Olá a todos!!
Ando meio sumido do fórum, mas no momento também estou sem novidades rsrs
Unica coisa que andei notando recentemente foi o que parece ser um óleo subindo pelo respiro.
Nessa primeira imagem, da pra notar a mancha no local aonde é ligado a mangueira do respiro, na tamba do carburador
Nessas outras imagens, percebe-se o carburador um pouco ''molhado'' não lembro se era algo normal, mas tambem acontece um vazamento no carburador que não parece ser gasolina.
E nessa, tem um vazamento de oléo no filtro que fica entre o carburador e o canister.
Alguém sabe o que poderia ser? desde já muito obrigado
Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.
Duvida óleo subindo pelo respiro.
- martu159
- Fiasa Inside
- Mensagens: 124
- Registrado em: 31/08/18, 16:46
- Carro: BRIO
- Localização: Minas Gerais
- Geraldo.
- Moderador
- Mensagens: 749
- Registrado em: 09/11/16, 09:27
- Carro: Fiat Uno Sx 1984.
Olá, Martu, tudo bom?martu159 escreveu:Olá a todos!!
Ando meio sumido do fórum, mas no momento também estou sem novidades rsrs
Unica coisa que andei notando recentemente foi o que parece ser um óleo subindo pelo respiro.
Isso é o "blow by". A mangueira é conectada numa válvula que iguala a pressão na parte de baixo e cima do motor, e direciona o vapor do óleo e outros vapores, formados dentro do motor ligado, para o carburador. Vapor de óleo, em pequena quantidade, não prejudica e faz parte do projeto.
Por outro lado, a presença de muito óleo no carburador, indica perda de compressão do motor e folga nos anéis. Em alguns casos, chega a ser necessário isolar a mangueira.
Como o seu Fiasa foi retificado recentemente e o resíduo da tampa não é grande, parece que não há problema. Sugiro limpar o local e observar, depois, a quantidade de óleo que vai aparecer.
- martu159
- Fiasa Inside
- Mensagens: 124
- Registrado em: 31/08/18, 16:46
- Carro: BRIO
- Localização: Minas Gerais
Joia Geraldo e você?Geraldo. escreveu:Olá, Martu, tudo bom?martu159 escreveu:Olá a todos!!
Ando meio sumido do fórum, mas no momento também estou sem novidades rsrs
Unica coisa que andei notando recentemente foi o que parece ser um óleo subindo pelo respiro.
Isso é o "blow by". A mangueira é conectada numa válvula que iguala a pressão na parte de baixo e cima do motor, e direciona o vapor do óleo e outros vapores, formados dentro do motor ligado, para o carburador. Vapor de óleo, em pequena quantidade, não prejudica e faz parte do projeto.
Por outro lado, a presença de muito óleo no carburador, indica perda de compressão do motor e folga nos anéis. Em alguns casos, chega a ser necessário isolar a mangueira.
Como o seu Fiasa foi retificado recentemente e o resíduo da tampa não é grande, parece que não há problema. Sugiro limpar o local e observar, depois, a quantidade de óleo que vai aparecer.
Bom pelo o que observei,exemplo dessa foto do filtro antes do canister,chega a gotejar de na lataria do carro por baixo. não é toda hora, mas se eu limpar de manha, e andando cerca de 16km ( para ir trabalhar, horário de almoço e voltar pra casa) a noite ele ja ta molhado novamente.
- Geraldo.
- Moderador
- Mensagens: 749
- Registrado em: 09/11/16, 09:27
- Carro: Fiat Uno Sx 1984.
É óleo mesmo? Pois o sistema do canister trabalha aspirando e condensando o vapor de gasolina.
Só se ele está aspirando vapor de óleo junto. O seu nível de óleo, na vareta, anda como?
Só se ele está aspirando vapor de óleo junto. O seu nível de óleo, na vareta, anda como?
- martu159
- Fiasa Inside
- Mensagens: 124
- Registrado em: 31/08/18, 16:46
- Carro: BRIO
- Localização: Minas Gerais
Pelo o que verifiquei, o nível do óleo na vareta está normal, estou observando todos os dias pra ver se está abaixando.Geraldo. escreveu:É óleo mesmo? Pois o sistema do canister trabalha aspirando e condensando o vapor de gasolina.
Só se ele está aspirando vapor de óleo junto. O seu nível de óleo, na vareta, anda como?
Dia 02/12 vou deixar ele na oficina pra verificarem.
- Geraldo.
- Moderador
- Mensagens: 749
- Registrado em: 09/11/16, 09:27
- Carro: Fiat Uno Sx 1984.
Ok. Vamos ver o que eles vão dizer. Também fiquei curioso.martu159 escreveu:Pelo o que verifiquei, o nível do óleo na vareta está normal, estou observando todos os dias pra ver se está abaixando.Geraldo. escreveu:É óleo mesmo? Pois o sistema do canister trabalha aspirando e condensando o vapor de gasolina.
Só se ele está aspirando vapor de óleo junto. O seu nível de óleo, na vareta, anda como?
Dia 02/12 vou deixar ele na oficina pra verificarem.
- martu159
- Fiasa Inside
- Mensagens: 124
- Registrado em: 31/08/18, 16:46
- Carro: BRIO
- Localização: Minas Gerais
Bom, segundo o relato do mecânico, o motivo foi ate por esse que você disse Geraldo, por ser uma retifica recente, e acredito que não rodei 5mil km ainda depois que foi retificado.
E foi por esses ultimos 2~3 meses que comecei a rodar com mais frequência no carro, pode fazer sentido.
E foi por esses ultimos 2~3 meses que comecei a rodar com mais frequência no carro, pode fazer sentido.