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Erro de Sensor de detonação
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- Usuário
- Mensagens: 8
- Registrado em: 07/06/19, 17:53
- Carro: Mille Economy 2010
Tenho um problema no meu Mille Economy 2009/2010, que comprei zero km. Por um descuido de manutenção, esqueci de trocar a correia dentada, e ela acabou pulando dois dentes, o que fez que com o motor ficasse com uma certa vibração, e foi constatado que havia causado problemas nas válvulas que precisavam de uma retífica, que foi feita. Além disso, a correia dentada, o tensor e as demais correias do motor foram trocadas. As velas e os cabos de velas também, sendo colocadas as velas originais, conforme o manual, NGKBKR6E. O carro, antes de tudo isso ter sido feito, mesmo com as avarias nas válvulas, jamais acendeu a luz de injeção. Depois da retífica e desta troca de peças, passou a acender a luz de injeção no painel com o erro de “sensor de detonação – valor abaixo do limite”, mas não em qualquer situação, acontece tão somente quando se sobe uma lomba aqui perto de casa, com uma inclinação de uns 30 graus. Andando no plano, acelerando mais forte, não dá o problema. Para tentar resolver, trocou-se o sensor de detonação original, que era o mesmo desde a compra do carro zero, por outro, NGK compatível, e o problema continuou. Verificou-se o chicote e a conexão do sensor de detonação, foi trocado, e o problema persistiu. Trocou-se a sonda lambda, e o problema continuou. Desconfiou-se então da retífica, que algo tivesse ficado errado, retirou-se novamente o cabeçote, levou-se para outra retífica, uma das melhores de Porto Alegre, se verificou tudo lá, estava tudo perfeito, pressão nos cilindros, etc., se colocou de novo no carro, se colocou novamente no ponto o motor (com o gabarito recomendado), e o mesmo problema apareceu de novo. Também se trocou a gasolina. O carro sempre foi abastecido, desde zero km, num único posto, que cobra a gasolina até mais caro, para não se ter nunca o problema de gasolina batizada, é um posto Ipiranga e a gasolina era aditivada DT Clean. Para testar, enchi o tanque quase vazio com gasolina Podium da BR, e ainda assim o problema continuou, mesmo depois de toda a revisão da retífica, acusando o mesmo erro “sensor de detonação – valor abaixo do limite”. O torque do aperto do sensor de detonação foi checado, 20 Nm, conforme o recomendado. A propósito, o carro NUNCA fez barulho de detonação (“batida de pino”), em nenhum momento, mesmo quando a luz da injeção acendeu. Enfim, tudo já foi feito que se pudesse pensar. Gostaria de uma ajuda, se alguém passou por problema semelhante com o tal erro de “sensor de detonação” que pudesse dar alguma sugestão do que possa ser. Desde já agradeço. Mesmo que a sugestão seja de algo que já tentamos, vale. Peço para verificar de novo.
- Marcio Iris
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- Registrado em: 12/09/16, 08:04
- Carro: UNO 1.0 EP
Olha, defito assim é complicado mesmo, vcs já quase fizeram de um tudo, mas já testou a Central eletrônica, ou trocou o Modulo por Outra? que esteja funcionando bem...é um caminho tbm...
No Scanner também ajuda bastante ver se todos os paramentos estão corretos...mas qual o código de defeito apresentado no Scanner?
Tive um problema semelhante de Sensor de fase( ou Rotação), mas nos testes foi detectado que a correia pulou dois dentes então não tinha como apagar o código de falhas. P0016...Relacionado a Sincronismo.
Qual a Km deste carro? Pq o sensor de detonação vai absolver qualquer tipo de impacto que teja no motor não sendo necessariamente vindo do cabeçote, pode ser que esteja vindo da parte de baixo do motor.
No Scanner também ajuda bastante ver se todos os paramentos estão corretos...mas qual o código de defeito apresentado no Scanner?
