Boa noite, é o seguinte galera.. tenho um uno ep 96 (4P)
eu retirei o meu painel de instrumentos para ligar o simbolo do farol de milha, e aproveitar para trocar algumas lampadas queimadas..
Beleza.. eu troquei as lampadas, liguei o simbolo do farol de milha e beleza.. coloquei painel no lugar.. Pensei que estava tudo funcionando..
até que eu notei que o sensor de temperatura não se mecheu. Ficou no mesmo estado de quando o carro esta desligado..
Funcionava normalmente.. Eu ja retirei o painel novamente para ver se tinha fio solto ou mal encaixado, porem sem sucesso
A ventoinha arma normalmente.. o carro aparentemente esta na temperatura normal.
Tem como testar para saber se é problema no ponteiro do painel ? se sim, como ?
Tem como testar se o cabo que manda a informação da temperatura para o painel esta enviando os dados ? Como ?
se for no multimetro, qual escala eu coloco para testar ?
Obrigado pessoal.
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[AJUDA] Sensor de temperatura do painel
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- Fiasa Inside
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- Carro: Uno Mille EP
Amigo, uma vez eu fui fazer umas modificações no meu painel, e na hora de remontar aconteceu o mesmo problema que o seu. Eu notei que mexendo na fita que leva os contatos elétricos para as luzes de iluminação do painel, o marcador de temperatura voltava a funcionar. No meu caso então, o problema foi que em algum lugar daquela fita o fio metálico que passa no interior dela se partiu e estava dando mal contato. Isso não deve ser difícil de acontecer, porque aquela fita é um tanto frágil. Talvez tenha acontecido o mesmo com você.
Pra descobrir se é isso mesmo, vc vai ter que retirar o painel e checar a voltagem dos terminais do mostrador de temperatura (com a chave na posição MAR) . São 3 terminais em forma de parafuso, presos com uma porca cada um, na parte de trás do painel. Um terminal recebe 12 volts, outro recebe o neutro e no outro vai a voltagem que indica a temperatura. O terminal mais à esquerda do painel (olhando-o por trás) é o de 12 volts. Coincidentemente o caminho que leva 12 volts até ele passa pela parte superior da fita, a mesma parte que leva energia para a iluminação do painel. Então se não tiver 12 volts nele, já sabe que o fio partiu em algum lugar - provavelmente onde a fita dobra, passando da parte traseira do painel para a parte superior.
Se não for isso, teste o terminal inferior - que recebe o neutro, e o terminal mais ao centro do painel, que recebe o sinal da temperatura. Esse último deve registrar uma voltagem entre 6 e 7 volts com o carro frio. Conforme o motor esquenta, a voltagem diminuiu.
Pra descobrir se é isso mesmo, vc vai ter que retirar o painel e checar a voltagem dos terminais do mostrador de temperatura (com a chave na posição MAR) . São 3 terminais em forma de parafuso, presos com uma porca cada um, na parte de trás do painel. Um terminal recebe 12 volts, outro recebe o neutro e no outro vai a voltagem que indica a temperatura. O terminal mais à esquerda do painel (olhando-o por trás) é o de 12 volts. Coincidentemente o caminho que leva 12 volts até ele passa pela parte superior da fita, a mesma parte que leva energia para a iluminação do painel. Então se não tiver 12 volts nele, já sabe que o fio partiu em algum lugar - provavelmente onde a fita dobra, passando da parte traseira do painel para a parte superior.
Se não for isso, teste o terminal inferior - que recebe o neutro, e o terminal mais ao centro do painel, que recebe o sinal da temperatura. Esse último deve registrar uma voltagem entre 6 e 7 volts com o carro frio. Conforme o motor esquenta, a voltagem diminuiu.
Editado pela última vez por McGyver em 19/09/16, 18:30, em um total de 1 vez.