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Aditivo do radiador orgânico ou inorgânico?

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
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looidi
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O manuel do Uno Mille 1992 recomenda 30% do Paraflu 11 (atual Coolant 11) e 70% de água pura (vide foto da página 82):

Imagem

Mas, venho usando o Aditivo Visconde, à proporção de 50% junto com água desmineralizada ...

A solução de arrefecimento sempre desce para o mínimo, ali ficando. Não há vazamentos. Mas mesmo usando sempre aditivos, a água está bem suja...

Cogite usar o serviço de limpeza do Koga Koga para dar uma aliviada no sistema, no que tange a tanta sujeira visível.

O ponto é que teria de passar a usar o RADIEX, alguém a favor ou contra?

(Marquei para seguir o tópico)
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looidi
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Jorge Tank escreveu:EU uso orgânico, uso Havoline XLC (cor laranka) que não é tão caro, é o mesmo utilizado nos motores da GM com qualidade excelente. O veículo pode ser antigo e pode-se utilizar produtos modernos. Para que utilizar um óleo inferior tipo SF, se já temos óleos superiores como o SJ, SL, SM, e por aí vai. O aditivo orgânico dura mais tempo e se deteriora menos, pesquise na Internet e verá o que estou falando. O importante é não misturar aditivo organico com inorgânico, senão terá problemas. O circuito do arrefcedimento precisa ser limpo e esgotado se mudar o tipo do aditivo. Já usei Paraflu/Tutella original e não gostei, embora proteja contra corrosão, mantendo as sujidades em suspensão, notei que a temperatura do motor não se mantinha normal, parece que o produto não cumpria a função. Os únicos aditivos inorgânicos que confio são o RadCool e os da Wurth, além dos utilizados pelas montadoras, o resto é tudo enganação. Meu carro é um Uno 96 IE com GNV, então não posso descuidar do arrefecimento, senão a junta de cabeçote já era.
Apesar de sempre usar aditivo orgânico (o manual do Mille 92 recomenda o Paraflu 11, que era inorgânico), meu sistema de arrefecimento encontra-se bem sujo. E para usar o serviço (ainda que meia boca) de limpeza e substituição do líquido de arrefecimento do Koga Koga, tenho de usar procutos Radiex, um para limpar por 15 minutos e o aditivo à base de monoetilenoglicol (tb recomendado pelo manual). Já li aqui no forum que o limpa radiador que o faz em 15 minutos é bastante agressivo. Mas a limpeza é necessária. E para evitar surpresas, usar uma solução de arrefecimento bem rala (uns 20% de aditivo e 80% de água desmineralizada). Mais pra limpar, mesmo... O que os colegas acham?
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Geraldo.
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Ola, looidi,!
Uso Radiex Biocoolant há uns quatro anos não tenho problemas, o líquido está sempre limpo, apesar do motor FIASA ser bem antigo. Quando o nível abaixa, completo com a proporção.
Não conheço o processo de limpeza da Koga Koga, para avaliar.
Acho que o melhor seria usar um Radclean para limpeza do sistema (é mais "suave") e usar o Radiex aditivo na solução de arrefecimento.
É natural que o nível abaixe, especialmente nos períodos de calor. Se estiver muito rápido, mas não houver vazamentos nas mangueiras, pode ser a tampa com defeito, como você sugeriu no outro tópico.
Os colegas podem dar outras sugestões de acordo com suas experiências.
Boa sorte!
Geraldo.
Uno-sx 1984.
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Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
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looidi
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Geraldo. escreveu:Ola, looidi,!
Uso Radiex Biocoolant há uns quatro anos não tenho problemas, o líquido está sempre limpo, apesar do motor FIASA ser bem antigo. Quando o nível abaixa, completo com a proporção.
Não conheço o processo de limpeza da Koga Koga, para avaliar.
Acho que o melhor seria usar um Radclean para limpeza do sistema (é mais "suave") e usar o Radiex aditivo na solução de arrefecimento.
É natural que o nível abaixe, especialmente nos períodos de calor. Se estiver muito rápido, mas não houver vazamentos nas mangueiras, pode ser a tampa com defeito, como você sugeriu no outro tópico.
Os colegas podem dar outras sugestões de acordo com suas experiências.
Boa sorte!
Geraldo.
O Radiex que citou (aditivo) atende as normas ABNT dos inorgânicos e é boa pedida. Seria a alternativa - caso use os serviços do Koga Koga. Ocorre que o que me incomoda é o aspecto sujo do sistema e consultando um mecânico este recomendou fazer só o trivial pois ao usar limpadores de radiadores fatalmente apareceria vazamentos. Tive conversa longa com ele, onde aventei usar o aditivo inorgânico bem ralo (uns 20%) no que ele aprovou (isso para não sair gastando). Prepararíamos a solução fora do radiador, naqueles recipientes de 5l de água, vendidos em supermercados e só depois de uma limpeza meio que superficial entraríamos com o produto. Mas eu estaria trocando de um Orgânico (Visconde) para um Inorgânico (o Radiex Biocoolant). Dizem que não tem problema a troca, desde que o sistema esteja limpo. A ideia seria preparar o dobro da quantidade da solução arrefecedora e ir observando: se ela rala continuar soltando detritos, nova sangria total no sistema, entrando com o outro tanto, que serviria tb para complementações quando o nível baixa.

Quanto ao baixar o nível, não foram poucos os mecânicos experientes que me disseram que pela ausência do bujão de expansão, o correto é usar a solução do radiador um dedo acima do ponto mínimo, o restante do duto faria a vez do bujão de expansão. Isso tb vc faz? Com que periodicidade vc precisa completar seu radiador?
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Geraldo.
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Entendi, a ideia seria fazer uma solução fraca de aditivo inorgânico e ir trocado até limpar todo sistema, depois colocar a solução final de Radiex, com a qual o carro vai rodar. Deve dar certo.
Já usei Radclean na limpeza do radiador no Uno, não tive problemas. Mas, naturalmente, seu mecânico tem condições de avaliar melhor a situação.
Completo o radiador uma vez a cada ~três meses, um pouco abaixo da metade, entre o max e o min. O manual é vago, só diz que o líquido "deve situar-se acima da marca min"...
Uno-sx 1984.
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