Geraldo. escreveu:Ola, looidi,!
Uso Radiex Biocoolant há uns quatro anos não tenho problemas, o líquido está sempre limpo, apesar do motor FIASA ser bem antigo. Quando o nível abaixa, completo com a proporção.
Não conheço o processo de limpeza da Koga Koga, para avaliar.
Acho que o melhor seria usar um Radclean para limpeza do sistema (é mais "suave") e usar o Radiex aditivo na solução de arrefecimento.
É natural que o nível abaixe, especialmente nos períodos de calor. Se estiver muito rápido, mas não houver vazamentos nas mangueiras, pode ser a tampa com defeito, como você sugeriu no outro tópico.
Os colegas podem dar outras sugestões de acordo com suas experiências.
Boa sorte!
Geraldo.
O Radiex que citou (aditivo)
atende as normas ABNT dos inorgânicos e é boa pedida. Seria a alternativa - caso use os serviços do Koga Koga. Ocorre que o que me incomoda é o aspecto sujo do sistema e consultando um mecânico este recomendou fazer só o trivial pois ao usar limpadores de radiadores fatalmente apareceria vazamentos. Tive conversa longa com ele, onde aventei usar o aditivo inorgânico bem ralo (uns 20%) no que ele aprovou (isso para não sair gastando). Prepararíamos a solução fora do radiador, naqueles recipientes de 5l de água, vendidos em supermercados e só depois de uma limpeza meio que superficial entraríamos com o produto.
Mas eu estaria trocando de um Orgânico (Visconde) para um Inorgânico (o Radiex Biocoolant). Dizem que não tem problema a troca, desde que o sistema esteja limpo. A ideia seria preparar o dobro da quantidade da solução arrefecedora e ir observando: se ela rala continuar soltando detritos, nova sangria total no sistema, entrando com o outro tanto, que serviria tb para complementações quando o nível baixa.
Quanto ao baixar o nível, não foram poucos os mecânicos experientes que me disseram que pela ausência do bujão de expansão, o correto é usar a solução do radiador um dedo acima do ponto mínimo, o restante do duto faria a vez do bujão de expansão. Isso tb vc faz? Com que periodicidade vc precisa completar seu radiador?
Se algo de bom acontecer, faça uma viagem pra comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem pra esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem pra que algo aconteça.