Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Temperatura Alta e Água Baixando

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Responder
UnoVermeio94ES
Usuário
Usuário
Carro: Uno ELX Electronic 94

Bom dia,
Tenho um Uno Eletronic 94 Elx, de uns dias pra cá a temperatura do carro vem subindo sem parar chegando em mais de 100 graus numa distância de 12 km+ aproximadamente. E quando vou olhar a água está baixa uns 4 dedos no reservatório. Não tenho muito conhecimento de carros ainda, principalmente o uno que estou com ele a alguns meses.
Já me falaram de cebolão, bomba d’água, ventoinha que não aciona...
Alguém sabe o que pode ser ?
Geraldo.
Moderador
Moderador
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

UnoVermeio94ES escreveu:Bom dia,
Tenho um Uno Eletronic 94 Elx, de uns dias pra cá a temperatura do carro vem subindo sem parar chegando em mais de 100 graus numa distância de 12 km+ aproximadamente. E quando vou olhar a água está baixa uns 4 dedos no reservatório. Não tenho muito conhecimento de carros ainda, principalmente o uno que estou com ele a alguns meses.
Já me falaram de cebolão, bomba d’água, ventoinha que não aciona...
Alguém sabe o que pode ser ?
Boa tarde!
Você deve procurar algum sinal de vazamento no circuito de água.
Caso não haja, e a água esteja baixando regularmente, com rapidez, pode ser sinal de infiltração na junta do cabeçote. O que é grave, especialmente se o óleo do motor estiver com aparência esbranquiçada.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
UnoVermeio94ES
Usuário
Usuário

Não encontrei nenhum vazamento ou algo do tipo, a ventoinha do aciona quando paro o carro mas apenas por alguns segundos.
E a luz do óleo fica acesa direto, então devo verificar e trocar o óleo?
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Carro: 1.6R 1990 "Panda"

UnoVermeio94ES escreveu:Não encontrei nenhum vazamento ou algo do tipo, a ventoinha do aciona quando paro o carro mas apenas por alguns segundos.
E a luz do óleo fica acesa direto, então devo verificar e trocar o óleo?
Amigo, seu carro está com a junta de cabeçote queimada.

NÃO FIQUE ANDANDO com esse carro e leve para um mecânico o mais breve possível, sob pena de fundir o seu motor.

Quando a luz de óleo acende, é pq não há pressão de óleo no motor, e isso pode acontecer por vários motivos.
Puxe a vareta de óleo e analise, provavelmente o óleo estatrá marrom, ou seja, misturou com a água através do vazamento na junta, e não está lubrificando mais nada.
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
kleblves
Usuário
Usuário
Carro: Uno Mille SX 1.0 98

pode ser muitas coisas....
-pode haver um vazamento minúsculo em algum ponto no motor, (mangueiras, na bomba d´água, e radiador) com manômetro de pressão se descobre
-bomba d´água com rotor quebrado e a água no sistema não circula aquecendo além do normal o motor,
-pode ter um cebolão com temperatura de acionamento e desarme da ventoinha incorretos, verifique a aplicação para o carro,
-pode ter galerias do motor entupidas...as do coletor que aquece o TBI, costumam entupir facilmente, verifique se o radiador não está entupido
-se o seu uno tiver ar-quente, pode haver um entupimento da válvula do ar-quente e a água não circula de forma homogênea no sistema,
ou pode ter um problema mais sério de junta do cabeçote queimada como citado acima...

boa sorte
UnoVermeio94ES
Usuário
Usuário

Boa tarde meu amigos!
Depois dos problemas que citei aqui, e dos problemas que poderiam estar ocorrendo no veículo fiquei com medo de sair com ele. Mas como sou teimoso ainda dava algumas voltas com ele :D
O problema da ventoinha, que acionava e não desligava, mexendo no motor sendo curioso acabei encontrando 3 plugs no cebolão que estavam mal conectados, após isso ele acionava o 1° estágio e o 2° na temperatura correta. Só que a água continuava a vazar e o carro esquentar um pouco.
Hoje dia 02/01 encontrei um tempo e levei ao mecânico, que só de ouvir o veículo ligar já encontrou o problema na bomba d'água, e outro problema que citei anteriormente da luz do óleo que não se apagava, o mecânico disse que era o "cebolão do óleo". Amanhã dia 03/01 irei levar o veículo ao mecânico que efetuará a troca da bomba d'água e a limpeza do sistema de arrefecimento e colocará aditivo. Tomara que depois disso não ocorra mais problemas, assim poderei gastar o pouco dinheiro que tenho com pintura e personalização.
Obrigado a todos pela ajuda
Após a manutenção passarei aqui para dar o feedback
Responder