Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Aditivo do radiador orgânico ou inorgânico?

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
looidi
Usuário
Usuário
Carro: Mille

O manuel do Uno Mille 1992 recomenda 30% do Paraflu 11 (atual Coolant 11) e 70% de água pura (vide foto da página 82):

Imagem

Mas, venho usando o Aditivo Visconde, à proporção de 50% junto com água desmineralizada ...

A solução de arrefecimento sempre desce para o mínimo, ali ficando. Não há vazamentos. Mas mesmo usando sempre aditivos, a água está bem suja...

Cogite usar o serviço de limpeza do Koga Koga para dar uma aliviada no sistema, no que tange a tanta sujeira visível.

O ponto é que teria de passar a usar o RADIEX, alguém a favor ou contra?

(Marquei para seguir o tópico)
Se algo de bom acontecer, faça uma viagem pra comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem pra esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem pra que algo aconteça.
looidi
Usuário
Usuário

Jorge Tank escreveu:EU uso orgânico, uso Havoline XLC (cor laranka) que não é tão caro, é o mesmo utilizado nos motores da GM com qualidade excelente. O veículo pode ser antigo e pode-se utilizar produtos modernos. Para que utilizar um óleo inferior tipo SF, se já temos óleos superiores como o SJ, SL, SM, e por aí vai. O aditivo orgânico dura mais tempo e se deteriora menos, pesquise na Internet e verá o que estou falando. O importante é não misturar aditivo organico com inorgânico, senão terá problemas. O circuito do arrefcedimento precisa ser limpo e esgotado se mudar o tipo do aditivo. Já usei Paraflu/Tutella original e não gostei, embora proteja contra corrosão, mantendo as sujidades em suspensão, notei que a temperatura do motor não se mantinha normal, parece que o produto não cumpria a função. Os únicos aditivos inorgânicos que confio são o RadCool e os da Wurth, além dos utilizados pelas montadoras, o resto é tudo enganação. Meu carro é um Uno 96 IE com GNV, então não posso descuidar do arrefecimento, senão a junta de cabeçote já era.
Apesar de sempre usar aditivo orgânico (o manual do Mille 92 recomenda o Paraflu 11, que era inorgânico), meu sistema de arrefecimento encontra-se bem sujo. E para usar o serviço (ainda que meia boca) de limpeza e substituição do líquido de arrefecimento do Koga Koga, tenho de usar procutos Radiex, um para limpar por 15 minutos e o aditivo à base de monoetilenoglicol (tb recomendado pelo manual). Já li aqui no forum que o limpa radiador que o faz em 15 minutos é bastante agressivo. Mas a limpeza é necessária. E para evitar surpresas, usar uma solução de arrefecimento bem rala (uns 20% de aditivo e 80% de água desmineralizada). Mais pra limpar, mesmo... O que os colegas acham?
Se algo de bom acontecer, faça uma viagem pra comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem pra esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem pra que algo aconteça.
Geraldo.
Moderador
Moderador
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Ola, looidi,!
Uso Radiex Biocoolant há uns quatro anos não tenho problemas, o líquido está sempre limpo, apesar do motor FIASA ser bem antigo. Quando o nível abaixa, completo com a proporção.
Não conheço o processo de limpeza da Koga Koga, para avaliar.
Acho que o melhor seria usar um Radclean para limpeza do sistema (é mais "suave") e usar o Radiex aditivo na solução de arrefecimento.
É natural que o nível abaixe, especialmente nos períodos de calor. Se estiver muito rápido, mas não houver vazamentos nas mangueiras, pode ser a tampa com defeito, como você sugeriu no outro tópico.
Os colegas podem dar outras sugestões de acordo com suas experiências.
Boa sorte!
Geraldo.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
looidi
Usuário
Usuário

Geraldo. escreveu:Ola, looidi,!
Uso Radiex Biocoolant há uns quatro anos não tenho problemas, o líquido está sempre limpo, apesar do motor FIASA ser bem antigo. Quando o nível abaixa, completo com a proporção.
Não conheço o processo de limpeza da Koga Koga, para avaliar.
Acho que o melhor seria usar um Radclean para limpeza do sistema (é mais "suave") e usar o Radiex aditivo na solução de arrefecimento.
É natural que o nível abaixe, especialmente nos períodos de calor. Se estiver muito rápido, mas não houver vazamentos nas mangueiras, pode ser a tampa com defeito, como você sugeriu no outro tópico.
Os colegas podem dar outras sugestões de acordo com suas experiências.
Boa sorte!
Geraldo.
O Radiex que citou (aditivo) atende as normas ABNT dos inorgânicos e é boa pedida. Seria a alternativa - caso use os serviços do Koga Koga. Ocorre que o que me incomoda é o aspecto sujo do sistema e consultando um mecânico este recomendou fazer só o trivial pois ao usar limpadores de radiadores fatalmente apareceria vazamentos. Tive conversa longa com ele, onde aventei usar o aditivo inorgânico bem ralo (uns 20%) no que ele aprovou (isso para não sair gastando). Prepararíamos a solução fora do radiador, naqueles recipientes de 5l de água, vendidos em supermercados e só depois de uma limpeza meio que superficial entraríamos com o produto. Mas eu estaria trocando de um Orgânico (Visconde) para um Inorgânico (o Radiex Biocoolant). Dizem que não tem problema a troca, desde que o sistema esteja limpo. A ideia seria preparar o dobro da quantidade da solução arrefecedora e ir observando: se ela rala continuar soltando detritos, nova sangria total no sistema, entrando com o outro tanto, que serviria tb para complementações quando o nível baixa.

Quanto ao baixar o nível, não foram poucos os mecânicos experientes que me disseram que pela ausência do bujão de expansão, o correto é usar a solução do radiador um dedo acima do ponto mínimo, o restante do duto faria a vez do bujão de expansão. Isso tb vc faz? Com que periodicidade vc precisa completar seu radiador?
Geraldo.
Moderador
Moderador
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Entendi, a ideia seria fazer uma solução fraca de aditivo inorgânico e ir trocado até limpar todo sistema, depois colocar a solução final de Radiex, com a qual o carro vai rodar. Deve dar certo.
Já usei Radclean na limpeza do radiador no Uno, não tive problemas. Mas, naturalmente, seu mecânico tem condições de avaliar melhor a situação.
Completo o radiador uma vez a cada ~três meses, um pouco abaixo da metade, entre o max e o min. O manual é vago, só diz que o líquido "deve situar-se acima da marca min"...
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder