no futuro virá um engine swap ou um turbo, ou quem sabe os dois!
Fotos do painel do Palio no lugar:
O primeiro up que tirei fotos tentei colocar bem detalhado pro pessoal. Não achei nenhum tutorial sobre isso na net então tentei tirar o máximo de fotos para ficar tipo um tutorial para todos. Vamos a ele! INSTALAÇÃO DE FREIOS A DISCO VENTILADOS NA DIANTEIRA!!!
Vamos ao que precisa:
1 par de pinças para Palio Fire com disco ventilados com os suportes das pinças (comprei o par no ferro velho por R$100)
1 par de discos de freio ventilados também para Palio Fire (Comprei novos na auto peças por uns R$80)
1 jogo de pastilhas de freio para Palio (R$30, não mais que isso)
Pinças de Palio Fire
Par de discos ventilados
Esses discos tem o mesmo diâmetro dos discos sólidos da Uno então cabem sem nenhum problema nas rodas de 13 polegadas da uno.
Pastilhas
Vamos aos trabalhos!
Primeiro, para o negocio ficar seguro para trabalhar em casa, vamos colocar o carro em cima do cavalete. Coloquei cada roda de cada vez que ia trabalhar no cavalete, as outras estavam no chão mesmo.
Foto do disco sólido já meio detonado.
Próximo passo, soltar as pinças. São só dois parafusos 17 que prendem as pinças. Solte o mangote de freio e esses dois parafusos que as pinças saem na sua mão. Vc vai ficar com algo assim.
Depois é só soltar dois parafusos no disco que são quem seguram ele no cubo de roda. Um deles é o pino guia para colocar a roda no lugar. Esqueci qual é a chave que vc usa ali mas se não me engano é uma 10. Pode ser que os discos tenham agarrado no cubo de roda por causa de oxidação.Nd que um bom martelo e seu braço não resolvam. O cubo já sem o disco solido.
Limpe bem a superfície do cubo de roda com uma lixa e um descarbonizante, para o disco assentar bem no cubo. Depois é só fazer a montagem inversa. Disco ventilado já no lugar.
O disco costuma vir coberto com uma camada de óleo para protege-lo. Nem preciso disser que óleo e freio não combinam. Antes de colocar o disco no lugar limpe ele bem com um descarbonizante para tirar todo o óleo.
Depois monte o suporte da pinça de discos ventilados. Só prender com aqueles dois parafusos 17 que vc tirou antes.
Monte as pinças, propriamente ditas, com as pastilhas novas e vc vai ficar com isso:
Monte os mangotes de freio.
E pronto!!! Só fazer a sangria do freio que você esta pronto para rodar com freios ventilados. Lógico, depois de fazer a mesma coisa do outro lado do carro.
Tomar cuidado nos primeiros quilometros até as sapatas assentarem legal!!!
E não custa nada falar. Pessoal, freio é uma coisa muito importante no carro. Se você não tem conhecimento de mecânica não se arrisque a fazer isso em casa. Tome muito cuidado na hora de executar esse serviço.
Muitos outros ups da minha viatura estão a caminho!
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Uno EX 1998 - Vulgo "Viatura"
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Belo serviço!
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Bem-vindo ao fórum!
Parabéns pelo trabalho, aguardando novos ups!
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- AndreRic
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parabens!
me tire umas duvidas, sou leigo em mecanica hehe porque usou tudo do palio...
Abraços!!!
me tire umas duvidas, sou leigo em mecanica hehe porque usou tudo do palio...
Abraços!!!
André Almeida...
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GabrielSx escreveu:Bem-vindo ao fórum!
Parabéns pelo trabalho, aguardando novos ups!
Muito obrigado pessoal! Já tenho mais um up para postar! Daqui a pouco já vem novidades!!!fiatwill escreveu:Belo serviço!
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Então, usei tudo de Palio fire porque a Uno sempre teve discos de freio sólidos. A única Uno que saiu de fabrica com discos ventilados era a Uno Turbo, até onde eu sei. O sistema da Uno Turbo usa os discos e as pinças do Tempra que são maiores que os originais da Uno normal então para usa-los precisaria trocar também as rodas por aros 14, o que eu não queria fazer agora. Porem eu queria ter discos ventilados na minha Uno. A solução mais simples é o sistema do Palio fire que usa discos ventilados e tem o mesmo tamanho da Uno. O sistema é totalmente Plug n Play. É só tirar um e colocar o outro.AndreRic escreveu:parabens!
me tire umas duvidas, sou leigo em mecanica hehe porque usou tudo do palio...
Abraços!!!
- HelioPistache
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Poxa man ficou top e me ajudou muito,parabéns pelo trabalho,e outra seu uninho ta lindo !!!