Tive um problema semelhante de Sensor de fase( ou Rotação), mas nos testes foi detectado que a correia pulou dois dentes então não tinha como apagar o código de falhas. P0016...Relacionado a Sincronismo.
Qual a Km deste carro? Pq o sensor de detonação vai absolver qualquer tipo de impacto que teja no motor não sendo necessariamente vindo do cabeçote, pode ser que esteja vindo da parte de baixo do motor.
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- Usuário
- Mensagens: 8
- Registrado em: 07/06/19, 17:53
- Carro: Mille Economy 2010
O erro é:
01) P0325 - Circuito do Sensor de Detonação.
(Abaixo do Limite)
A Central eletrônica não acredito que seja, afinal, o carro, mesmo com a correia com dois dentes pulados, continuava andando sem acusar este erro, aí se fez a retífica, montou-se tudo e o erro começou. Uma coisa que eu não havia mencionado antes, é que o erro só acontece quando tenho que subir uma lomba aqui perto de casa, coisa de 30 graus de inclinação mais ou menos. Andando no plano, ou pequenas subidas, nunca aconteceu. E também nunca ouvi o barulho de detonação, nem quando dá o erro. Aparentemente, o motor tem que fazer uma força maior para dar o erro. Todos os parâmetros de funcionamento do motor, pressão nos cilindros, tudo está dentro do correto, de acordo com o que se vê no scanner. O carro tem só 25 mil km. O ruim disso tudo é que uma vez que a luz da injeção acenda, o carro passa 11 km/l para uns 8 km/l. Sobre esta parte de baixo do motor, ao que você estaria se referindo exatamente?
01) P0325 - Circuito do Sensor de Detonação.
(Abaixo do Limite)
A Central eletrônica não acredito que seja, afinal, o carro, mesmo com a correia com dois dentes pulados, continuava andando sem acusar este erro, aí se fez a retífica, montou-se tudo e o erro começou. Uma coisa que eu não havia mencionado antes, é que o erro só acontece quando tenho que subir uma lomba aqui perto de casa, coisa de 30 graus de inclinação mais ou menos. Andando no plano, ou pequenas subidas, nunca aconteceu. E também nunca ouvi o barulho de detonação, nem quando dá o erro. Aparentemente, o motor tem que fazer uma força maior para dar o erro. Todos os parâmetros de funcionamento do motor, pressão nos cilindros, tudo está dentro do correto, de acordo com o que se vê no scanner. O carro tem só 25 mil km. O ruim disso tudo é que uma vez que a luz da injeção acenda, o carro passa 11 km/l para uns 8 km/l. Sobre esta parte de baixo do motor, ao que você estaria se referindo exatamente?
- Marcio Iris
- Fiasa Inside
- Mensagens: 67
- Registrado em: 12/09/16, 08:04
- Carro: UNO 1.0 EP
Entendi, após a montagem do cabeçote antes de ligar fez o reset dos parâmetros autoadaptativos, tbm e viável fazer ou um caminho....vou verificar este código de defeito....
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- Usuário
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- Registrado em: 07/06/19, 17:53
- Carro: Mille Economy 2010
Sim, o reset da central e os parâmetros foi feito todas as vezes que deu este erro, inclusive.
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- Usuário
- Mensagens: 8
- Registrado em: 07/06/19, 17:53
- Carro: Mille Economy 2010
Vou fazer um novo teste, desta vez vou encher o tanque com álcool e ver o que acontece. Posto o resultado aqui semana que vem.
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- Usuário
- Mensagens: 8
- Registrado em: 07/06/19, 17:53
- Carro: Mille Economy 2010
Testei algumas vezes o carro na mesma situação em que acenderia a luz da injeção por causa do sensor de detonação, mas agora rodando com álcool. Não acontece o problema, o carro se comporta normalmente, o que acho que dá para descartar qualquer problema elétrico, pois se fosse isso, com qualquer combustível acho que teria que acontecer, certo?