Olá galera, ganhei um uno 1.6R álcool
Ele está há mais de um ano parado. Ainda não tentei ligar.
Gostaria de algumas dicas.
Claro que tenho que chamar um mecânico para me informar de forma precisa, mas se for possível me ajudem.
1 - Algumas pessoas me indicaram a não tentar ligar o carro direto pois pode ser que bata o motor devido ao tempo que ele está parado.
Uma pessoa me indicou a engatar na quinta com o carro desligado e empurrar ele para que o óleo circule;
já outro me disse que não, pois pode arrebentar a correia. Este já me indicou a remover a mangueira do carburador e girar a chave para o óleo circular novamente.
2 - Será necessário fazer uma lavagem no tanque de combustível devido ao tempo parado, dizem que o álcool evapora e só fica "água" dentro do tanque...
Desculpem minha ignorância pois é meu primeiro carro.
Qualquer informação será bem vinda...
Obrigado!!!
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Uno 1.6R parado há mais de um ano
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Primeiro: vc vai ter que TROCAR o óleo. Tentar ligar o carro com o óleo que está lá é provável que dê merda. Depois o procedimento correto seria trocar todas as correias, principalmente a dentada, e girar o motor manualmente, com uma chave.
Depois vc vai ter que limpar o tanque, ver o estado das mangueiras e se for o caso trocar, e ver o estado do carburador. Muito provavelmente vc vai ter que trocar o kit de juntas, que pode ressecar.
Se eu fosse vc, levaria num mecânico de confiança pra fazer esses procedimentos, e fazer uma revisão geral no carro
Depois vc vai ter que limpar o tanque, ver o estado das mangueiras e se for o caso trocar, e ver o estado do carburador. Muito provavelmente vc vai ter que trocar o kit de juntas, que pode ressecar.
Se eu fosse vc, levaria num mecânico de confiança pra fazer esses procedimentos, e fazer uma revisão geral no carro
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
- eduardomelo
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Só sei que você é um cara de sorte
Crie um Tópico na Garagem para que a gente possa ver esse renascimento!
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GARAGEM viewtopic.php?f=6&t=3850
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posta fotos do seu presente pra gente curtir!
no mais já foi dito tudo aqui
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Renato
- fiatwill
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Quando eu comprei meu motor 1.6, pela data que tava escrita nele (data do dia em que desmontaram ele do Tipo, ao qual pertencia) estava parado ha 1 ano e 10 meses. Coloquei no carro, deixei o óleo velho escorrer todo, depois coloquei óleo novo e filtro novo. Combustível também era novo (coloquei um galão com gasolina ali mesmo na frente, num primeiro momento). Dei partida algumas vezes sem combustível e sem ignição, só pra ele girar e o óleo circular mesmo. Então, liguei a ignição e o combustível e ele ligou. Deixei ele em marcha lenta (e enxendo a porta da vizinha de fumaça...) por bastante tempo. A ventoínha ligou umas duas ou três vezes. Depois levei direto pro mecânico pra regular carbura, trocar correia dentada e dar uma olhada geral pra ver se tinha algo errado. Com o aval do mecânico, aí sim eu acelerei o bicho!
- Lutierry
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Okay vamos lá
Primeira Etapa: Retirar o óleo do cárter, trocar o filtro de óleo e esvaziar o tanque de gasolina, pois o que restou la dentro já deve ter virado algo pré histórico
Segunda Etapa: Checar correia dentada, retirar carburador e fazer a limpeza, trocar as mangueiras de gasolina
Terceira Etapa : Checar o radiador (Se possível troque a água e coloque aditivo)
Tudo pronto para dar a partida, gasolina nova e óleo novo , coloque a bateria com chupeta em outro carro, desconecte os cabos de vela e de a partida para girar o motor alguns segundos, para que o óleo consiga lubrificar um pouco antes de sair acelerando. Após isso coloque os cabos na ordem certa e tente a partida injetando um pouco de gasolina no carburador, após ele pegar não acelere igual um louco , deixe o trabalhar até atingir a temperatura ideal em uma rotação baixa, depois disso é só ser feliz
Primeira Etapa: Retirar o óleo do cárter, trocar o filtro de óleo e esvaziar o tanque de gasolina, pois o que restou la dentro já deve ter virado algo pré histórico
Segunda Etapa: Checar correia dentada, retirar carburador e fazer a limpeza, trocar as mangueiras de gasolina
Terceira Etapa : Checar o radiador (Se possível troque a água e coloque aditivo)
Tudo pronto para dar a partida, gasolina nova e óleo novo , coloque a bateria com chupeta em outro carro, desconecte os cabos de vela e de a partida para girar o motor alguns segundos, para que o óleo consiga lubrificar um pouco antes de sair acelerando. Após isso coloque os cabos na ordem certa e tente a partida injetando um pouco de gasolina no carburador, após ele pegar não acelere igual um louco , deixe o trabalhar até atingir a temperatura ideal em uma rotação baixa, depois disso é só ser feliz
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Beleza, então vou fazer isso:
- trocar o óleo e filtro;
- retirar a mangueira do carburador;
- desconectar os cabos de vela;
- virar a chave, pro óleo circular, depois conectar tudo de volta e ver se vai ligar...
Qual é o óleo que tenho que comprar ?
Obrigado a todos!!
- trocar o óleo e filtro;
- retirar a mangueira do carburador;
- desconectar os cabos de vela;
- virar a chave, pro óleo circular, depois conectar tudo de volta e ver se vai ligar...
Qual é o óleo que tenho que comprar ?
Obrigado a todos!!
- eduardomelo
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Óleo dele é Mineral 20w50.
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- fiatwill
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Não esquece de conferir a correia dentada, velho.wdias escreveu:Beleza, então vou fazer isso:
- trocar o óleo e filtro;
- retirar a mangueira do carburador;
- desconectar os cabos de vela;
- virar a chave, pro óleo circular, depois conectar tudo de volta e ver se vai ligar...
Qual é o óleo que tenho que comprar ?
Obrigado a todos!!