Gostaria de mudar o mundo como não posso mudo meu carro
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Obrigado Helio! Estamos aqui pra ajudar!HelioPistache escreveu:Poxa man ficou top e me ajudou muito,parabéns pelo trabalho,e outra seu uninho ta lindo !!!
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Tenho mais um Up para compartilhar com vocês! Eu sempre achei o freio da Uno meio borrachudo. Mesmo com as pinças de Palio na frente achei que os freios da Uno não eram grande coisa. Pesquisando nos catálogos da Fiat descobri uma coisa. O sistema de freio de todas as Unos a partir de 1991 usam o cilindro mestre de 20,63mm, até as 1.6R menos as Unos turbo que usam o cilindro mestre de 22mm. Procurando pelos catálogos descobri que os palios também usam o cilindro mestre de 22mm. Então fui a busca e comprei um cilindro mestre de Palio de 22mm para sistemas TEVES, que era o que estava no meu carro. Não sei se tem diferença mas comprei pelo fabricante que estava instalado meu carro. Segue as fotos do bichinho:
Como da pra ver na foto ai em cima esse cilindro era o mesmo usado no Tempra 16v e vários palios, bem fácil de achar.
O formato dele é idêntico ao que estava instalado no meu carro. Só tem uma diferença. Na uno tem saída para 3 linhas de freio. Duas na dianteira e uma na traseira. Esse cilindro tem 4 saídas. Duas na dianteira e duas na traseira. Então aqui vem a unica parte da adaptação desse cilindro na Uno. Usei uma cebolinha de freio de fusca que eu tinha em casa para tampar uma das saidas de freio da traseira. Ficou assim o cilindro:
Agora começa a instalação. Primeiro tirei todo o fluido de freio do reservatório do carro e depois tirei o próprio reservatório. Ficou algo assim:
Depois soltei as linhas de freio:
Cuidado para não forçar muito os canihos. Eles são de aço maleável mas se dobrar muito eles podem partir. Cuidado nessa hora.
Depois é só soltar as duas porcas que prendem o cilindro mestre no hidrovacuo.
Depois é só remontar o cilindro novo no lugar, fazendo o processo inverso da desmontagem. Não esquecer que depois de trocar o cilindro mestre vocês tem que fazer a sangria do freio todo, se não o sistema vai ficar com ar e não vai é freiar nada. Depois de tudo o sistema fica assim:
Depois dessa mudança o freio ficou show de bola. O freio é como de qualquer carro moderno de hoje em dia. Macio e freia bem. Não tem mais aquela sensação de borrachudo. Fiquei muito satisfeito com o resultado. E a única adaptação mesmo nesse cilindro mestre foi a cebolinha de freio de fusca que coloquei para tampar uma saída. Se não fosse isso seria completamente Plug n Play.
Outros Ups ainda estão por vir. Aguardem!!!
Como da pra ver na foto ai em cima esse cilindro era o mesmo usado no Tempra 16v e vários palios, bem fácil de achar.
O formato dele é idêntico ao que estava instalado no meu carro. Só tem uma diferença. Na uno tem saída para 3 linhas de freio. Duas na dianteira e uma na traseira. Esse cilindro tem 4 saídas. Duas na dianteira e duas na traseira. Então aqui vem a unica parte da adaptação desse cilindro na Uno. Usei uma cebolinha de freio de fusca que eu tinha em casa para tampar uma das saidas de freio da traseira. Ficou assim o cilindro:
Agora começa a instalação. Primeiro tirei todo o fluido de freio do reservatório do carro e depois tirei o próprio reservatório. Ficou algo assim:
Depois soltei as linhas de freio:
Cuidado para não forçar muito os canihos. Eles são de aço maleável mas se dobrar muito eles podem partir. Cuidado nessa hora.
Depois é só soltar as duas porcas que prendem o cilindro mestre no hidrovacuo.
Depois é só remontar o cilindro novo no lugar, fazendo o processo inverso da desmontagem. Não esquecer que depois de trocar o cilindro mestre vocês tem que fazer a sangria do freio todo, se não o sistema vai ficar com ar e não vai é freiar nada. Depois de tudo o sistema fica assim:
Depois dessa mudança o freio ficou show de bola. O freio é como de qualquer carro moderno de hoje em dia. Macio e freia bem. Não tem mais aquela sensação de borrachudo. Fiquei muito satisfeito com o resultado. E a única adaptação mesmo nesse cilindro mestre foi a cebolinha de freio de fusca que coloquei para tampar uma saída. Se não fosse isso seria completamente Plug n Play.
Outros Ups ainda estão por vir. Aguardem!!!
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- Registrado em: 20/10/14, 22:05
- Carro: 1.6r mpi
Muito bom é um up que farei também...deve ter melhorado muito.